quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A IMPORTÂNCIA DOS LIVROS NA PREGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - QUINTA-FEIRA - MENS 15

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Ele amarrará o seu jumentinho à videira (Gn 49:8-12)

Leitura bíblica:  Gn 49:7-10

Ler com oração:
  Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande  voz, como de trombeta, dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas (Ap 1:10-11a). Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo (v. 3).

A IMPORTÂNCIA DOS LIVROS NA PREGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO

Em sua bênção profética, Jacó disse: “Judá, teus irmãos te louvarão; a tua mão estará sobre a cerviz de teus inimigos; os filhos de teu pai se inclinarão a ti” (Gn 49:8). Judá prefigura todos os crentes do Novo Testamento no aspecto da realeza, assim como Levi os prefigura no aspecto do sacerdócio. Somos da tribo de Judá, tribo de reis, de realeza. Dessa tribo só sai reis. Todos nela vão reinar.
Os versículos 9-10 dizem: “Judá é leãozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como leão e como leoa; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos”. Siló, que quer dizer paz, prefigura o Senhor Jesus. Ele vai governar Seu reino em paz. Nós O aguardamos para tomar posse do reino juntamente com Ele. Ó Senhor Jesus! Mas, para Siló vir, depende de nós. Nós dizemos: “Maranata! Vem, Senhor Jesus!”, mas por que Ele ainda não veio? Todos os cristãos na terra clamam por Sua vinda. Se o Senhor Jesus viesse mais cedo, sofreríamos menos. O Senhor quer voltar; porém, como vai voltar se os reis não estão preparados para reinar com Ele? Portanto Ele está esperando por nós.
Não só nós, que temos essa visão, precisamos crescer a fim de reinar com Ele, mas nossa comissão, que é pregar esse evangelho do reino a toda a terra habitada, deve ser cumprida, a fim de levar muitos também a crescer em vida para reinar com Cristo. E um modo de cooperar com o crescimento dos filhos de Deus é por meio da colportagem. Por meio dos livros, a Palavra interpretada pode ser levada a todos e pode alimentá-los com as verdades para que cresçam na vida divina.
Outra ferramenta para alcançar todos os tipos de pessoas é o BooKafé. Quem entra ali não têm a sensação de que está entrando numa reunião ou culto de determinada igreja. O BooKafé é um ambiente em que todos os filhos de Deus podem ser alimentados espiritualmente. Pelo fato de ficar aberto a semana toda, e várias horas no dia, muitas pessoas podem ser contatadas, evangelizadas e supridas com livros que as ajudam a entender a Palavra de Deus.
Por isso precisamos ter encargo pelos livros, pois por meio deles as pessoas levam alimento espiritual para alimentar-se. Devemos ter pressa em que o evangelho do reino seja pregado, porque Deus tem pressa. Não podemos ficar parados; temos muito trabalho a fazer. Os livros são como “embalagens” usadas para transportar o alimento. Por meio deles as palavras saudáveis que nos ajudam a crescer na vida de Deus estão alcançando todos os continentes! Graças ao Senhor!
Sabemos que o Senhor pode avançar mais rápido, mas isso depende da nossa atitude. Que Ele abra nossos olhos espirituais a fim de vermos Sua vontade eterna. Assim, ganharemos o encargo de ler os livros que ajudam a nos preparar para a vinda do Senhor e também apresentá-los às pessoas a fim de que o evangelho do reino alcance toda a terra e mais filhos de Deus estejam prontos para reinar com Cristo. Jesus é o Senhor!


Ponto-chave: O Senhor tem pressa para voltar.

Pergunta: Que atitude você tem em relação aos livros espirituais?

A CARACTERÍSTICA ESPECIAL DO SER HUMANO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - QUARTA-FEIRA - MENS 15


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
Ele amarrará o seu jumentinho à videira (Gn 49:8-12)

Leitura bíblica: Gn 2:7; Jo 4:24; Hb 2:5

Ler com oração:  Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos (Hb 2:6-7). Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz sábio (Jó 32:8).

A CARACTERÍSTICA ESPECIAL DO SER HUMANO

Hebreus 2:5-8 revela que não foi a anjos que Deus sujeitou o mundo que há de vir, porque aos anjos Ele já dera oportunidade no primeiro mundo. Apesar de eles serem seres espirituais, não foram criados com espírito que pudesse receber a vida de Deus. Então tinham de administrar o mundo conforme a capacidade que Deus lhes concedera. Quando um arcanjo, com sua muita capacidade, administrou bem o primeiro mundo, o orgulho apareceu e o danificou. Assim ele se tornou o adversário de Deus, Satanás.
Deus formou o homem do pó da terra, e o passo seguinte foi o ato mais importante do universo até então: Deus soprou nas suas narinas o fôlego de vida, algo que procedeu do próprio Deus. Se tivesse simplesmente dito: “Haja homem”, como fez com os demais itens da criação, o homem não seria nada diferente das demais coisas. Contudo, com a união de algo já existente, um corpo feito do pó da terra, com o sopro que saiu do próprio Deus, o fôlego de vida, o homem passou a ser alma vivente (Gn 2:7).
Por ter em si esse fôlego de vida soprado por Deus, o homem é o único ser que foi criado com algo que saiu do próprio Deus. Esse fôlego de vida se tornou o espírito do homem. Os anjos são espirituais, mas não têm esse sopro de Deus. Nós temos um espírito que veio a existir pelo sopro de Deus. Por isso qualquer ser humano tem alguma coisa divina dentro de seu ser, que é o sopro de Deus, o espírito humano.
O que falta ao ser humano agora é receber o próprio Deus, que é Espírito (Jo 4:24), dentro de seu espírito humano. Somente o homem tem essa capacidade. Pode-se pregar o evangelho para um cachorro, porém nada vai acontecer; mas, ao pregar para o homem, Deus tem a possibilidade de entrar em seu espírito. Basta invocar: “Ó Senhor Jesus!”, e algo muito maravilhoso, muito miraculoso, acontece dentro dele: ele é salvo, porque tem um espírito criado pelo sopro de Deus.
O ser humano foi criado para reinar, por isso Deus lhe entregou o mundo que há de vir (Hb 2:5). O versículo 6 diz: “Antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites?”. Ao olhar para a imensidão do universo, vemos que a terra não é nada, e o homem sobre a terra, muito menos. Não somos nada no universo. Por isso o texto diz: “Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites?”.
O início do versículo 7 diz que Deus fez o homem por um pouco, por pouco tempo, menor do que os anjos, isto é, em capacidade, habilidade. Podemos ser menos capazes, menos poderosos do que os anjos, mas temos algo que eles não têm, que foi criado para recebermos o próprio Deus. Por isso o versículo 7 continua: “De glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos”. Em Sua presciência Deus já anteviu que vamos, um dia, ser coroados de glória e de honra. A glória é entrar no reino de Deus e a honra é governar, reinar, juntamente com Cristo.


Ponto-chave: Todo homem tem algo divino dentro dele.

Pergunta: Qual a importância do espírito humano?