terça-feira, 18 de março de 2014

PAULO VAI ATÉ CESAREIA / ATÉ PAULO EM ROMA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - TERÇA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM capítulo 3: A IDA DE PAULO A JERUSALÉM E SUA CONSEQUÊNCIA
Leitura bíblica: At 21:30-33, 23:12-13, 23-24, 27, 25:3,11, 26:28, 29, 32

Ler com oração:   E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu. Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel. (At 16:6-7; 9:15)


PAULO VAI ATÉ CESAREIA / ATÉ PAULO EM ROMA


Paulo vai até Cesareia

Com toda Jerusalém amotinada, o desejo do povo era matar Paulo, mas Deus salvou-lhe a vida por meio do comandante da força, chamado Cláudio Lísias (At 23:26). Ao verem chegar o comandante e os soldados, cessaram de espancá-lo (21:30-33). Havia mais de quarenta judeus que, sob anátema, juraram que não haviam de comer nem beber, enquanto não matassem Paulo (23:12-13); e isso chegou ao conhecimento do comandante, que mandou levá-lo escoltado até Cesareia (vs. 23-24).
Em Cesareia, Paulo teve de se defender perante o governador Félix das acusações da parte do sumo sacerdote com alguns anciãos (24:1-21). Mais tarde Félix, que teve por sucessor Pórcio Festo, querendo assegurar o apoio dos judeus, manteve Paulo encarcerado (v. 27). No governo de Festo, os judeus tentaram levar Paulo para ser julgado em Jerusalém, com a intenção de matá-lo na estrada (25:3). Então Festo, querendo assegurar o apoio político dos judeus, perguntou se Paulo queria ser julgado em Jerusalém. Percebendo a artimanha, Paulo apelou para César (v. 11).
Passados alguns dias, o rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia para saudar a Festo. Paulo foi trazido à presença deles para que apresentasse sua defesa, e com ousadia pregou a Cristo e Sua ressurreição. Então Agripa se dirigiu a Paulo, e disse: “Por pouco me persuades a me fazer cristão” (26:28). Paulo respondeu: “Assim Deus permitisse que, por pouco ou por muito, não apenas tu, ó rei, porém todos os que hoje me ouvem se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias” (v. 29). A essa altura, levantou-se o rei, e também o governador e Berenice, bem como os que estavam assentados com eles. Então Agripa se dirigiu a Festo, e disse: “Este homem bem podia ser solto, se não tivesse apelado para César” (v. 32). Assim Paulo foi fiel à comissão recebida de levar o nome do Senhor perante os reis (9:15).
Deus preservou a vida de Paulo para deixar por escrito a visão celestial
Paulo havia dito em Cesareia que estava pronto não só para ser preso, mas até morrer em Jerusalém, pelo nome do Senhor Jesus (At 21:13). De fato, em Jerusalém, os judeus vindos da Ásia agitaram o povo com o fim de matá-lo (vs. 27-31). Deus, porém, proveu-lhe salvação e preservou sua vida, pois Paulo ainda precisava deixar por escrito toda a revelação que recebera nas regiões da Arábia. Até esse momento, ele havia escrito somente seis cartas: uma aos gálatas, duas aos tessalonicenses, duas aos coríntios e a carta aos romanos.
A revelação que ele recebeu sobre o plano de Deus para a salvação completa do homem, ou seja, a economia neotestamentária de Deus, ainda não havia sido totalmente registrada em livros. Somente em Roma, Paulo teve oportunidade de escrever o restante das cartas, deixando-nos um legado tão precioso que hoje está disponível a todos. Iremos explicar melhor o assunto no próximo capítulo.
A viagem para Roma
Na viagem a Roma, Paulo e alguns outros presos foram entregues a um centurião chamado Júlio, da Coorte Imperial (At 27:1). Embarcaram num navio que estava de partida para costear a Ásia e chegaram a Mirra, na Lícia (v. 5). Achando ali o centurião um navio de Alexandria, que estava de partida para a Itália, embarcou-os nele. Navegaram vagarosamente muitos dias e, tendo chegado com dificuldade defronte de Cnido, não conseguiram prosseguir por causa do vento contrário, aportando num lugar chamado Bons Portos, em Creta (v. 8).
Paulo advertiu-os sobre os dano e prejuízos que teriam, não só da carga e do navio, mas também das vidas que nele estavam, se prosseguissem a viagem naquelas condições. Mas o centurião dava mais crédito ao piloto e ao mestre do navio do que ao que Paulo dizia (vs. 10-11). O navio foi arrastado com violência, e, temendo que dessem em águas rasas, arriaram os aparelhos e foram ao léu. Açoitados severamente pela tormenta, no dia seguinte aliviaram o navio. Depois de alguns dias sem ver o sol nem as estrelas, caindo sobre eles grande tempestade, dissipou-se afinal toda a esperança de salvamento (v. 20).
Paulo começa a reinar na situação
Passada a tempestade e havendo todos, estado muito tempo sem comer, Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: “Senhores, na verdade era preciso terem-me atendido e não partir de Creta, para evitar este dano e perda. Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito. Porém é necessário que vamos dar a uma ilha” (At 27:21-26).
Quando chegou a décima quarta noite, por volta da meia-noite, pressentiram os marinheiros que se aproximavam de alguma terra e procuraram fugir do navio, mas Paulo disse ao centurião e aos soldados: “Se estes não permanecerem a bordo, vós não podereis salvar-vos” (v. 31). Então os soldados cortaram os cabos do bote. Enquanto amanhecia, Paulo rogava a todos que se alimentassem, pois estavam sem comer havia catorze dias. Todos cobraram ânimo e se puseram também a comer, depois que Paulo, tomando um pão, deu graças a Deus na presença de todos e começou a comer. Estavam no navio duzentas e setenta e seis pessoas ao todo (v. 37).
Paulo em Malta
Uma vez em terra, verificaram que a ilha se chamava Malta. Os bárbaros os trataram com singular humanidade; acenderam uma fogueira e acolheram todos, por causa da chuva que caía e do frio. Tendo Paulo ajuntado e atirado à fogueira um feixe de gravetos, uma víbora, fugindo do calor, prendeu-se-lhe à mão. Quando os bárbaros viram a cobra pendente da mão dele, disseram uns aos outros: “Certamente, este homem é assassino, porque, salvo do mar, a Justiça não o deixa viver. Porém, ele, sacudindo o réptil no fogo, não sofreu mal nenhum; mas eles esperavam que ele viesse a inchar, ou cair morto de repente. Depois de muito esperar, vendo que nenhum mal lhe sucedia, mudando de parecer, diziam ser ele um deus” (At 28:4-6).
Perto daquele lugar havia um sítio pertencente ao homem principal da ilha, chamado Públio, o qual os recebeu e hospedou os que estavam com Paulo benignamente por três dias. Aconteceu achar-se enfermo o pai do Públio, ardendo em febre. Paulo foi visitá-lo, e, orando, impôs-lhe as mãos e o curou. À vista disso, os demais enfermos da ilha também vieram e foram curados; e puseram a bordo tudo o que era necessário para que prosseguissem viagem (vs. 7-10).
A vida de Deus reina
A razão de todo esse relato sobre a vida de Paulo é para mostrar que apesar dele ter viajado na condição de um preso, terminou na condição de um rei. A sua obstinação, em querer ajudar seus patrícios na terceira viagem, prejudicou-o, visto que não foi tão sensível à direção do Espírito por causa de sua determinação de ir a Jerusalém. Na sua segunda viagem, Paulo e Silas também tiveram boas razões para pregar a palavra na Ásia, mas foram impedidos pelo Espírito Santo; decidiram ir a Bitínia, mas o Espírito de Jesus não os permitiu; e eles obedeceram ao Espírito (At 16:6-7).
Depois de quase perder a vida em Jerusalém, Paulo percebeu que o lado bom de sua alma, desejando ajudar os judeus, não deu nenhum resultado positivo. Já livre dessa ansiedade, na difícil viagem até Roma, Paulo deixou que a vida de Deus reinasse nele em todas as situações. Como é importante obedecer ao Espírito e andar segundo a Sua vontade, negando a nossa.
Paulo em Roma
Uma vez em Roma, foi permitido a Paulo morar por sua conta, tendo em sua companhia o soldado que o guardava, enquanto esperava o julgamento. Isso faz parte da providência divina, pois foi nesse período que ele escreveu as quatro epístolas que consideramos ser o coração da Bíblia: Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom. Explicaremos melhor sobre cada uma delas no próximo capítulo.
Em Roma, Paulo ainda convocou os principais dos judeus, deu-lhes explicação sobre si, e aproveitou a oportunidade para lhes fazer uma exposição testemunhando sobre o reino de Deus. Houve alguns que ficaram persuadidos pelo que ele dizia; outros, porém, continuaram incrédulos. Por fim, Paulo se despediu dizendo: “Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaías, quando disse: Vai a este povo e dize-lhe: De ouvido, ouvireis e não entendereis; vendo, vereis e não percebereis. Porquanto o coração deste povo se tornou endurecido; com os ouvidos ouviram tardiamente e fecharam os olhos, para que jamais vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, para que não entendam com o coração, e se convertam, e por mim sejam curados” (At 28:25-27).
Paulo também disse-lhes: “Tomai, pois, conhecimento de que esta salvação de Deus foi enviada aos gentios. E eles a ouvirão” (v. 28). Paulo finalmente entendeu que pela rejeição do povo de Israel, a salvação de Deus chegou aos gentios: esta era a sua comissão. Depois disso, Paulo permaneceu por dois anos na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam, pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas concernentes ao Senhor Jesus Cristo (vs. 29-30).