quarta-feira, 3 de julho de 2013

DE CASA EM CASA

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 8 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 16: A edificação do Corpo de Cristo no ministério de João (3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: At 16:11-34
Ler com oração: Todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo (At 5:42).

DE CASA EM CASA

O início da igreja no Novo Testamento se deu com o comissionamento dos doze apóstolos para levar o nome do Senhor às pessoas. No dia de Pentecostes, Pedro se levantou em meio à multidão, juntamente com os onze, para declarar o que já havia sido dito por intermédio do profeta Joel: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Jl 2:32; At 2:21). Esse nome salvou milhares de pessoas em Jerusalém, havendo três mil batizados naquele mesmo dia e, alguns dias depois, o número de homens subiu a quase cinco mil (2:41; 4:4).
Mais tarde levantou-se grande perseguição dos judeus contra os cristãos, e Paulo era um dos que prendia os que invocavam o nome do Senhor. Um dia, porém, no caminho para Damasco, “subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (9:3-5). Assim Paulo entendeu que aqueles que ele perseguia eram o próprio Senhor; podemos dizer que ele percebeu que todo aquele que invocava o nome do Senhor era um “Jesus Júnior”.
Após esse encontro, Paulo ficou cego e foi levado para Damasco. Ali um irmão chamado Ananias lhe disse: “E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele” (22:16). Paulo, que era perseguidor daqueles que invocavam o nome do Senhor, passou a invocar o Seu nome. Em 1 Coríntios 1:2 ele mesmo disse: “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”. Este versículo prova que, por onde passava, Paulo levava os irmãos ao espírito, por meio de invocar o nome do Senhor. Que início maravilhoso!
Em sua segunda viagem ministerial, Paulo, guiado pelo Espírito Santo, chegou a Filipos, na Macedônia e foi para junto do rio, onde parecia haver um lugar de oração. Ali pregaram a certas mulheres, dentre as quais estava Lídia, que creu no evangelho, foi batizada com toda a sua família e convidou os apóstolos para hospedarem-se em sua casa (At 16:13-16). Em Filipos não há registro de um templo ou local de reuniões, mas um lugar de oração e a casa de Lídia.
Mais tarde levantou-se uma situação em que Paulo e Silas acabaram presos, com pés e mãos amarrados no tronco. Nessa situação nada confortável, certamente estaríamos reclamando muito. Mas eles não reclamaram; antes, por volta da meia-noite, oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais presos escutavam. De repente houve tamanho terremoto que sacudiu os alicerces da prisão; todas as portas se abriram e as algemas de todos se soltaram. O carcereiro despertou e ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido, mas Paulo gritou: “Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!” (v. 28). O carcereiro entrou, prostrou-se diante de Paulo e Silas, levou-os para fora e disse: “Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (vs. 30-31). Eles pregaram a palavra de Deus para o carcereiro, e toda a sua casa e ele, foram batizados. Depois ele os alimentou em sua própria casa e, com todos os seus, manifestava grande alegria porque haviam crido em Deus.
Ter pequenas reuniões de casa em casa alcança um número maior de pessoas. Nelas podemos apascentar e cuidar das pessoas de maneira mais adequada (Rm 16:5; 1 Co 16:19; Cl 4:15). Além disso, hoje temos várias unidades BooKafé, para que mais e mais pessoas tenham acesso à Palavra. Todos os filhos de Deus podem ter comunhão ali e ser alimentados com as palavras da Fé.


Ponto-chave: Alcançar o maior número de pessoas.
Pergunta: Em sua experiência, que você tem feito para alcançar as pessoas com o evangelho?