sexta-feira, 27 de junho de 2014

O OBJETIVO DO VIVER DA IGREJA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - SÁBADO

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 13: As verdades na linha da vida [2] – (2 Pe 1:3-4)

Leitura bíblica: At 20:28; Rm 14:1-8; 1 Pe 5:1-3

Ler com oração: Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo. [...] Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor (Ef 4:13-16).

O OBJETIVO DO VIVER DA IGREJA

Em Mateus 16:18 encontramos pela primeira vez a menção da palavra igreja: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. O termo grego para igreja é ekklesía, que quer dizer chamados para fora. A igreja não é um lugar físico, mas é um viver, é algo dinâmico. Precisamos ter clareza de que o viver da igreja tem como objetivo ajudar todos os filhos de Deus a alcançar a maturidade espiritual. Para isso precisamos ajudar os que foram salvos a tomar a cruz, negar a si mesmos e seguir o Senhor (v. 24). Dessa maneira, eles crescerão na vida de Deus e, no futuro, irão reinar com Cristo.
A igreja é o Corpo de Cristo, que inclui todos os cristãos de todas as eras e em todos os tempos. No Novo Testamento as igrejas aparecem sem nome algum, apenas identificadas com o nome da cidade: igreja em Jerusalém, igreja em Antioquia, igreja em Corinto, igreja em Éfeso (At 8:1; 13:1; 1 Co 1:2; Ap 1:11), e são a expressão prática do Corpo de Cristo em cada cidade.
Ao longo dos anos, muitas práticas bíblicas foram restauradas no viver normal da igreja. Todas elas, no entanto, embora corretas, não devem nos fazer desviar dos itens essenciais da Fé e da economia neotestamentária de Deus. Se formos legalistas e dermos ênfase excessiva a qualquer uma dessas práticas, facilmente julgaremos muitos filhos de Deus erroneamente e até causaremos divisão no meio do povo de Deus por questões secundárias (Rm 14:1-8).
Os que têm liderança nas igrejas devem ter consciência de que falam pelo Senhor com o fim de edificar, nutrir e orientar os irmãos, mas não para controlá-los (At 20:28; 1 Pe 5:1-3). Eles devem sempre estar atentos, exercitando o espírito e negando a si mesmos, para perceber que não são donos do rebanho, mas ministros da nova aliança que ensinam a Palavra, não em forma de letra, mas no espírito e por meio do Espírito. Desse modo os santos todos ganharão vida, crescerão espiritualmente e o Corpo de Cristo será edificado.


Ponto-chave:
Ajudar todos os filhos de Deus a alcançar a maturidade espiritual.