segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DESPOJAR-NOS DO VELHO HOMEM E REVESTIR-NOS DE CRISTO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Espírito e fogo (1 Pe 1:3-7; 4:12-13; Mt 3:11)

Leitura bíblica: Rm 7:5-6; 8:6; 12:2; Ef 4:17-24; 1 Tm 2:4; Hb 2:1

Ler com oração: No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade (Ef 4:22-24).

DESPOJAR-NOS DO VELHO HOMEM E REVESTIR-NOS DE CRISTO

No volume anterior desta série do Alimento Diário vimos sobre as duas linhas ministeriais que nos revelam as verdades neotestamentárias. Temos as verdades reveladas pelo ministério do apóstolo Paulo e as verdades reveladas pelos doze apóstolos que andaram com o Senhor. Todas as verdades neotestamentárias foram reveladas por Deus e todas elas são importantes. Por essa razão, não podemos desprezá-las, mas devemos nos apegar firmemente a elas, para que delas jamais nos desviemos (Hb 2:1).
Sabemos que o problema não está nas verdades. O problema está na nossa atitude com para com elas. Se apenas enfatizarmos o mero conhecimento das verdades, não seremos transformados. Com efeito, Deus deseja que cheguemos ao pleno conhecimento da verdade (1 Tm 2:4). No entanto precisamos ser aperfeiçoados quanto à nossa atitude, pois, ao considerarmos nossa prática, percebemos quão aquém estamos do que conhecemos, pois ainda somos governados pela nossa alma caída, vivendo muito pouco no espírito.
A humanidade de modo geral tem uma profunda admiração pelas coisas da alma, e, inconscientemente, a vida da alma, ou seja, o ego, tem se fortalecido geração após geração. Em todas as esferas de relacionamento humano – social, familiar e profissional – podemos identificar uma busca incessante pela satisfação da alma. A própria tecnologia tem se dedicado a essa tarefa, oferecendo comodidades que muitas vezes afastam o homem de Deus. Nas relações humanas é comum a busca pela exaltação do ego, que resulta em ambição e orgulho. Todas essas coisas pertencem à esfera da vida da alma e promovem a independência do homem para com Deus.
Ao lermos a Palavra, especialmente o Novo Testamento, percebemos quão sério é esse problema. A alma humana foi corrompida pelo pecado, por isso a mente caída do homem busca apenas a satisfação da alma, fazendo-o andar na vaidade de seus próprios pensamentos. Poucos são os que percebem que viver sob o controle da vida da alma é e sempre foi uma barreira muito grande para o avanço da obra do Senhor em toda a terra. Por isso, em Efésios 4:17-24, vemos que, para andarmos na verdade, devemos renovar a mente no espírito. Para isso, devemos nos despojar do velho homem, da velha maneira de viver, e nos revestir de Cristo.
Todos nós que cremos no Senhor Jesus já recebemos a vida de Deus. Todavia, se nos deixarmos ser guiados por nossa vida da alma, certamente nos inclinaremos para as coisas da carne, cujo resultado é morte; quando, porém, inclinamos nossa mente às coisas do Espírito, recebemos vida e paz (Rm 8:6). Aprendamos a usar nossa mente de forma correta. Procedendo assim, nossa alma será preenchida com a vida divina, levando-nos a andar na verdade.


Ponto-chave: Despojar-nos do velho homem para revestir-nos de Cristo.

Pergunta: Por que a vida da alma é um obstáculo para o avanço da obra de Deus?