sábado, 21 de novembro de 2020

SANTIFICAÇÃO: O CAMINHO PARA VER O SENHOR FACE A FACE

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 – SÁBADO (páginas 21, 22 e 23)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
A VONTADE DE DEUS: A VOSSA SANTIFICAÇÃO – 1 TS 4:3-4
Ministrada por André Dong
Leitura bíblica:
Hb 12:14; Ap 22:11-12
Ler com oração:
Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras (Ap 22:12).

SANTIFICAÇÃO: O CAMINHO
PARA VER O SENHOR FACE A FACE
Nosso corpo é santuário de Deus, e precisamos santificar-nos na palavra da verdade para dominar sobre o pecado e glorificar a Deus com nosso corpo. Paulo foi bastante enfático em sua carta à igreja em Tessalônica sobre o perigo de não saber como usar o próprio corpo. Cada santo deve saber possuir seu corpo em santificação e honra: “Não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus” (1 Ts 4:5). Nessa passagem “desejo de lascívia” refere-se a algo mais profundo que o desejo carnal. Leiamos estes versículos de Mateus para entender melhor essa questão: “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina” (15:18-20). Aparentemente esse “desejo de lascívia” é algo da carne, do corpo, mas a Palavra nos revela que é algo que sai do coração.
Paulo orou pelos tessalonicenses: “A fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos” (1 Ts 3:13). Deus deseja que nosso coração seja confirmado em santidade. Santidade é a natureza de Deus, e o homem é guiado pelo coração. O coração é composto pelas três partes da alma: mente, emoção e vontade, mais uma parte do espírito, a consciência. A mente, com seus pensamentos, governa o coração em todos os atos. E desse coração saem todas as imoralidades e impurezas. Por isso o Senhor nos adverte para confirmar nosso coração em santidade: “Não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus” (4:5).
Em 1 Coríntios há o relato de problemas e coisas vergonhosas entre irmãos: “Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai” (1 Co 5:1). Isso aconteceu na igreja em Corinto e, muito provavelmente, deve ter acontecido também entre os tessalonicenses, como lemos: “E que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador” (1 Ts 4:6). O Senhor não deixa isso passar impune, mas Ele julga essas questões: “Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hb 10:30-31).
Deus nos chamou para manifestar Sua vida e natureza: “Porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação” (1 Ts 4:7); “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12:14). O caminho para vermos o Senhor face a face é a santificação. Na verdade, para alcançarmos a glorificação, são necessárias três coisas: justificação, santificação e a própria glorificação. A justificação está relacionada com o passado. No dia em que voltamos nosso coração ao Senhor, desfrutamos da salvação do espírito e fomos justificados no espírito. A santificação relaciona-se ao tempo presente, no qual temos a oportunidade de salvar a alma, negando nossa vida da alma. Para dar andamento ao processo de santificação, é necessário voltar-nos para o Senhor, não nos conformar com este século e apresentar o corpo para servir: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:1-2). Não permita que sua mente voe longe, divagando. Invoque o nome do Senhor diariamente para renová-la e ancorá-la no espírito. O resultado da renovação da mente é a transformação.
Com uma mente renovada, não haverá brecha para impureza, e toda a família desfrutará da bênção do Senhor: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros” (Hb 13:4). Graças ao Senhor pelos casais no viver da igreja. Oramos para que o Senhor abençoe e guarde cada família, para viver de modo digno de honra para com o Senhor, sabendo que Deus vai julgar os impuros e adúlteros. Continuemos a andar com temor e tremor: “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras” (Ap 22:11-12). O santo deve continuar a santificar-se. Não procure saber o que os injustos e os imundos estão fazendo. O que importa é vivermos a vida da igreja em santificação, pois o Senhor retribuirá a cada um segundo suas obras. Aleluia!
Pergunta: O que fazer para alcançar o estágio da transformação?
Meu ponto-chave: