quinta-feira, 16 de maio de 2013

FORTALECIDOS PELO ESPÍRITO E ARRAIGADOS NO AMOR DE CRISTO


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 9: O amor de Cristo (Ef 3:17-19)

Leitura bíblica:  Jr 17:5-8; Fp 3:14

Ler com oração:  Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai [...] para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor (Ef 3:14-17).

FORTALECIDOS PELO ESPÍRITO E ARRAIGADOS NO AMOR DE CRISTO

Paulo orou a Deus para que sejamos fortalecidos com poder, segundo a riqueza da Sua glória, mediante o Seu Espírito no homem interior (Ef 3:14-16). Uma vez fortalecidos interiormente pelo Espírito, somos encorajados a pregar o evangelho. Quando fazemos colportagem, saindo para propagar o evangelho do reino por meio dos livros, ou quando servimos no BooKafé, por exemplo, não devemos depender de nossas habilidades para apresentar o evangelho às pessoas, mas unicamente do Espírito. Por isso invocamos Seu nome para vivermos e andarmos segundo o Espírito que habita interiormente, dependendo Dele todo o tempo.
Devemos seguir o exemplo de Paulo em sua segunda viagem, na qual ele agiu e se moveu segundo a direção do Espírito. Ele percorreu a região da Galácia e Cilícia. Foi para Derbe, Listra e Icônio e tentava pregar o evangelho na Ásia, mas foi impedido pelo Espírito Santo (At 16:6). Ele quis ir para a Bitínia, ao norte, mas o Espírito de Jesus não permitiu (v. 7). Após chegar a Trôade, teve a visão do varão macedônio, e entendeu que o Espírito queria que ele fosse para a Europa. Então Paulo, sensível ao Espírito, foi para a Macedônia, até chegar a Filipos (vs. 9, 12). Ele e Silas não conheciam ninguém naquela região, por isso só podiam depender do Espírito. Isso nos ensina uma lição: embora nos sintamos confortáveis em ter alguém conhecido para nos prestar apoio, o único em que devemos confiar é o Espírito (Jr 17:5).
Vamos depender do Senhor em nossa vida diária, pois Ele está trabalhando em nós. Sempre que seguimos o Espírito, somos abençoados. Na experiência de Paulo e Silas, seguir a direção do Espírito resultou em bênção, pois, em Filipos, a casa da Lídia se abriu para o evangelho, bem como a casa do carcereiro e, provavelmente, também as famílias dos encarcerados. Assim foi o surgimento da igreja ali (At 16:13-15, 25-34).
Quando seguimos o Espírito, não nos apoiamos em nossas expectativas, mas lançamos nossas raízes e alicerces no amor de Cristo (Ef 3:17). Esse amor é imensurável, ou seja, é ilimitado e não pode ser medido, pois excede todo entendimento. Somente conseguimos compreendê-lo junto com todos os santos. É pelo amor de Cristo que somos tomados de toda a plenitude de Deus (v. 18). Por isso o amor é o caminho que seguimos para alcançar a meta, o prêmio de reinar com Cristo (Fp 3:14). Quando estamos arraigados no amor de Cristo, perdoamos os irmãos, porque esse amor é a força motivadora de nosso serviço a Deus.
O Senhor nos constituiu Seus ministros e está nos aperfeiçoando por meio da prática do amor fraternal. Não merecíamos essa graça, mas Ele não apenas nos salvou como também nos tornou canais para a dispensação da graça e das bênçãos do Deus Triúno às pessoas. Ser útil ao Senhor não é uma questão de quanto conhecimento doutrinário temos, mas de seguirmos o Espírito e expressarmos o amor de Cristo aos outros.


Ponto-chave:  Ao depender do Espírito, somos abençoados.

Pergunta:  Qual é a força motivadora de nosso serviço a Deus?