quarta-feira, 28 de maio de 2014

O SIGNIFICADO DAS QUATRO ESPECIARIAS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - QUARTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 9: As verdades na forma da letra [3] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: Mt 26:39, 42; Jo 19:39; Fp 3:10; Hb 2:14

Ler com oração: Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes [...] qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos (Ef 1:18a-20a). Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Co 15:57).


O SIGNIFICADO DAS QUATRO ESPECIARIAS

Vejamos hoje o significado das quatro especiarias que compõe o óleo sagrado da unção. A primeira é a mirra fluida. Nos tempos antigos, essa substância era utilizada para embalsamar os mortos (Jo 19:39). Por ser essencialmente amarga, tinha como efeito evitar a ação de micróbios e outros agentes causadores de deterioração. Espiritualmente, podemos dizer que a mirra se refere à morte de Cristo. Ao ser crucificado, o Senhor tomou o cálice da amargura em nosso favor (Mt 26:39, 42).
A segunda especiaria é o cinamomo odoroso, oriundo da casca de uma árvore. Por ser facilmente percebido devido ao seu perfume, esse elemento tipifica a eficácia da morte do Senhor (Hb 2:14).
O terceiro componente é o cálamo aromático, uma planta que cresce em regiões pantanosas e tem uma haste longa. Por se desenvolver em um ambiente assim, podemos dizer que espiritualmente ela representa a ressurreição do Senhor. As águas paradas do pântano representam a morte. Assim como a planta sobressai à água parada para crescer, o Senhor venceu a morte, mediante a vida de ressurreição (1 Co 15:55-57). Aleluia!
O quarto ingrediente é a cássia que, como o cinamomo, também tem origem na casca de uma árvore e possui um perfume intenso. Essa especiaria era usada como repelente de insetos e serpentes, e representa a eficácia e o poder da ressurreição do Senhor (Ef 1:19-20; Fp 3:10).
Como vimos no dia anterior, o número quatro simboliza todos os seres criados. A Palavra de Deus afirma que o Senhor Jesus é o primogênito de toda criação (Cl 1:15). Como homem, Ele nasceu do ventre de Maria, viveu uma vida humana perfeita, sem pecado e por nossa causa foi à cruz para que, por Sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte. Todavia, no terceiro dia, o Senhor Jesus ressuscitou, sendo o primogênito de entre os mortos (v. 18). Por isso essas quatro especiarias se referem à humanidade de Cristo e, de maneira mais específica, à Sua morte e ressurreição e ao poder que elas têm sobre o inimigo de Deus.


Ponto-chave: O poder da morte e da ressurreição de Cristo.