sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O VIVER DE REUNIÕES, FAMILIAR, SOCIAL E A BATALHA ESPIRITUAL

ALIMENTO DIÁRIO \ SEMANA 4 - SÁBADO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 20: Ouro transparente [2] – (2 Pe 1:3-8)
Leitura bíblica: Jo 10:11-15; At 2:42-47; 1 Pe 2:11-12, 17-20; 3:1-7

Ler com oração: Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei (1 Pe 2:17).

O VIVER DE REUNIÕES, FAMILIAR, SOCIAL E A BATALHA ESPIRITUAL

Se permitirmos que o Senhor trabalhe em nós e nos transforme nesta era, na revelação de Jesus Cristo receberemos louvor, glória e honra (1 Pe 1:6-7). Isso foi o que Pedro provou e devemos também provar. Pedro era bastante natural, como vemos nos evangelhos, agindo conforme os impulsos de sua alma, mas Deus trabalhou nele a ponto de ele ser transformado: o Pedro que vemos nos evangelhos é bem diferente do Pedro que vemos em suas cartas, pois já havia amadurecido na vida do Senhor.

O viver da igreja é o ambiente em que o Senhor nos transforma, e esse viver é constituído de quatro esferas: as reuniões, o viver familiar, o viver social e a batalha espiritual. Precisamos do viver de reuniões, pois nelas podemos exercitar o espírito, ter comunhão uns com os outros, receber luz coletivamente e nos alimentar da Palavra. Somos um rebanho; não conseguimos viver sozinhos (Jo 10:11-15). Porém a vida da igreja não se limita às reuniões. Não podemos ter um viver nas reuniões e outro em casa, por isso a vida da igreja inclui também a vida familiar: em casa devemos também ruminar a Palavra, orar com nossos familiares e ter momentos de comunhão pessoal com o Senhor a fim de ter intimidade com Ele.

Além desses dois tipos de viver da igreja, devemos também exercitar o espírito e nos voltar a ele na vida social. No trabalho ou na escola, devemos sempre ter bom testemunho e expressar o Senhor tanto em ações como em palavras, pregando o evangelho aos colegas e conhecidos. Além disso, não podemos esquecer que estamos em uma guerra espiritual, batalhando a favor do reino de Deus, e a todo tempo precisamos vigiar e orar, pois o inimigo de Deus não dorme; ele quer nos matar, roubar e destruir para impedir que o reino de Deus se manifeste (Mt 26:41; Jo 10:10, Gl 5:17; Ef 6:12).

Esses quatro aspectos do nosso viver fazem parte da vida da igreja, e em todos eles devemos ter experiências subjetivas da obra transformadora do Senhor em nós, como as que Pedro teve: experiências de ser purificado pelo fogo. Quando nos voltamos ao nosso espírito, o fogo do Espírito pode consumir todas as impurezas.

Apesar de em nós haver ainda muitas impurezas por causa de nossa herança em Adão, isto é, nossa vida da alma caída, o Senhor hoje está ocupado trabalhando em nós. Com o passar do tempo nossa vida da alma vai sendo negada e a vida de Deus vai crescendo até chegar a um ponto em que receberemos o louvor, a glória e a honra.

Que todos nós vivamos a vida da igreja, exercitando o espírito no viver de reuniões, na vida familiar, na vida social e na batalha espiritual a favor do reino de Deus. Aleluia!


Ponto-chave: Viver a vida da igreja no espírito nos conduz ao reino.

Pergunta: A sua vida da igreja tem se limitado apenas às reuniões?