quinta-feira, 14 de agosto de 2014

HERDEIROS COROADOS DE GLÓRIA E DE HONRA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 20: Negar a vida da alma (Mt 16:24-28)

Leitura bíblica:  Rm 8:29; Gl 4:1-2,6-7; 1 Jo 3:1-2


Ler com oração:  Não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando; antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos (Hb 2:5-7).

HERDEIROS COROADOS DE GLÓRIA E DE HONRA

No livro de Gálatas, o apóstolo Paulo nos diz que, porque somos filhos de Deus, fomos feitos herdeiros de Deus (4:6-7). No entanto sabemos que, enquanto os herdeiros ainda são imaturos, ou seja, não atingiram a maioridade, eles não podem gerir a herança que lhes foi destinada pelo pai. Por isso essas crianças são temporariamente colocadas sob os cuidados de tutores e curadores (vs. 1-2) até que atinjam a maioridade civil, o que, no Brasil, ocorre aos dezoito anos de idade.
Assim, por um lado, esses tutores e curadores cuidam da educação formal da criança e, por outro, ajudam no suprimento de suas necessidades físicas para que ela possa crescer de modo saudável. Aplicando essa figura à nossa experiência cristã, uma vez que recebemos a vida de Deus, essa vida precisa crescer a fim de nos tornarmos a cada dia mais parecidos com Ele (Rm 8:29; 1 Jo 3:1-2). Esse é o grande objetivo do nosso Pai celeste ao nos inserir no viver da igreja, onde somos ajudados por aqueles que são mais experientes e crescidos espiritualmente.
Conforme vimos nos volumes anteriores do Alimento Diário, o mundo que há de vir não será entregue aos anjos, mas será governado pelos homens. Conforme o autor de Hebreus, isso fora profetizado em Salmos: “Que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste” (8:4-5 cf. Hb 2:5-7). Isso nos mostra que hoje, enquanto vivemos a vida normal da igreja, estamos crescendo e sendo preparados para um dia reinar com Cristo no mundo que há de vir, ou seja, seremos coroados de glória e de honra. Louvado seja o Senhor!


Ponto-chave:  Crescer e ser preparado para reinar com Cristo.