terça-feira, 6 de maio de 2014

A EXPERIÊNCIA NO SANTO LUGAR


ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - TERÇA-FEIRA


NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 6: A visão do tabernáculo [2] – (Êx 25:20-22)


Leitura bíblica: Êx 25:23-24; 30:1-3; Jo 8:12; 1 Co 11:23-24; Ap 8:3-4


Ler com oração: Nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão (1 Co 10:17).


A EXPERIÊNCIA NO SANTO LUGAR


Após passarmos pelas experiências no átrio, avançamos para o Santo Lugar. Nele, estão três móveis: o candelabro (Êx 25:31-40), a mesa dos pães da presença (vs. 23-30) e o altar do incenso (30:1-10). Cada um deles e seus detalhes estão relacionados à nossa experiência cristã.
O candelabro de ouro tinha como função iluminar o Santo Lugar. Aplicando-o à nossa experiência, isso diz respeito à necessidade que temos de ser iluminados, a fim de que nossa pessoa seja exposta e nossos problemas tratados na luz do Senhor (Jo 8:12).
Essa experiência com a luz do candelabro nos leva à seguinte, a da mesa dos pães da presença. Sobre ela eram colocados os pães e taças (ou cálices) para as libações. Essa mesa representa, também, a mesa do Senhor. Os pães representam, por um lado, o corpo do Senhor (1 Co 11:23-24) e, por outro, cada um de nós, pois embora sejamos muitos, somos unicamente um pão, um só Corpo (10:17). As taças simbolizam o cálice do Senhor, o cálice da nova aliança no Seu sangue, derramado em favor dos nossos pecados (11:25). Assim, esse cálice sobre a mesa está cheio de bênçãos para nós. O Senhor tomou o cálice da maldição em nosso lugar e nos deu o cálice da bênção. Por meio do Seu sangue oferecido a Deus como libação, somos aceitos por Ele. Portanto, a mesa de ouro no tabernáculo, nos faz lembrar da reunião da mesa do Senhor, na qual partimos o pão e bebemos o cálice em memória Dele.
A última mobília do Santo Lugar é o altar do incenso. Ele representa nossas orações (Ap 8:3-4). Esse assunto, sem dúvida, é de grande importância na edificação da casa de Deus. Para realizarmos a obra de Deus, devemos dar prioridade à oração, assim como faziam os discípulos conforme relatado no livro de Atos (1:14; 12:5).



Ponto-chave: Luz, alimento e oração.