quinta-feira, 29 de maio de 2014

FACE A FACE COM O SENHOR

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 9: As verdades na forma da letra [3] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: Êx 26:31-33

Ler com oração: Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne (Hb 10:19-20). E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito (2 Co 3:18).


FACE A FACE COM O SENHOR


No óleo sagrado da unção há especiarias medidas em três grupos de quinhentos siclos cada. A primeira representa Deus Pai; a segunda, o Filho; e a terceira, o Espírito Santo, pois o número três na Bíblia simboliza o Deus Triúno. Como vimos anteriormente, a segunda unidade de quinhentos siclos, dividida em duas de duzentos e cinquenta siclos, se refere ao Filho de Deus, que foi partido por nossa causa.
Sobre essa repartição e seu significado para nós, podemos fazer um paralelo com o véu que separava o Santo Lugar do Santo dos Santos no tabernáculo no Antigo Testamento. Dentro do santuário, havia quatro colunas para sustentar esse véu (Êx 26:31-33). Essas colunas formavam três entradas, que simbolizam o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Segundo a Epístola aos Hebreus, o véu representa a carne do Senhor Jesus (10:19-20).
Quando o Senhor morreu na cruz, algo extraordinário ocorreu no santuário: “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos. O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficaram possuídos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus” (Mt 27:50-54). Na ocasião em que o Senhor morreu, o véu se rasgou de alto a baixo. Podemos inferir que, nesse momento, abriu-se a entrada do meio do Santo dos Santos, que se refere ao Filho, cujo corpo foi partido na cruz por amor a nós.
A morte do Senhor Jesus nos abriu um novo e vivo caminho para termos acesso direto à presença de Deus. Antes, para se encontrar com Deus, era necessário que o sumo sacerdote da casa de Arão adentrasse o véu do santuário cumprindo uma série de requisitos do serviço levítico no Antigo Testamento. Era a antiga aliança, segundo a qual o homem se relacionava com Deus baseado nas leis e ordenanças dadas pelo SENHOR a Moisés. Mas hoje podemos ter intrepidez para entrar no Santo dos Santos, indo à presença de Deus em nosso espírito, pois o véu já foi rasgado e o sangue de Cristo foi derramado em nosso favor. Em Cristo, Deus e o homem se mesclaram para nos abrir um novo e vivo caminho, para estarmos face a face com a glória do Senhor (2 Co 3:18). Aleluia!


Ponto-chave:  Em Cristo temos um novo e vivo caminho.