segunda-feira, 16 de junho de 2014

AS EXPERIÊNCIAS DE PEDRO (1)

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - TERÇA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 12: As verdades na linha da vida [1] – (Mt 3:11)


Leitura bíblica: Mt 16:21-25; 17:1-8

Ler com oração: Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á (Mc 8:35).

AS EXPERIÊNCIAS DE PEDRO (1)

Enquanto acompanhou o Senhor Jesus em Seu ministério terreno, Pedro foi por diversas vezes exposto em relação à sua vida da alma. Pela leitura dos evangelhos, podemos ver que ele tinha um caráter muito forte e também era precipitado no seu falar. Alguns dentre nós ainda podem ser muito parecidos com ele, especialmente quando preservam suas vontades, sua maneira própria, no serviço ao Senhor.
Em Mateus 16:21, o Senhor Jesus mostrou aos discípulos que Ele deveria ir a Jerusalém, onde seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia. No ímpeto de preservar Jesus de qualquer sofrimento, Pedro chamou o Senhor à parte e começou a reprová-Lo (v. 22). No entanto Jesus o repreendeu severamente, dizendo que ele não cogitava das coisas de Deus e, sim, das dos homens (v. 23). Em seguida, no versículo 24, o Senhor ensina que, se quisermos segui-Lo, precisamos renunciar a nós mesmos. Naquele momento, aquela palavra foi endereçada principalmente a Pedro, mas podemos dizer que se aplica igualmente a nós hoje. Se quisermos salvar nossa vida (psiquê=alma), precisamos renunciá-la. Mesmo o lado bom da nossa alma, como no caso de Pedro tentando livrar o Senhor do sofrimento, pode ser uma pedra de tropeço para Deus e Sua obra.
Em seguida, no capítulo 17, Jesus levou três dos Seus discípulos – Pedro, João e Tiago – ao monte, onde foi transfigurado diante deles. Ao lado do Senhor, os discípulos viram Moisés e Elias, os quais foram muito usados por Deus no Antigo Testamento para conduzir o povo de Israel. Pedro, tomando a palavra, sugeriu que se fizessem três tendas, uma para Jesus, outra para Moisés, e uma terceira para Elias. Novamente Pedro foi exposto em seu ser natural, dessa vez diretamente pelo Pai celestial que disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi” (v. 5). Naquele instante, Pedro percebeu que, embora Elias e Moisés tivessem sido importantes no passado, a ordem de Deus para aquele momento era ouvir unicamente ao Seu Filho, Jesus.
Essas experiências que expuseram a Pedro nos mostram que podemos ser facilmente enganados quando confiamos em nós mesmos, usando o lado bom da nossa alma e sendo precipitados no falar. Hoje não temos o Senhor Jesus em carne conosco, mas, pelo Espírito que habita em nosso interior, podemos ser expostos em nossas atitudes. Assim, podemos nos arrepender e voltar ao Senhor. Pedro, com certeza, aprendeu as lições na caminhada com Jesus e pôde escrever epístolas cheias de experiências. Essa foi a maneira de o fogo do Espírito trabalhar nele no passado e de trabalhar em nós hoje.


Ponto-chave:  Não confiar em nós mesmos.

O RESULTADO DAS EXPERIÊNCIAS DOS APÓSTOLOS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 12: As verdades na linha da vida [1] – (Mt 3:11)

Leitura bíblica: Mt 3:11; Tg 1:22-25; 1 Pe 1:6-9

Ler com oração: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos (Tg 1:22).

O RESULTADO DAS EXPERIÊNCIAS DOS APÓSTOLOS

As epístolas de Paulo foram escritas com base na revelação que ele obteve quando esteve na Arábia, muito provavelmente quando fora arrebatado ao terceiro céu. Essas verdades estão registradas na forma de letra em suas epístolas, e o próprio apóstolo Paulo faz um alerta para que, ao lermos suas cartas, o façamos no espírito porque somos ministros de uma nova aliança, que não é da letra, mas do espírito (2 Co 3:6). Com isso, não estamos fazendo qualquer crítica aos escritos de Paulo, apenas ressaltamos qual deve ser a nossa atitude quando lemos a Palavra. Precisamos sempre invocar o nome do Senhor a fim de ganhar vida na Palavra, e não apenas obter mais conhecimento bíblico.
A partir desta semana nosso encargo é falar sobre as verdades na linha da vida. Sabemos que, enquanto esteve na terra, o Senhor Jesus transmitiu pessoalmente aos doze apóstolos importantes lições, que se tornaram verdades aprendidas por eles por meio das experiências de vida. Portanto, diferentemente das verdades escritas por Paulo, as epístolas de Pedro e João, especificamente, baseiam-se nessas experiências que tiveram com o Senhor antes de Sua morte e mesmo após Sua ressurreição.
Como exemplo, podemos citar Mateus 3:11, onde lemos que João Batista batizava com água, mas Jesus, que viria após ele, batizaria com o Espírito Santo e com fogo. De que maneira os discípulos experimentaram essa palavra? Qual o significado de fogo nesses versículos? Antes interpretávamos que os sofrimentos poderiam nos ajudar a conhecer o Senhor e nos levar a crescer espiritualmente. No entanto vemos que muitas vezes os sofrimentos não são suficientes para nos levar a negar nossa vida da alma. Constatamos que, após um período de sofrimento, nosso orgulho pode voltar a aparecer muitas vezes, e ficar ainda mais forte.
Ao lermos os escritos de Pedro é-nos mostrada a necessidade de sermos provados pelo fogo do Espírito em nosso interior, sendo purificados como o ouro e, assim, obter a salvação da nossa alma (1 Pe 1:6-9).
Os escritos de Pedro nos mostram que as verdades, além de serem conhecidas por nós, podem ser experimentadas no nosso viver diário. Aleluia! Esse deve ser o nosso desejo quando recebemos do Senhor a Sua Palavra todos os dias.


Ponto-chave: As verdades são para serem praticadas.