terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O SEGREDO PARA ALCANÇAR O ALVO E OBTER O PRÊMIO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 23: Praticar a Palavra e crescer em vida (Jo 6:57, 63)
Leitura bíblica: Fp 3:12-14; Fm 3-19

Ler com oração: Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus (Fp 3:12).


O SEGREDO PARA ALCANÇAR O ALVO E OBTER O PRÊMIO

Os livros de Gálatas, Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom estão integrados. Para facilitar a memorização, temos comparado o livro de Gálatas com a fuselagem de um avião; as asas são representadas por Efésios e Colossenses, a meta, por Filipenses e a pista de decolagem, por Filemom. Efésios e Colossenses formam um par. Colossenses fala que o mistério de Deus é Cristo e Efésios fala que o mistério de Cristo é a igreja.
Filipenses nos mostra de modo muito claro que, se queremos avançar, quer na obra, quer em nosso viver, não devemos olhar para os lados ou para trás. É preciso esquecer as coisas que para trás ficaram e correr para as que diante de nós estão (Fp 3:12-14). Cristo está à nossa frente e nos chama. Assim em Filipenses está o alvo, a meta, e nós precisamos tomar essa direção para alcançar o prêmio.
A Epístola a Filemom fala muito do amor. Filemom era um presbítero de Colossos que tinha um escravo chamado Onésimo, o qual, depois de fugir e provavelmente roubar seu senhor, foi preso em Roma e tornou-se companheiro de prisão de Paulo (Fm 10). Paulo lhe pregou o evangelho e Onésimo foi salvo e apascentado por Paulo em Roma. Na mesma época em que Paulo escreveu a carta à igreja em Colossos também escreveu uma carta pessoal a Filemom e a enviou por meio de Onésimo (v. 12), pois estava ciente do amor e da fé de Filemom para com o Senhor e com todos os santos (v. 5).
O nome Onésimo quer dizer útil, mas pelo que fez e com a fuga tornou-se uma pessoa inútil. Porém, ao crer no Senhor, e pela ajuda de Paulo, passou a ser útil. Na carta em que escreveu a Filemom, Paulo contou como Onésimo havia mudado depois que se converteu e ganhou a vida divina. A recuperação de Onésimo se deu por causa do amor de Paulo para com ele. Em Colossenses 3:11 Paulo escreveu que em Cristo não há “grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos”. A prática dessa verdade está no fato de Onésimo ter crido no Senhor assim como seu senhor, Filemom: agora ambos estavam em Cristo, portanto não havia mais escravo nem livre, mas os dois estavam unidos pelo amor do Senhor. Por isso dizemos que o amor, representado pela Epístola a Filemom, é essa pista necessária para que o avião decole e voe na direção estabelecida na Epístola aos Filipenses.
Em nossa jornada cristã, somos orientados e até mesmo conduzidos pela economia neotestamentária de Deus (Gálatas). Em nosso viver temos Cristo como o mistério de Deus (Colossenses) e a igreja como o mistério de Cristo (Efésios). Para atingir nossa meta o segredo é esquecer as coisas que para trás ficam e avançar para as que estão adiante de nós (Fp 3:13-14). Se olharmos para trás, não teremos mais o desejo de avançar; por isso, por meio do livro de Filipenses, o Senhor nos encoraja e nos chama a prosseguir. Porém, para avançar, precisamos de uma pista de amor revelada no livro de Filemom. Somente com amor podemos atingir o alvo.
Que bênção que, em Sua providência divina, o Senhor poupou a vida de Paulo para escrever essas epístolas, tão importantes para a nossa jornada cristã até o reino.

A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO, DESDE OS SÉCULOS, OCULTO EM DEUS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - TERÇA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 23: Praticar a Palavra e crescer em vida (Jo 6:57, 63)
Leitura bíblica: Ef 2:1-7; Cl 1:24-29; 2:2

Ler com oração: Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja; da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus (Cl 1:24-25).


A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO, DESDE OS SÉCULOS, OCULTO EM DEUS


Dentre os vinte e sete livros do Novo Testamento, catorze foram escritos por Paulo, os quais podem ser divididos em três períodos. Antes de ir a Roma, ele escreveu Romanos, Gálatas, Primeira e Segunda Tessalonicenses e Primeira e Segunda Coríntios. Esses seis primeiros livros são muito importantes no que diz respeito à economia de Deus, especialmente o livro de Gálatas. Depois do apelo que fez em face do seu julgamento, Paulo foi aprisionado em Roma onde escreveu mais quatro epístolas que são consideradas o coração do Novo Testamento: Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom; por fim, pouco antes de seu martírio, ele escreveu as outras quatro: Primeira e Segunda Timóteo, Tito e Hebreus.
Paulo tinha o encargo pela pregação do evangelho, por isso, em Roma, muitos ouviram o evangelho e se converteram, inclusive os soldados romanos (Fp 4:22). Além desses, outras pessoas foram salvas durante esse período, sendo que uma delas foi Onésimo (Fm 10). Da casa em que morava, Paulo o ajudou a conhecer o Senhor. Esse escravo, que antes era inútil, por meio do amor de Deus tornou-se um irmão querido e útil.
Durante esse período, enquanto aguardava o julgamento, Paulo ainda teve encargo de escrever mais epístolas para complementar o que já havia falado sobre a economia de Deus na Epístola aos Gálatas. Portanto os livros escritos por ele em Roma completam a revelação que ele recebeu no que diz respeito à economia neotestamentária de Deus.
Na Epístola aos Colossenses é revelado que o mistério de Deus é Cristo: “Para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo” (2:2). Na Epístola aos Efésios, Paulo revelou que o mistério de Cristo é a igreja: “Pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo, [...] a saber, que os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho [...]; e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais” (3:4, 6, 9-10).
Esses dois livros, Colossenses e Efésios, devem ser sempre colocados juntos. Por meio deles temos uma visão clara do dispensar do Pai, do dispensar do Filho e do dispensar do Espírito a fim de fazer de nós, que estávamos mortos em delitos e pecados, a igreja, o Seu Corpo, ou seja, a obra-prima de Deus, por meio da qual Deus expressará Sua sabedoria a todo o universo. Que bênção que isso já não é um mistério para nós!