quinta-feira, 24 de abril de 2014

O MAPA-MÚNDI E A VISÃO DE APOCALIPSE 12

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 4: A visão de Apocalipse 12 – (Ap 12:1-6)

Leitura bíblica: Ef 6:13-18; Ap 12:6

Ler com oração: A nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes (Ef 6:12).


O MAPA-MÚNDI E A VISÃO DE APOCALIPSE 12

Hoje veremos a relação da visão de Apocalipse 12 com o mapa-múndi. Vimos no versículo 4 que o grande dragão estava detido em frente à mulher para devorar o filho varão, quando este nascesse (ver fig. na página 67). Uma vez que esse filho foi arrebatado para o trono de Deus (v. 5), toda a ira do grande dragão foi direcionada para a mulher e para o restante de sua descendência (vs. 13, 17). Eles são os que guardam os mandamentos de Deus (os judeus) e têm o testemunho de Jesus (os crentes vivos), mas que não foram arrebatados antes da grande tribulação. Então a mulher perseguida pelo inimigo de Deus fugiu para o deserto, um lugar preparado para o seu refúgio (v. 6). No versículo 14 vemos que foram dadas à mulher as duas asas da grande águia para que voasse até ao deserto. No mapa apresentado na pág. 67 desde livro, podemos ver primeiramente duas figuras: uma águia, a partir dos contornos do mapa da América do Norte, e um dragão, a partir dos contornos do mapa da Europa e Ásia.
Além disso, os contornos do continente africano lembram o perfil de um feto sendo formado no ventre materno. É importante notar que o dragão está com a boca bem aberta, como que querendo devorar a criança em formação.
Essa interpretação nos mostra um quadro de luta. Em toda a Bíblia vemos sempre o Senhor e o Seu povo envolvidos numa batalha universal. É uma luta contra os principados, potestades e os dominadores deste mundo tenebroso nos lugares celestiais (Ef 6:12). Por isso nossa atitude para com essa verdade deve ser a de desenvolver um espírito de luta contra o inimigo de Deus. Devemos tomar toda a armadura de Deus para que possamos resistir a esse inimigo (vs. 13-18), levando o evangelho a toda a terra e sendo fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder (v. 10).