domingo, 8 de novembro de 2020

CONCLUSÃO

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 – DOMINGO (páginas 52, 53 e 54)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
O PODER DO EVANGELHO – EZRA MA E PEDRO DONG
Mensagem: UMA VISÃO PANORÂMICA – (1 TS 1:1, 3, 5-10)
Ministrada por Pedro Dong
Leitura bíblica:
1 Ts 4—5
Ler com oração:
Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros (1 Ts 5:12-15)

CONCLUSÃO
Encerraremos com os últimos cinco itens que elaboramos para apresentar uma visão panorâmica dessa primeira epístola aos tessalonicenses.
10. A esperança da vinda do Senhor (1 Ts 4:13-18). Paulo estava preocupado por causa da perseguição durante a qual alguns foram martirizados e morreram. Então apresentou uma esperança que vinha do próprio Senhor, demonstrando-lhes que aqueles que morrem em Cristo estão, na verdade, dormindo (vs. 16-17). Essa é nossa esperança, e vamos perseverar até o fim, consolando-nos com tais palavras (v. 18).
11. Vigilância e sobriedade (1 Ts 5:1-11). O capítulo quinto fala de vigiar e ser sóbrio. Paulo adverte que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite, ou seja, de forma repentina, surpreendendo aqueles que acreditavam estar gozando de paz e segurança (vs. 1-3).
Diversos acontecimentos têm assinalado que os tempos finais estão chegando. No Oriente Médio, apesar de os países no entorno de Israel lhe serem historicamente contrários, fortalece-se um movimento de paz. As Escrituras Sagradas já descreviam esse momento ao fazer menção a um acordo de paz que duraria sete anos. Há uns anos, Anwar Sadat, em nome do Egito, assinou esse pacto. Depois, a Jordânia aderiu ao acordo e, recentemente, os Emirados Árabes. Há notícias de que Bahrein e Omã estão na iminência de assinar o referido pacto. O grande acordo de paz trará segurança e prosperidade econômica. Todavia não devemos iludir-nos, pois isso durará apenas três anos e meio; na metade do período de sete anos, virá o anticristo para quebrar a aliança de paz.
Diante de tais acontecimentos, temos de nos preparar, aproveitando as oportunidades para amadurecer. Não nos distraiamos desfrutando dessa “paz e segurança” temporárias. Somos filhos da luz e do dia, não durmamos como os demais; “pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios” (1 Ts 5:5-6).
Continuando: “Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele” (1 Ts 5:9-10). Assim, conectados a Deus, consolemo-nos e edifiquemo-nos re12. Como vigiar? (1 Ts 5:12-22). Aqui temos vários pontos preciosíssimos. Primeiramente, precisamos ter em alta estima os que nos lideram e estão à nossa frente, pois essa postura é essencial para que vivamos em paz. Do mesmo modo, é necessário exortar os insubmissos, consolar os desanimados e amparar os fracos, agindo com toda a longanimidade.
Não retribuamos o mal com o mal, mas sigamos o bem, regozijando-nos sempre (1 Ts 5:15-16). Em nós deve imperar justiça, paz e alegria. Apesar da pandemia da Covid-19 e do isolamento social, não fiquemos cabisbaixos, tristes ou ansiosos, pois temos o Espírito Santo e um Deus que nos reconectou a Si mesmo.
Para vigiar, é imprescindível orar sem cessar (1 Ts 5:17). Além de separar alguns momentos do dia para orar, precisamos estar, a todo tempo, em comunhão com o Senhor.
E também, em tudo, devemos dar graças (1 Ts 5:18a). Eu, pessoalmente, experimentei a grande mudança que ocorreu em minha vida quando parei de reclamar e comecei a dar graças a Deus. Mesmo envolto em muito sofrimento, consegui virar a página do passado, dando graças. Se estivermos conectados ao Senhor, Ele cuidará de nós, pois é o bom Pastor. O resultado é que entenderemos a vontade de Deus em Cristo Jesus e o espírito não se apagará (vs. 18b-19).
As profecias não devem ser desprezadas (1 Ts 5:20); pelo contrário, valorizemos a palavra profética. Para tanto, temos de avaliar o que ouvimos a nosso derredor, retendo o que é bom (v. 21). Se gastarmos nosso tempo ouvindo banalidades, acabaremos não dando importância à palavra do Senhor, pois estaremos com a mente poluída. Outra advertência é para nos abstermos de toda forma de mal (v. 22). Às vezes, embora não estejamos fazendo nada de errado, podemos transmitir uma aparência de mal e comprometer nosso testemunho.

A oração final (1 Ts 5:23-24). Esta é a terceira oração apresentada na epístola e diz: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará”. Aleluia pela fidelidade do Senhor! Ele nos chamou e tudo fará.
14. Conclusão (1 Ts 5:25-28). Concluindo essa epístola, Paulo roga aos irmãos que orem por eles, os apóstolos. É importante orar por aqueles que estão à nossa frente, pois são alvo de diversos ataques do inimigo. As orações dos santos revestem e protegem os irmãos líderes para que, como vasos do Senhor, continuem dispensando a palavra de orientação e de direção.
O apóstolo despede-se pedindo aos irmãos que se cumprimentem com ósculo santo (1 Ts 5:26), expressando o amor e carinho que sentia por todos eles. Paulo ainda pediu que a epístola fosse lida a todos os irmãos (v. 27), pois desejava que tivessem a prática de tais palavras.
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com você, querido leitor. Amém!
Pergunta:
Com essa visão panorâmica de 1 Tessalonicenses, que decisões você vai tomar para se preparar para a vinda do Senhor? Escreva pelo menos três decisões e compartilhe com seus familiares.
Meu ponto-chave: