quarta-feira, 28 de agosto de 2013

EXERCITAR O ESPÍRITO PARA GANHAR O REINO

ALIMENTO DIÁRIO \ SEMANA 8 - QUINTA-FEIRA


SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 24: O aperfeiçoamento dos santos para a edificação (Ef 4:11-12; 3 Jo 12)
Leitura bíblica: Gn 17:1; Mt 5:48; Rm 10:13; 2 Tm 3:17

Ler com oração: O exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser. Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação (1 Tm 4:8-9).

EXERCITAR O ESPÍRITO PARA GANHAR O REINO

O Senhor deseja que sejamos aperfeiçoados em nosso viver diário, crescendo em vida, para governarmos o mundo que há de vir. Por isso o Espírito nos conduz a viver a vida da igreja, onde aprendemos a negar nossa vida da alma e a seguir o Senhor, junto com os demais irmãos. Em Mateus 16, todavia, quando o Senhor falou sobre a igreja e sua edificação, Ele não se referia a um templo físico. A vontade do Senhor é nos dar uma esfera espiritual na qual todos os Seus filhos possam se desenvolver, crescendo e amadurecendo, para obterem a plena filiação.
Aqueles que creram no Senhor já possuem a vida divina, porém isso é apenas o começo. Para ganharmos a plena filiação, que é a condição para reinarmos com Cristo, precisamos cooperar com Ele, abrindo-Lhe nosso coração e esvaziando-nos de nós mesmos. Quanto mais negamos a nossa vida da alma, exercitando nosso espírito, mais da vida divina recebemos. Uma vez que a responsabilidade de governar no reino vindouro não pode ser confiada aos filhos de Deus que ainda são imaturos, precisamos permitir que a vida de Deus cresça em nós.
Fomos escolhidos por Deus dentre inúmeras pessoas. Contudo, dentre aqueles que foram chamados, Ele ainda selecionará Seus escolhidos (Mt 22:14), aqueles que, por terem amadurecido, herdarão Seu reino. Esse amadurecimento relaciona-se com as experiências de vida que temos com o Senhor hoje. Precisamos ser provados, exercitados e experimentados a fim de sermos habilitados suficientemente para administrar e reger a porção que o Senhor nos confiará. Hoje, na igreja, temos tantas oportunidades para isso ocorrer. Cada vez que nos envolvemos com os serviços, cuidamos dos irmãos e pregamos o evangelho às pessoas, perseverando em meio às dificuldades e tribulações, estamos sendo aperfeiçoados para sermos Seus cooperadores na administração de Seu reino.
Um bom exemplo para nós é o apóstolo João. Mesmo sendo avançado em idade, depois de ter vivido e passado por tantas situações, e após ter registrado em livro todas as visões acerca do fim dos tempos que o Senhor lhe dera, ao sair da prisão não se contentou apenas em ter aquele conhecimento, pois ele sabia que ainda precisava crescer mais em vida e aperfeiçoar outros.
A história da igreja nos mostra que ele partiu para Éfeso a fim de ajudar a igreja naquela cidade a praticar o que havia recebido. A vida de Deus já havia crescido nele de tal modo que não se preocupou com sua idade tampouco com seu cansaço. Por meio de Espírito e vida, João ajudou os efésios a serem restaurados à uma condição espiritual desejável. Esse é o caminho para sermos aperfeiçoados para reinar com o Senhor.


Ponto-chave: Ser aperfeiçoados e amadurecer para cooperar com o Senhor.
Pergunta: De que modo a vida da igreja proporciona o ambiente adequado para crescermos em vida?