quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

SER ENVIADO É RESULTADO DA COMUNHÃO COM O SENHOR

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 19: O ministério de Espírito e vida [1] – (Jo 14:16, 21, 23-24, 26; Ap 1:1-3)

Leitura bíblica:  Mt 3:2; 4:17; 7:21-23; 11:28; 28:19; Jo 15:4, 16

Ler com oração:  Depois disto, ouvi a voz do SENHOR, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8).

SER ENVIADO É RESULTADO DA COMUNHÃO COM O SENHOR

A verdadeira obra é a expansão da vida de Deus, é levar a vida divina a outros. Portanto ser enviado para fazer Sua obra é consequência espontânea e natural de ter comunhão com Ele.
Em Mateus 11:28 o Senhor disse: “Vinde a mim”. Quando vamos a Ele, somos supridos e, uma vez supridos, Ele dirá: “Ide!” (28:19). “Vinde” é para ganhar vida; “ide” é para fazer a obra de Deus, que é levar vida às pessoas. Todavia, se não vamos até o Senhor primeiro, nosso “ide” será para fazer algo pessoal. Se sairmos baseados no próprio conhecimento, na experiência de muitos anos, estamos indo no ministério da letra, e o resultado será obra morta. Nesse caso, quanto mais fazemos, mais vazios nos sentiremos, e mais mortos os outros ficarão!
Toda vez que falamos sobre fazer a obra de Deus, referimo-nos à obra viva, não à obra morta (Hb 9:14). Deus não faz obra morta; apenas obra viva. Por isso, ao fazer a obra do Senhor, o segredo é orar, orar, orar e estar no espírito. Quando saímos para pregar o evangelho, devemos orar: “Senhor, enche-nos do Teu Espírito!”. Desse modo, quanto mais fazemos a obra, mais cheios da vida divina ficamos e mais supridos os outros serão. Porém, se, à medida que servimos nos sentimos vazios, alguma coisa não está bem.
Em Mateus 7:21-23 o Senhor fala: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade”. Não é questão de falar “Senhor, Senhor”; mas de fazer Sua vontade. Para isso, precisamos ir até o Senhor. Se não formos até Ele, mesmo que façamos muitas coisas em Seu nome, Ele dirá Naquele dia: “Nunca vos conheci”.
Em João 15:4 o Senhor diz: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim”. Permanecer se refere a ir ao Senhor, a estar ligado à fonte da vida. Sem permanecer Nele não há como produzir fruto. No versículo 16 Ele continua: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça”. Quando permanecemos Nele, não apenas damos fruto, como nosso fruto irá permanecer.
Nossa vida deve ser equilibrada por esses dois aspectos: “vir” e “ir”. Após ter comunhão com o Senhor, não há quem Ele não envie. Ninguém que tenha tido comunhão com Ele ficará quieto em casa. A comunhão com Deus gera um resultado: ser enviado (Is 6:1-8).
Na verdade, cada filho de Deus já ouviu o Senhor enviá-lo pelo menos uma vez. O problema é que muitas vezes sufocamos esse sentimento, seja por nos sentir incapazes, seja por timidez. Ao ser enviado pelo Senhor, não deveríamos pensar no que outros irão dizer; antes precisamos ser ousados e dizer: “Eu tenho Espírito, tenho vida, posso levantar, posso falar! Ainda que eu fale tudo errado, se estiver cheio de unção, todos vão ganhar vida!”.

O MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA E DO ESPÍRITO E VIDA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 19: O ministério de Espírito e vida [1] – (Jo 14:16, 21, 23-24, 26; Ap 1:1-3)
Leitura bíblica:  Jo 4:13-14, 23-24; 5:39-40; 7:37-38

Ler com oração:  Deus nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica (2 Co 3:6). O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida (Jo 6:63).

O MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA E DO ESPÍRITO E VIDA

Podemos fazer uma conexão entre o ministério da nova aliança e o ministério de Espírito  e vida, revelado pelo apóstolo João.
Em João 4:13-14 Jesus afirmou: “Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”. Se formos a Jesus e bebermos da água que Ele tem para dar, haverá em nós uma fonte a jorrar para a vida eterna. A fonte de um ministro da nova aliança é o Senhor. Se não formos a Ele iremos fluir nossa própria água, nosso próprio conhecimento. Isso até pode ajudar alguém, mas será temporário, pois logo passará e as pessoas voltarão a ter sede.
João 5:39-40 diz: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida”. Esses versículos mostram que, ao ler as Escrituras, temos de ir ao Senhor para ganhar vida. Sem Ele tudo pode se tornar mera letra.
Em João 6:63 lemos: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”. As palavras que o Senhor fala contêm Espírito e vida. Elas são o “invólucro”, “o pacote”; que só pode ser “aberto” quando exercitamos nosso espírito, onde habita o Espírito de Deus. Precisamos usar o espírito visto que “Deus é Espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4:24). Por isso damos tanta importância para invocar o nome do Senhor, ler-orar a Palavra, falar e cantar os hinos. Tudo isso nos ajuda a ter comunhão com o Senhor.
João 7:37-38 diz: “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. Se tivermos a atitude de crer no Senhor, como diz a Escritura, os rios de água viva fluirão de nós para suprir outros.