segunda-feira, 9 de junho de 2014

O ÓLEO DA UNÇÃO REPRESENTA O ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 11: As verdades na forma da letra [5] – (1 Co 12:1-6)

Leitura bíblica: Êx 30:22-25; Jo 4:24; Rm 8:10-13; 2 Co 3:6; Gl 5:25

Ler com oração: Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade (2 Co 3:17).

O ÓLEO DA UNÇÃO REPRESENTA O ESPÍRITO

Na semana anterior vimos que, como ministros da nova aliança, precisamos invocar o nome do Senhor para estar no espírito. Se vivermos no espírito, teremos mais facilidade de negar a nós mesmos (Gl 5:25). Dessa maneira, a vida de Deus irá crescer em nós, e seremos um canal para o Espírito e a vida divina alcançarem os que estão ao nosso redor.
Em Êxodo 30 vemos como era feito o óleo da unção. Esse óleo era usado para ungir não somente as mobílias do tabernáculo, mas principalmente os sacerdotes (v. 30). Somente após serem ungidos é que estes podiam exercer seu ofício sacerdotal. Do mesmo modo, hoje, todo ministro da nova aliança precisa ser ungido com O Espírito, sendo assim habilitado para exercer seu ministério, ou seja, precisa andar e viver no espírito (Jo 4:24; Gl 5:25).
Quanto à questão da unção do Espírito, não podemos confundir a empolgação natural, que é proveniente de uma euforia da alma, com o viver no espírito. Alguém que é controlado pelos impulsos da alma não está qualificado para ser um ministro da nova aliança. Esse ministério requer que exercitemos nosso espírito constantemente, para que nos tornemos ministros do Espírito e da vida de Deus. Quanto mais no espírito permanecermos, mais deixaremos de lado a empolgação exterior e os próprios sentimentos da alma.
No Novo Testamento, os ministros da nova aliança devem estar cheios do Espírito. O óleo da unção representa O Espírito, que inclui o Pai, o Filho e o Espírito Santo, bem como toda a obra que o Senhor Jesus realizou como homem. Enquanto o Espírito Santo é representado pelo him de azeite de oliva misturado às demais especiarias, O Espírito é simbolizado pelo óleo composto com todos os seus ingredientes.
O Espírito é todo-inclusivo. Seu conteúdo é extremamente rico! Assim como o óleo da unção era o resultado do him de azeite acrescido de quinhentos siclos de mirra fluida, duzentos e cinquenta siclos de cinamomo odoroso, duzentos e cinquenta siclos de cálamo aromático e quinhentos siclos de cássia, O Espírito é o resultado do acréscimo de toda obra de Cristo ao Espírito Santo. Cada especiaria representa, respectivamente, a morte de Cristo, sua eficácia, a ressurreição e sua eficácia. Diante disso, ter O Espírito em nosso espírito é ter o próprio Deus Triúno em nosso interior, bem como tudo o que Ele fez, realizou e alcançou como homem. Essa é a razão de afirmarmos que O Espírito é todo-inclusivo. Por isso, ao exercitar nosso espírito, tomamos posse de tudo o que há Nele!
Se há questões em nosso viver que desagradam ao Senhor, temos em O Espírito a morte para eliminar as coisas naturais! Se nossa condição espiritual for de morte e estivermos abatidos, temos em O Espírito o poder da ressurreição! Quando somos intimidados pelas acusações do inimigo de Deus, temos em O Espírito tanto a eficácia da morte de Cristo como o poder de Sua ressurreição para resistir ao diabo. Em O Espírito temos tudo à nossa disposição! Isso é um grande encorajamento para avançarmos em nossa experiência pessoal com Deus. Aleluia! O Senhor é O Espírito (2 Co 3:17) e está em nós (Rm 8:10-13)!


Ponto-chave: O Espírito é completo e Nele há tudo que precisamos.