quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O CAMINHO PARA APRENDERMOS A SERVIR COM OS IRMÃOS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - QUARTA-FEIRA - Mens:13

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
Os servos no ministério de João (Ap 1:1-2)

Leitura bíblica:  Jo 21:18; Rm 12:5; Ef 1:22

Ler com oração:  Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também (Jo 13:14-15).

O CAMINHO PARA APRENDERMOS A SERVIR COM OS IRMÃOS

O Senhor deseja que cresçamos em vida para que estejamos prontos para o estabelecimento de Seu reino no mundo vindouro. Contudo hoje precisamos ser obedientes à Sua Palavra, negando a vida da alma. Essa é a maior obra que Deus deseja realizar em nossa vida.
Ao nos chamar para servi-Lo, o Senhor sempre designará pessoas, igualmente chamadas por Ele, para servirem ao nosso lado. Quando nos envolvemos com os serviços ao lado de outros irmãos, muitas vezes usamos nossa capacidade natural para fazer as coisas, segundo nossas opiniões. Nesse contexto é muito comum o surgimento de conflitos, pois cada um deseja fazer algo ao seu próprio modo. Por essa razão precisamos aprender a ser restringidos, estendendo nossas mãos e permitindo que sejamos cingidos pelos outros. Isso é o que vemos em João 21:18, quando o Senhor diz a Pedro que outro o cingiria e o conduziria. Esse versículo evidencia, de maneira inequívoca, que o Senhor sempre designará outros para nos conduzir, mas para isso precisamos estender nossas mãos.
Pelo exercício do espírito somos capacitados a compreender o ministério de João em sua maturidade. Percebemos que o caminho para nos enchermos de Espírito e vida é nos humilharmos e nos esvaziarmos. Isso não significa que deixaremos de ter opiniões, mas aprenderemos a não impô-las sobre os demais, mantendo a unidade do Espírito. Se aplicarmos isso à nossa experiência, o Espírito terá plena liberdade para agir por meio de nós, conduzindo-nos a realizar a vontade de Deus.
Cada um de nós somos servos do Senhor e membros de Seu Corpo (Rm 12:5). Nesse único Corpo há somente uma cabeça, o nosso amado Senhor Jesus (Ef 1:22). Todos aqueles que foram regenerados pela fé em Jesus Cristo são membros do Corpo de Cristo. No passado, procurávamos convencer os outros de nossos pontos de vista, hoje, no entanto, o Senhor nos despertou para a prática do amor, onde acolhemos uns aos outros e nos ajudamos mutuamente, edificando o Corpo de Cristo em unidade, harmonia e paz. Assim, pela graça divina, inúmeros filhos de Deus, antes divididos por suas doutrinas e práticas, hoje estão aprendendo a servir ao Senhor em coordenação.
Deus não deseja que sejamos “super-obreiros”, com uma capacidade extraordinária de fazer coisas para Ele. Ao contrário, Ele requer de nós um coração disposto a ser trabalhado pelo Espírito, que se humilhe na Sua presença, reconheça que precisa de outros e declare total dependência Dele. Assim como o Senhor é simples, Ele almeja que sejamos também para ser Seus servos.


Ponto-chave: Não impor nossas opiniões sobre os outros, mas manter a unidade.

Pergunta: O que fazer para evitar conflitos com aqueles com quem servimos?