quinta-feira, 30 de maio de 2013

O PRINCIPAL ENCARGO DE DEUS: ESPÍRITO E VIDA

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 11: O Leão da tribo de Judá (Ap 5:1-5)

Leitura bíblica:   Jo 1:1, 4; 5:39-40; 6:63; 14:17; 2 Jo 4-6; 3 Jo 4

Ler com oração:  Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade (Jo 4:24). O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada) (1 Jo 1:1-2).

O PRINCIPAL ENCARGO DE DEUS: ESPÍRITO E VIDA

Durante o tempo em que ficou exilado, João foi lembrado pelo Espírito Santo das coisas que o Senhor Jesus havia dito (Jo 14:26). Em razão disso, ele registrou em seu evangelho assuntos que não foram mencionados nos outros três evangelhos. Por exemplo, ele registrou que Deus se fez carne na pessoa do Senhor Jesus (1:1, 14) e que o Senhor Jesus, após Sua morte e ressurreição, viria como o Espírito da realidade para habitar naqueles que iriam crer Nele (7:39; 14:17).
Os três primeiros evangelhos apresentam fatos observados durante o ministério terreno do Senhor Jesus. Lucas, por exemplo, fez uma investigação acurada de relatos para registrar uma narração ordenada dos fatos protagonizados pelo Senhor Jesus (Lc 1:1-4). Mateus e Marcos adotam um perfil parecido com esse, em seus evangelhos, destacando, respectivamente, as ações do Senhor como Rei do reino dos céus e como Escravo submisso à vontade de Deus. João, porém, teve uma percepção mais profunda dos fatos e ensinamentos transmitidos por Ele, pois, certamente durante o exílio, procurou conhecer o encargo principal contido em Suas palavras.
É interessante notar que, durante Seu ministério terreno, o Senhor Jesus transmitiu Suas palavras a todos os discípulos. Tanto Mateus, como Pedro, Tiago, João e os outros ouviram o que o Senhor disse acerca do Espírito, do fim dos tempos, de Sua segunda vinda, do tribunal de Cristo e da manifestação do reino vindouro. Porém, a fim de completar a revelação da vontade de Deus e nos ajudar a perceber o desejo de Seu coração, João foi incumbido de escrever seu evangelho e epístolas. Neles vemos que Deus deseja que o homem receba Sua vida e, por andar no espírito e praticar Sua Palavra, cresça até estar apto para governar o mundo vindouro com Cristo.
Não devemos nos contentar apenas com nossa primeira percepção acerca dos relatos bíblicos. Para recebermos a revelação do encargo principal de Deus, precisamos de mais tempo em comunhão com Ele, invocando o Seu nome. Precisamos refletir sobre a Palavra de Deus no espírito, considerando-a e ponderando acerca dela, para compreender o que é mais importante: Espírito e vida (Jo 1:4; 4:24; 5:39-40; 6:63). Logo, para cumprirmos o encargo de Deus, precisamos estar no espírito para ganhar mais de Sua vida. Quando isso ocorre, nos dispomos a negar a nós mesmos, seguindo o Senhor na igreja, onde somos aperfeiçoados junto com outros irmãos. Esse é um processo contínuo, que não ocorre de uma vez por todas. João, por exemplo, levou cerca de vinte anos para aprender que o mais importante é andar no espírito, ganhar as palavras de vida e praticá-las a fim de manifestar o amor de Deus (1 Jo 1:1-2; 2 Jo 4-6; 3 Jo 4). Assim como João, devemos remir o tempo, tomando a cruz dia a dia, negando a nós mesmos e aproveitando todas as oportunidades para crescer em vida.


Ponto-chave:  Procurar compreender e praticar a vontade do Senhor.

Pergunta:  Qual a diferença entre as revelações trazidas no Evangelho de João e as contidas nos demais evangelhos?