segunda-feira, 9 de setembro de 2013

PROMOVER A FÉ POR MEIO DOS LIVROS ESPIRITUAIS

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 1 - SEGUNDA-FEIRA

SÉRIE: livro: CHAMADOS PARA PROMOVER A FÉ

MENSAGEM CAPITULO 2 - PROMOVER A FÉ

Leitura bíblica: Mt 24:14, Rm 16:3-5, 15, 34; 1Co 16:19; Gl 3:2

Ler com oração: Saudai Priscila e Aquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios; saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo (Rm 16: 3-5)... As igrejas da Ásia vos saúdam. No Senhor, muito vos saúdam. Áquila e Priscila e, bem assim, a igreja que está na casa deles (1Co 16: 19).

PROMOVER A FÉ POR MEIO DOS LIVROS ESPIRITUAIS

O Senhor ainda não voltou porque está esperando que preguemos o evangelho do reino por todo o mundo (Mt 24:14). Para que o evangelho do reino seja pregado em toda a terra habitada, precisamos atender ao chamamento do Senhor.
Temos de deixar o conceito de que apenas tendo um grande local de reuniões é que a igreja vai crescer e alcançar mais pessoas. Se há um lugar de oração e os irmãos estão juntos, ali está a igreja (Rm 16:3-5; 1 Co 16:19).
Precisamos ser flexíveis quanto ao conceito de se ter um local específico de reuniões. Claro que devemos procurar ter um lugar adequado para congregar os santos, mas não pensemos que somente ali o Senhor faz Sua obra. Podemos usar todos os espaços onde o Senhor nos der a oportunidade de congregar pessoas tementes a Deus para que haja lugares de oração: salas comerciais, algum local em nosso trabalho ou onde moramos, ou seja, qualquer lugar onde pessoas que buscam o Senhor possam encontrar conforto, oração por suas necessidades e contato com a Palavra de Deus.
A melhor maneira de participar é abrir nossa casa e fazer dela um lugar de oração, ou uma casa de reunião da igreja, assim como a casa de Lídia e a casa do carcereiro, em Filipos, foram abertas depois que eles receberam a salvação de Deus (At 16:15, 34). Se nossa casa estiver aberta para reuniões, as pessoas virão e encontrarão um ambiente propício para orar e adequado para se pregar o evangelho a vizinhos, amigos e parentes.
Cada um pode convidar seus vizinhos e dizer-lhes: “Vocês precisam de oração? Minha casa é um lugar de oração e podemos orar por você hoje”. Depois de orar, ainda se pode oferecer-lhes um cafezinho, para estreitar a comunhão ao término da reunião, e ler com eles alguma porção da Palavra de Deus ou de algum livro espiritual que os ajudem a ser conduzidos à Fé. Pela pregação, que é o ouvir da Fé, as pessoas ganharão o Espírito (Gl 3:2). Várias famílias já tiveram a bênção de ser úteis a Deus dessa maneira.
Outro modo prático de alcançar as pessoas é criar nas cidades, se possível em vários pontos, um ambiente acolhedor onde se encontram livros espirituais que conduzem as pessoas à Fé. A esse lugar chamamos Bookafé, cujo significado é livro [book] que conduz à Fé. Esse espaço já pode ser encontrado em várias cidades do Brasil e em outros países. O principal objetivo de se ter um lugar como esse é proporcionar às pessoas um ambiente informal a fim de orar com e por elas e suprir-lhes vida por meio da Palavra de Deus.
Seja qual for o lugar, o mais importante é promover a Fé, como Paulo e Silas fizeram na segunda e gloriosa viagem ministerial. Além de orar pelas pessoas e por suas necessidades, vamos ajudá-las a invocar o nome do Senhor, apresentar-lhes a Palavra de Deus e alimentá-las com as palavras saudáveis que temos recebido, levando-as a crescer na vida espiritual, na Fé.


Ponto-chave: Abrir nossa casa e fazer dela um lugar de oração
Pergunta: Qual o principal objetivo do Bookafé e dos lugares de oração?