terça-feira, 27 de outubro de 2020

TESTADOS E APROVADOS PARA SERVIR A DEUS

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 2 – TERÇA-FEIRA (páginas 26 e 27)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
O PODER DO EVANGELHO – EZRA MA E PEDRO DONG
Mensagem: DEUS NOS CHAMA PARA SEU REINO E GLÓRIA – (1 TS 2:12)
Ministrada por Ezra Ma
Leitura bíblica:
1 Ts 2:3-4; 2 Tm 2:15
Ler com oração:
Visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração (1 Ts 2:4).

TESTADOS E APROVADOS PARA SERVIR A DEUS
Veremos hoje alguns pontos relevantes da mensagem desta semana. Paulo disse: “Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo” (1 Ts 2:3). Esse versículo desvenda o coração do apóstolo Paulo, pois ele afirma que não exortava os irmãos com segundas intenções. O engano, a que se refere, diz respeito à meta e à razão pelas quais as coisas são feitas; a impureza diz respeito à motivação; e o dolo está relacionado ao meio, ao método usado para se alcançar algo, e implica astúcia e malícia, ou seja, é um procedimento fraudulento. A conduta de Paulo não tinha como objetivo alcançar proveito pessoal, suas motivações não eram impuras, e os meios que utilizava eram legítimos. Há outra passagem confirmando as palavras do apóstolo: “Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia” (2 Co 4:1-2a).
Paulo prossegue: “Pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração” (1 Ts 2:4). A palavra “aprovados” no grego é dokimazo, que significa “ser testado” ou “ser examinado”. Essa expressão era utilizada para o teste de pureza de metais, para saber se uma moeda era genuína ou adulterada pela mistura de outros metais. Na atualidade, Deus tem usado a pandemia da Covid-19 para nos testar, para provar nosso coração. Tudo aquilo por que temos passado tem sido um teste para nosso coração, inclusive o isolamento social. Uma vez que estamos próximos do tempo do fim, o Senhor está, com Seu carimbo, aprovando ou reprovando Seus filhos. Ele nos examina para detectar impurezas em nosso coração, porque precisamos ser purificados para ser aprovados por Deus, a fim de “nos confiar ele o evangelho”! Ó Senhor Jesus!
O termo dokimos, do mesmo radical dokimazo, é encontrado neste versículo: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar” (2 Tm 2:15a). Essa segunda expressão diz respeito àquele que foi aprovado. Querido leitor, que sejamos obreiros aprovados por Deus. Para servir a Deus em Seu exército, precisamos ser aprovados, e, por essa razão, somos testados constantemente. Qual é nossa condição? Estamos comprometidos, focados e engajados? Qual é nossa motivação ao nos alistar no exército de Deus? Essas perguntas são para nossa reflexão.
Para ficar mais esclarecidos com respeito a esses termos usados por Paulo, consideremos o contexto da época. As moedas eram produzidas com metais valiosos, como o ouro e a prata, derretidos e colocados em formas próprias. Cada moeda tinha um peso específico, conforme seu valor. Em seguida, as moedas eram polidas, para facilitar o manuseio, e colocadas em uso. Uma vez que eram usadas no comércio, pessoas mal-intencionadas cortavam pequenas lascas das moedas, adulterando-as. Essa questão era tão séria na época, que, em Atenas, em um século, foram decretadas oitenta leis que proibiam essa prática. O termo dokimos designava homens honestos que se recusavam a negociar usando moedas adulteradas, os quais eram chamados pelo povo de dokimos ou “aprovados”.
E hoje, como Deus nos vê? Somos aprovados a ponto de Ele nos confiar o evangelho? Precisamos estar diante de Deus com temor e tremor, a fim de que Ele nos examine e veja se há em nós algo impuro. E como saber se fomos ou não aprovados por Deus? A resposta está no fato de Deus nos confiar ou não o evangelho. Portanto, hoje, vimos como é o viver e o procedimento de alguém chamado por Deus, sem engano, impureza, dolo e astúcia. Que o Senhor nos purifique para que Lhe sejamos úteis.