quarta-feira, 2 de julho de 2014

O MINISTÉRIO DE ESPÍRITO E VIDA MOSTRADO NOS ESCRITOS DE JOÃO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 14: As verdades na linha da vida [3] – (2 Pe 1:5-8)

Leitura bíblica: Jo 1:4; 3:3-6; 10:10; 14:6, 26; 21:22; 1 Jo 2:27; 4:7-8

Ler com oração: A vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada, o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo (1 Jo 1:2-3).

O MINISTÉRIO DE ESPÍRITO E VIDA MOSTRADO NOS ESCRITOS DE JOÃO

A linha da vida também pode ser representada nos escritos do apóstolo João quando observamos suas experiências. Em seu evangelho e em suas três epístolas, o principal encargo dele era levar os irmãos à prática das verdades por meio do exercício do espírito, o que conduz ao crescimento de vida. Pela história, sabemos que, após ele sair da prisão na ilha em Patmos, ele levou a Palavra aos irmãos em Éfeso e cuidou deles a fim de levá-los à condição do fluir da vida divina. E o resultado ele mesmo testifica quando disse: “Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade” (2 Jo 4).
Certa vez o Senhor disse a Pedro, referindo-se a João: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?” (Jo 21:22). Sabemos que João já dormiu no Senhor, por isso cremos que Jesus se referia ao seu ministério de Espírito e vida que permanece até os dias atuais.
Em seu evangelho, João enfatiza a questão da vida eterna para todos os que creem no Senhor (1:4; 3:3-6; 10:10; 14:6), bem como o Espírito que nos faz lembrar todas as coisas e nos conduz à realidade das coisas espirituais (v. 26; 16:13). A ênfase do apóstolo não estava no conhecimento, mas em nos voltarmos ao espírito para ganhar vida (5:39-40).
De modo semelhante, em sua primeira epístola, João nos lembra que o Espírito permanece em nós como a unção que nos ensina todas as coisas (2:20, 27) e nos mostra o amor como a manifestação da natureza divina (4:7-8). Não vemos aqui muitos ensinamentos doutrinários, mas o amor de Deus como resultado do crescimento da vida divina que se manifesta em nosso cuidado prático para com os irmãos (3:14-24).
Nas suas outras duas cartas, João demonstra grande alegria por saber que os irmãos estão “andando na verdade” e volta a falar do amor entre os irmãos (2 Jo 4-6; 3 Jo 3-6). Louvado seja o Senhor! A linha da vida nos mostra que precisamos ser aqueles que praticam a Palavra e usam o espírito para servir com os irmãos e contatar as pessoas. O crescimento da vida de Deus em nós nos leva a amar os irmãos e, mais do que isso, amar as pessoas que ainda não creem no Senhor, tomando o encargo de levar-lhes a palavra do reino.


Ponto-chave:
O ministério do Espírito e da vida nos leva a amar as pessoas.