terça-feira, 27 de agosto de 2013

O SENHOR É O JUSTO GALARDOADOR

ALIMENTO DIÁRIO \ SEMANA 8 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 24: O aperfeiçoamento dos santos para a edificação (Ef 4:11-12; 3 Jo 12)
Leitura bíblica: Mt 16:27; Hb 11:6; Ap 2:26; 5:10

Ler com oração: Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras (Ap 22:12).

O SENHOR É O JUSTO GALARDOADOR

Ontem vimos que ao final desta era os vencedores receberão do Senhor o galardão, que é a autoridade para governar as nações no reino vindouro. Essas nações serão compostas por aqueles que, mesmo não sendo regenerados, terão compaixão dos filhos de Deus durante a grande tribulação, ao final desta era. Isso foi profetizado pelo próprio Senhor Jesus em Mateus 25, quando apresenta dois grupos de pessoas tipificados pelas ovelhas e pelos cabritos.
Durante a grande tribulação o anticristo perseguirá todos os filhos de Deus a fim de matá-los. Nesse tempo somente aqueles que receberem sua marca, na mão ou na fronte, poderão comprar ou vender mantimentos (Ap 13:16-17). Todavia somente receberão esta marca aqueles que adorarem o anticristo. A moeda que usamos hoje deixará de existir e, com o desenvolvimento da tecnologia, será substituída pelo uso de microchips e sistemas de informação superdesenvolvidos.
Desse modo os genuínos filhos de Deus ficarão impedidos de comprar e vender qualquer coisa. Eles terão fome, sede e frio. Ficarão desabrigados, doentes e ainda serão perseguidos e aprisionados. Graças ao Senhor, segundo o que é apresentado pelo Senhor Jesus em Mateus 25, cremos que haverá um grupo de pessoas não regeneradas que, mesmo tendo a marca da besta, terá compaixão dos filhos de Deus. Essas pessoas serão as ovelhas que irão compor as nações terrenas durante o reino milenar; serão os cidadãos do reino, sobre as quais os vencedores exercerão autoridade. Elas ocultamente irão ajudar os cristãos, fornecendo alimentos, roupas, abrigo, remédios e outras coisas.
A essas pessoas o Senhor dirá: “Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me” (Mt 25:34-36). Eles perguntarão ao Senhor quando fizeram essas coisas, e Ele lhes dirá: “Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (v. 40).
O outro grupo mencionado em Mateus 25 são os cabritos, que tipificam as pessoas que não terão compaixão dos cristãos, negando-lhes os suprimentos necessários para que sobrevivam durante a grande tribulação. Esses irão para o castigo eterno (v. 46).
O Senhor, então, regerá as nações juntamente com Seus vencedores, que reinarão com Ele. Os vencedores são aqueles que viveram de acordo com os requisitos apresentados pelo Senhor em Mateus 5, 6 e 7. Se buscarmos viver de acordo com esse padrão, diariamente exercitando nosso espírito e praticando essas palavras, receberemos nosso galardão de governar as nações no mundo vindouro, segundo a proporção do crescimento de vida que tivermos.
Graças ao Senhor por toda palavra que temos recebido hoje e por todas as oportunidades que Ele tem nos dado de negar nossa vida da alma para nos encher com Sua vida. Se guardarmos a palavra da Sua perseverança, isto é, praticarmos o que Ele nos tem falado hoje, seremos poupados da hora da tribulação que virá sobre o mundo inteiro (Ap 3:10).


Ponto-chave: Crescer em vida, negar a vida da alma e guardar as palavras do Senhor.
Pergunta: Quem serão os cidadãos e os governantes do reino vindouro?