terça-feira, 18 de junho de 2013

VOLTAR AO PRINCÍPIO E PRATICAR A PALAVRA

ALIMENTO DIÁRIO
 SEMANA 6   TERÇA-FEIRA
Praticar a verdade (2 João 1-6)

 LEITURA BíBLICA: Mt 4:18-22; Mc3:17; 10:35-45; Lc 9:9:54-55; Ap2:4

Ler com oração: Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras (Ap 2:5a)


VOLTAR AO PRINCÍPIO E PRATICAR A PALAVRA

   Somos gratos ao Senhor, pois além de nos revelar Sua vontade, também tem nos iluminado para vermos nossa condição, abrindo nosso olhos para não estarcionarmos no mero conhecimento da Palavra, mas avançarmos para sua prática.
João recebeu as visões e revelações que registrou quando estava exilado na ilha de Patmos. Muitos e vários apóstolos foram martirizados naquela época, mas Deus permitiu que João fosse poupado, sendo preso e exilado. Assim, vinte anoa depois, após ter recebido as visões registradas em Apocalipse, João foi libertado e segundo nos mostra a história da igrja, logo se dirigiu para Éfeso, a fim de ajudar a igreja naquela cidade.

    Os  efésios ficaram presos foram presos por muito tempo ao mero conhecimento e analálise das verdades, por isso haviam abandonado o primeiro amor (Ap 2:4). No entanto, com a chegada de João, eles passaram a ser ajudados por seu minis tério de Espírito e vida. Ele os ajudou principalmente a voltar ao princípio e a praticar as palavras que haviam recebido no início, através do apóstolo Paulo. Dessa forma, por meio do ministério de João os efésios foram introduzidos na esfera do Espírito, passaram a praticar a Palavra e a se encher de vida, servindo uns aos outros.
No passsado nós também dávamos muita atenção para o mero conhecimento das verdades, o que gerava orgulho e dissensões. Pela misericórdia divina nos arrependemos e, mediante o ministério de Espírito e vida do apóstolo João, nossa meta agor é aplicar a Palavra à nossa experiência, praticando-a em nosso dia a dia. Aleluia!

   Vemos na Palavra que João foi realmente transformado. Percebemos isso quando consideramos suas atitudes quando ainda era jovem. Desde o início, João não ocupava uma posição de destaque. Ele foi o quarto discípulo chamado pelo Senhor (Mt 4:18=22). João e Tiago, seuirmão, eramconhecidos como filhos do trovão (Mc3;17). e até foram repreendidos e corrigidos pelo Senhor por sua impetuosidade e intenção de ter um lugar de destaque dentre os demais (Lc 9:54-55;Mc10:35-45).

Ademais, nos relatos de Atos vemos João mais oculto, sempre acompanhando Pedro em suas viagens. Ele não assumia uma postura de liderança, mas estava sempre dando suporte aos que lideravam a igreja. Nesse período em que seguia a Pedro, João certament aprendeu muitas lições com as experiências e, principalmente, com as falhas de Pedro.

O mesmo Senhor que gradualmente trabalhou em João, também deseja nos tornar úteis a  Ele, mas, para isso, precisamos nos humilhar em Sua presença a fim de servirmos a todos os nossos irmãos em Cristo.
   
PONTO- CHAVE: O Senhor deseja nos tornar úteis a Ele, por isso trabalha em nós.

PERGUNTA: Como João ajudou os efésios a serem restaurados?