quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A ORAÇÃO E A PALAVRA COMO FUNDAMENTOS DO NOSSO VIVER CRISTÃO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 20: O ministério de Espírito e vida [2] – (Jo 14:16, 21, 23-24, 26; Ap 1:1-3)
Leitura bíblica:  Sl 5:3; Is 50:4-5; Jo 5:39-40; 6:63; Rm 8:26-27; Ef 6:17-18

Ler com oração:  O SENHOR Deus me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos (Is 50:4).

A ORAÇÃO E A PALAVRA COMO FUNDAMENTOS DO NOSSO VIVER CRISTÃO

Nós, que somos os ministros da nova aliança, precisamos ser pessoas que têm comunhão com o Senhor em oração. O que é oração? Não se trata apenas de pedir coisas ao Senhor, de ir até Ele com uma lista de pedidos, mas de ter comunhão com Ele, de nos aquietarmos em Sua presença para que Ele coloque em nosso coração as questões sobre as quais devemos orar. Podemos até listar os pedidos, mas desde que eles venham do Senhor.
No capítulo 8 da Epístola aos Romanos lemos: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (v. 26). Essa é a condição adequada de um ministro do Senhor: ele não sabe orar como convém porque, na verdade, quem inicia a oração é o próprio Espírito.
Quanto tempo separamos diariamente para orar? Temos orado antes de trabalhar e estudar ou fazer outras atividades, ainda pela manhã quando lemos o Alimento Diário? Quanto tempo gastamos invocando o nome do Senhor? Todas essas perguntas servem para considerarmos diante do Senhor como está nossa base espiritual em nosso viver individual. Talvez tenhamos tido essa experiência no início de nossa vida cristã, mas, conforme o tempo passa, abandonamos esse importante fundamento, e isso afeta diretamente a nossa obra, pois compromete a origem de tudo o que fazemos, vindo a ser algo independente do Senhor.
Quando vamos orar ao Senhor para ter comunhão com Ele, não podemos ter pressa para pedir muitas coisas, mas exercitar a paciência e continuar invocando o Seu nome (Sl 5:3). Depois, podemos ir à Palavra e o Senhor falará conosco, não apenas pela leitura dos versículos, mas quando tomamos aquelas palavras como nossa oração (Ef 6:17-18). Esse é o verdadeiro ler e orar!
Estamos falando aqui de coisas básicas em nosso viver cristão. Em João 5:39-40, quando se referia aos fariseus, Jesus disse: “Examinais as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida”. Examinar as Escrituras é algo bom, mas, se não formos até o Senhor, não produzirá nada. No entanto, quando nos voltamos ao espírito em nossa leitura da Palavra, ela se torna vida para nós, pois ouvimos a voz do Senhor (6:63).
O resultado de cultivarmos essa intimidade com o Senhor, que é o fundamento de nosso viver, está em Isaías 50:4: “O SENHOR Deus me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos”. Primeiro somos despertados para ouvir o Senhor como um erudito; depois, quando abrimos a boca, suprimos a vida de Deus às pessoas, isto é, uma palavra de consolo, de encorajamento aos cansados.