sábado, 5 de dezembro de 2020

A “JANELA” EM APOCALIPSE – O FUTURO DOS VENCEDORES

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 – SÁBADO (páginas 55 e 56)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
CUIDAR DA FÉ NOS TEMPOS DO FIM – 1 TS 3:2, 10
Ministrada por Miguel Ma
Leitura bíblica:
Ap 7:9-17
Ler com oração:
Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro? (Sl 56:8).

A “JANELA” EM APOCALIPSE –
O FUTURO DOS VENCEDORES
Estamos no fim dos tempos. Diante de tantas dificuldades e tribulações, as Escrituras abrem de maneira gloriosa uma janela para revelar qual será nossa condição na eternidade. Hoje passamos por aflições, mas nosso futuro será glorioso se permanecermos firmes. Vamos observar essa janela que o livro de Apocalipse nos abre.
Nessa porção que mostra nosso futuro, aparece uma grande multidão, composta de todos os povos, tribos e línguas, em pé diante do trono (7:9-17). O que quer dizer isso? Que eles são os vencedores. Esses vencedores estavam vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos. Eles tiveram um viver de justiça e vitória. Os que clamam em grande voz são os vencedores, pessoas salvas: “E clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação” (v. 10). E, nos versículos seguintes, vemos que os anjos estavam em pé e rodeavam o trono, os anciãos e os quatro seres viventes. Todos adoravam a Deus e diziam “amém”. Que visão sublime a respeito do futuro dos vencedores!
O Senhor faz uma revelação muito preciosa nos versículos seguintes: “Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro” (vs. 13-14). Os vencedores, os que vestem vestiduras brancas, vêm da grande tribulação. Que grande tribulação é essa? Essa não é a grande tribulação de Mateus 24, pois os que estão vestidos de vestiduras brancas, os vencedores, não passaram pela grande tribulação, mas foram arrebatados e estão diante do trono de Deus. Essa grande tribulação refere-se às tribulações do dia a dia. Ou seja, os sofrimentos, as perseguições e as aflições que enfrentamos fazem parte dessa grande tribulação. E os vencedores, que vestem vestiduras brancas por meio dos sofrimentos, aprenderam as lições e cresceram em vida. Eles estão diante do trono de Deus e O servem de dia e de noite: “Razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo” (Ap 7:15). Essa palavra nos traz um enorme encorajamento. Vamos perseverar, pois o futuro dos vencedores é glorioso e cheio de desfrute.
Estes versículos concluem de maneira honrosa essa visão sobre o futuro dos vencedores: “Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (vs. 16-17). Seremos apascentados pelo Cordeiro e guiados para as fontes da água da vida. E Deus enxugará de nossos olhos toda lágrima. Que esfera gloriosa!
Essa porção das Escrituras é tão sublime, pois revela que, ao passarmos por tribulações, o Senhor conta nossos passos: “Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?” (Sl 56:8). Isso indica que Ele está ciente de tudo, cuidando de cada detalhe. Durante as tribulações, você sabe quantos passos já percorreu? O Senhor sabe exatamente o quanto você já andou. Isso demostra de maneira clara que Ele se preocupa com você e cuida de você. As lágrimas que você derramou, todas elas, Ele recolhe em Seu odre. Louvado seja o Senhor, pois estamos cercados por Seu cuidado e amor.
Pergunta: O que você enxergou através da “janela” de Apocalipse 7:9-17?
Meu ponto-chave:

NÃO ABANDONAR A CONFIANÇA – ELA TEM GRANDE GALARDÃO

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 – SEXTA-FEIRA (páginas 53 e 54)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
CUIDAR DA FÉ NOS TEMPOS DO FIM – 1 TS 3:2, 10
Ministrada por Miguel Ma
Leitura bíblica:
2 Co 5:7; Hb 10:33-34
Ler com oração:
Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma (Hb 10:39).

NÃO ABANDONAR A CONFIANÇA
– ELA TEM GRANDE GALARDÃO
Por meio de Sua Palavra, Deus tem cuidado de nós. Nossa fé é preciosa a Seus olhos, por isso, no livro de Hebreus, somos encorajados a prosseguir crendo no Senhor e em Seu falar. Leiamos: “Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos” (Hb 10:32). O autor de Hebreus revela que os cristãos, após crer no Senhor e ser iluminados, passarão por grandes lutas e sofrimentos.
Mesmo em meio a lutas e aflições, precisamos avançar de maneira confiante, como nos admoesta a porção seguinte: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma” (Hb 10:35-39).
Esses versículos de Hebreus são de grande importância, porque nos revelam que atitude tomar quando enfrentamos perseguição e sofrimento. Retomando: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão”. Durante o período de tribulações e sofrimentos, facilmente perdemos a confiança no Senhor e em Suas promessas. Qual é, então, o caminho para não abandonar a confiança? É perseverar crendo! O Senhor deseja e valoriza nossa confiança. Vamos perseverar crendo no Senhor e em Sua palavra.
A volta do Senhor está próxima, conforme lemos: “Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará”. Essa é nossa esperança! Em breve, o Senhor virá, e com Ele está nosso galardão, porque Ele é o galardoador dos que O buscam. Louvado seja o Senhor! O versículo seguinte acrescenta uma palavra fundamental para aqueles que desejam ser vencedores: “Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma” (Hb 10:38). É o próprio Deus quem afirma tais palavras. É como se o Senhor dissesse: “Meu justo, o que Eu salvei, vive pela fé e confia em Mim. Meu justo, apesar de passar por tribulações, sabe que o amo. Meu justo crê em Meus cuidados, apesar de passar por dores e perdas. Meu justo vive pela fé”.
Querido leitor, esta é uma declaração do Senhor para o universo: “O meu justo viverá pela fé”. Esperamos que Deus olhe para você e diga para o universo: “Ele é meu justo! Ele vive pela fé”. E ainda: “Se retroceder, nele não se compraz a minha alma”. O que significa retroceder? Significa não crer na palavra de Deus, e o resultado é voltar atrás. Esse tipo de viver não alegra o Senhor nem traz prazer à Sua alma. A alegria de Deus é ver Seus filhos vivendo pela fé, confiantes em Suas promessas (2 Co 5:7). Diante dessa palavra, como vamos reagir? A oração é a melhor saída: “Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Não quero entristecer-Te, mas crer em Ti e trazer alegria e prazer à Tua alma. Quero viver por fé. Que esse viver seja uma realidade em minha vida. Amém!”.
Pergunta: O que fazer para não retroceder?
Meu ponto-chave:

“CONHEÇO A TUA TRIBULAÇÃO”

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 – QUINTA-FEIRA (páginas 51 e 52)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
CUIDAR DA FÉ NOS TEMPOS DO FIM – 1 TS 3:2, 10
Ministrada por Miguel Ma
Leitura bíblica:
Sl 139:1-5; Is 52:12; Ap 2:9-10
Ler com oração:
Fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus (At 14:22

“CONHEÇO A TUA TRIBULAÇÃO”
A volta do Senhor está próxima. Estamos vivendo nos tempos do fim, e Deus não quer que nossa fé se abale com as aflições dos últimos dias, mas seja preservada. Ainda nesse encargo de cuidar da fé, Paulo revela sua preocupação com os tessalonicenses: “Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando, mandei indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse, e se tornasse inútil o nosso labor” (1 Ts 3:5). Qual era o temor de Paulo? Era que, ao chegarem as tribulações, o tentador atacasse, tornando inútil todo o trabalho que ele e Timóteo realizaram.
Amados irmãos, sabemos que não é fácil passar por provas de tribulações. Cremos que todos nós, em medidas diferentes, enfrentamos aflições. Muitos, nestes tempos de pandemia, perderam entes queridos, bens materiais e empregos estáveis. E, quando o tempo da tribulação é longo, há o perigo de que vacilemos e nossa fé seja abalada.
O Senhor quer encorajar-nos e cuidar de nossa fé. Para que sejamos ajudados, vejamos o exemplo de perseverança da igreja em Esmirna em meio aos sofrimentos: “Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver: Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás. Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte” (Ap 2:8-11).
Entendamos, por partes, essa porção tão preciosa que o Senhor dispensou à igreja em Esmirna: “Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver”. O Senhor diz que Ele é Aquele que morreu, mas ressuscitou. Ele venceu a morte. Dizer que Ele é o Primeiro e o Último significa que Ele está à nossa frente, mas também está atrás de nós, protegendo-nos e conduzindo. Ele é o primeiro, mas também é o último. Caso fiquemos para trás e nos sintamos desmotivados, lembremos que Ele também é o último e nos encoraja a continuar. Quando olharmos para trás, encontraremos o Senhor, com Seu amor, a nos encorajar. Estamos cercados por Seus cuidados (Sl 139:1-5).
Em Isaías, lemos: “Porquanto não saireis apressadamente, nem vos ireis fugindo; porque o Senhor irá adiante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda” (52:12). Não é maravilhoso saber que o Senhor está à nossa frente, mas também está na retaguarda? Amados irmãos, nos momentos de tribulação não estamos sozinhos. O Senhor está nos conduzindo. Ele passa conosco cada etapa das aflições. Podemos seguir confiantes e firmes, pois Ele cuida de nossa fé nesses tempos finais.
O Senhor continua encorajando a igreja em Esmirna ao dizer: “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico)” (Ap 2:9). Que palavra de consolo! O Senhor está dizendo: “Eu conheço tua tribulação e sei o que estás passando”. Os irmãos de Esmirna tinham perdido muitas coisas, além dos bens materiais, porém, mesmo com as perdas causadas pelas tribulações, o Senhor disse: “Mas tu és rico”. Louvado seja o Senhor! Podemos perder muitas coisas durante um longo período de tribulação, como entes queridos, bens materiais ou ser acometidos por doenças. Contudo o Senhor diz que somos ricos. Ele é nosso verdadeiro tesouro, e nada poderá abalar essa riqueza que está em nosso interior.
O Senhor continua falando palavras de ânimo e refrigério: “Não temas as coisas que tens de sofrer” (Ap 2:10). Não tenhamos medo de sofrer por causa do Senhor. Continuando a leitura do versículo 10: “E tereis tribulação de dez dias”. O Senhor diz para não termos medo diante dos sofrimentos e revela que as tribulações têm início e fim. Elas não são eternas, mas passageiras. Amados irmãos, o Senhor afirma: “Você está passando por essa tribulação, mas ela terá fim. Eu limitei o tempo das tribulações em sua vida. Vai haver fim!”. Louvado seja o Senhor!
Pergunta: Qual era o temor de Paulo em relação aos tessalonicenses?
Meu ponto-chave:

NÃO FRAQUEJAR DIANTE DAS AFLIÇÕES

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 – QUARTA-FEIRA (páginas 49 e 50)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
CUIDAR DA FÉ NOS TEMPOS DO FIM – 1 TS 3:2, 10
Ministrada por Miguel Ma
Leitura bíblica:
Rm 8:28; 1 Ts 3:1-4; 1 Pe 1:6-7Ler com oração:
Para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós (Rm 8:18).

NÃO FRAQUEJAR DIANTE DAS AFLIÇÕES

O Senhor deseja cuidar de nossa fé e torná-la firme por meio do evangelho de Cristo. O apóstolo Paulo não enviou Timóteo aos tessalonicenses por acaso, mas tinha um objetivo bem definido. Paulo sabia que os irmãos de Tessalônica passavam por sofrimentos e, como apóstolo, temia que tais aflições os fizessem vacilar na fé (1 Ts 3:1-3).
Na versão King James Atualizada, lemos: “A fim de que ninguém fraqueje diante dessas aflições” (1 Ts 3:3a). Quando passamos por aflições, nossa tendência é fraquejar. As tribulações, por vezes, são tão fortes que podem deixar-nos inquietos. Continuando a leitura: “Porquanto, estais bem informados de que fomos destinados para isso” (v. 3b KJA). Amado leitor, caso nossa fé não esteja firme na Palavra de Deus, o que acontecerá? Quando vierem tribulações, e elas virão, conforme vimos no versículo acima, nós ficaremos abalados e fraquejaremos.
Como podemos vencer as aflições, já que estamos destinados a passar por elas? Precisamos de uma fé firme que seja confirmada pela Palavra de Deus. Se recebermos a palavra, passaremos pelas tribulações encorajados e seguros. Todas as coisas cooperam para nosso bem (Rm 8:28). Nessa porção das Escrituras, não se diz que “algumas” coisas cooperam para nosso bem, e sim que “todas” as coisas cooperam. Isso inclui as diversas tribulações e aflições pelas quais passamos. Quanta riqueza e refrigério esse versículo nos traz! Até as aflições e provações mais amargas que enfrentamos são para nosso bem. Quanto amor e cuidado o Senhor tem por nós! Somos abençoados por receber uma palavra com tanta riqueza e realidade.
Vejamos outra porção nas Escrituras que fortalece nossa fé e dela cuida: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pe 1:6-7). Aqui é dito que, no presente, se necessário, seremos contristados por várias provações e que tais provações são por breve tempo. Louvado seja o Senhor! Por que é necessário passar por várias provações? Para confirmar o valor de nossa fé. Ao passar pelas aflições, nossa fé será testada e apurada pelo fogo; e, ao sair das aflições de maneira vitoriosa, o resultado será louvor, glória e honra.
Não podemos fraquejar diante das aflições. Paulo diz que fomos designados para isso. Em outras palavras, o próprio Deus preparou situações para nos testar; e, nos momentos de provação, Ele nos dá condições para ser vencedores. Se permanecermos desfrutando da Palavra de Deus, nossa fé ficará firme e segura, e nada nos poderá abalar.
Querido leitor, não podemos fugir das aflições, pois, pela soberania de Deus, fomos destinados a passar por elas. O Senhor preparou uma medida para cada um de nós, a fim de que nossa fé seja mais preciosa que o ouro perecível. Não tenhamos medo. Nesses tempos difíceis de provação, Deus preparou um caminho de vitória para Seus filhos.
Pergunta: Como não fraquejar diante das aflições?
Meu ponto-chave:

CUIDAR DE NOSSA FÉ NOS TEMPOS DO FIM

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 – TERÇA-FEIRA (páginas 47 e 48)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
CUIDAR DA FÉ NOS TEMPOS DO FIM – 1 TS 3:2, 10
Ministrada por Miguel Ma
Leitura bíblica:
Rm 10:14-17; 2 Co 5:7
Ler com oração:
Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem (Hb 11:1).

CUIDAR DE NOSSA FÉ NOS TEMPOS DO FIM

As epístolas destinadas aos tessalonicenses são maravilhosas. Primeira Tessalonicenses, capítulo terceiro, nos ensina sobre o cuidado que devemos ter com nossa fé nos tempos do fim. Vejamos alguns versículos: “Pelo que, não podendo suportar mais o cuidado por vós, pareceu-nos bem ficar sozinhos em Atenas; e enviamos nosso irmão Timóteo, ministro de Deus no evangelho de Cristo, para, em benefício da vossa fé, confirmar-vos e exortar-vos” (vs. 1-2). Nessa porção, entendemos que Paulo enviou Timóteo para, em benefício da fé dos tessalonicenses, confirmá-los e exortá-los. Na versão King James Atualizada, no segundo versículo, as palavras “ministro” e “exortar-vos” são traduzidas, respectivamente, por “cooperador” e “vos encorajar”. Timóteo foi enviado a Tessalônica como cooperador de Deus no evangelho, a fim de encorajar os tessalonicenses na fé. De maneira clara, aqui vemos a necessidade que temos do evangelho de Deus. Precisamos da palavra, pois somente ela é capaz de beneficiar nossa fé e cuidar dela.
Nestes tempos finais, o Senhor intensificou Seu falar à igreja, pois deseja cuidar da condição de nossa fé, a fim de fortalecê-la e confirmá-la. “Confirmar” significa tornar estável e firme para não se abalar. O desejo do Senhor é que nossa fé esteja firme diante das tribulações e de tantas situações a que estamos sujeitos. Mais uma vez, eu ressalto que o Senhor faz isso por meio de Sua rica e abundante palavra profética. Graças a Deus!
Existem dois aspectos da fé que precisamos entender: a fé objetiva e a fé subjetiva. A fé objetiva refere-se àquilo em que cremos, e a fé subjetiva, ao ato de crer e receber (Jo 1:12). Quando Paulo enviou Timóteo para ajudar os tessalonicenses na questão da fé, qual era o aspecto da fé que ele tinha em mente? Os dois aspectos! Por quê? Porque a palavra de Deus alimenta nossa fé subjetiva ao trazer a realidade da fé objetiva, isto é, o evangelho (tudo aquilo que Deus é, fez, tem e alcançou) para dentro de nós.
Quando recebemos a palavra de Deus e cremos nela, algo é gerado em nós – a fé subjetiva. Se não tivéssemos ouvido a palavra de Deus, como poderíamos crer? Louvado seja o Senhor! Um dia ouvimos o evangelho, que é a fé objetiva, e, ao crer na palavra, o evangelho se tornou real para nós. Isso é a fé subjetiva. A fé vem por ouvir a palavra de Deus. Como é importante dar atenção à palavra que o Senhor tem falado (Rm 10:14-17). Ao crer na palavra profética, nestes tempos finais, nossa fé se manterá firme no evangelho.
Amados irmãos, andamos por fé, e não pelo que vemos (2 Co 5:7). Paulo enviou Timóteo para ajudar os tessalonicenses na questão da fé. Como cooperador de Deus, sua missão era levar o evangelho de Cristo aos tessalonicenses.
O que aconteceu com eles também acontece conosco hoje. Ao crer no evangelho (o conteúdo da fé objetiva), este é trazido para nosso interior e se torna nossa fé subjetiva. Assim, o evangelho deixa de ser uma teoria para nós e se torna nossa realidade. Louvado seja o Senhor!
Pergunta: Como firmar nossa fé?
Meu ponto-chave:

CUIDAR DE NOSSA FÉ NOS TEMPOS DO FIM

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 – TERÇA-FEIRA (páginas 47 e 48)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
CUIDAR DA FÉ NOS TEMPOS DO FIM – 1 TS 3:2, 10
Ministrada por Miguel Ma
Leitura bíblica:
Rm 10:14-17; 2 Co 5:7
Ler com oração:
Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem (Hb 11:1).

CUIDAR DE NOSSA FÉ NOS TEMPOS DO FIM

As epístolas destinadas aos tessalonicenses são maravilhosas. Primeira Tessalonicenses, capítulo terceiro, nos ensina sobre o cuidado que devemos ter com nossa fé nos tempos do fim. Vejamos alguns versículos: “Pelo que, não podendo suportar mais o cuidado por vós, pareceu-nos bem ficar sozinhos em Atenas; e enviamos nosso irmão Timóteo, ministro de Deus no evangelho de Cristo, para, em benefício da vossa fé, confirmar-vos e exortar-vos” (vs. 1-2). Nessa porção, entendemos que Paulo enviou Timóteo para, em benefício da fé dos tessalonicenses, confirmá-los e exortá-los. Na versão King James Atualizada, no segundo versículo, as palavras “ministro” e “exortar-vos” são traduzidas, respectivamente, por “cooperador” e “vos encorajar”. Timóteo foi enviado a Tessalônica como cooperador de Deus no evangelho, a fim de encorajar os tessalonicenses na fé. De maneira clara, aqui vemos a necessidade que temos do evangelho de Deus. Precisamos da palavra, pois somente ela é capaz de beneficiar nossa fé e cuidar dela.
Nestes tempos finais, o Senhor intensificou Seu falar à igreja, pois deseja cuidar da condição de nossa fé, a fim de fortalecê-la e confirmá-la. “Confirmar” significa tornar estávele firme para não se abalar. O desejo do Senhor é que nossa fé esteja firme diante das tribulações e de tantas situações a que estamos sujeitos. Mais uma vez, eu ressalto que o Senhor faz isso por meio de Sua rica e abundante palavra profética. Graças a Deus!
Existem dois aspectos da fé que precisamos entender: a fé objetiva e a fé subjetiva. A fé objetiva refere-se àquilo em que cremos, e a fé subjetiva, ao ato de crer e receber (Jo 1:12). Quando Paulo enviou Timóteo para ajudar os tessalonicenses na questão da fé, qual era o aspecto da fé que ele tinha em mente? Os dois aspectos! Por quê? Porque a palavra de Deus alimenta nossa fé subjetiva ao trazer a realidade da fé objetiva, isto é, o evangelho (tudo aquilo que Deus é, fez, tem e alcançou) para dentro de nós.
Quando recebemos a palavra de Deus e cremos nela, algo é gerado em nós – a fé subjetiva. Se não tivéssemos ouvido a palavra de Deus, como poderíamos crer? Louvado seja o Senhor! Um dia ouvimos o evangelho, que é a fé objetiva, e, ao crer na palavra, o evangelho se tornou real para nós. Isso é a fé subjetiva. A fé vem por ouvir a palavra de Deus. Como é importante dar atenção à palavra que o Senhor tem falado (Rm 10:14-17). Ao crer na palavra profética, nestes tempos finais, nossa fé se manterá firme no evangelho.
Amados irmãos, andamos por fé, e não pelo que vemos (2 Co 5:7). Paulo enviou Timóteo para ajudar os tessalonicenses na questão da fé. Como cooperador de Deus, sua missão era levar o evangelho de Cristo aos tessalonicenses.
O que aconteceu com eles também acontece conosco hoje. Ao crer no evangelho (o conteúdo da fé objetiva), este é trazido para nosso interior e se torna nossa fé subjetiva. Assim, o evangelho deixa de ser uma teoria para nós e se torna nossa realidade. Louvado seja o Senhor!
Pergunta: Como firmar nossa fé?
Meu ponto-chave:
Você e Eliana Barbosa