sábado, 3 de novembro de 2012

O PODER DA INTERCESSÃO


O Poder da Intercessão

  "Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." Tiago 5:16.

A oração intercessória é poderosa. A oração intercessória faz a diferença. A oração intercessória muda as coisas. Eis a razão: na controvérsia entre o bem e o mal, Deus avalia a liberdade humana. Ele está fazendo cada coisa. Ele pode alcançar cada pessoa antes mesmo que nós oremos. Ainda assim Deus é limitado. É limitado por nossas escolhas. Ele nunca violará qualquer liberdade individual de escolha.
Ele apenas vai até aí. Influencia, mas nunca coage. Convence, mas nunca compele. Guia, mas nunca força. Quando oramos pelos outros, Deus derrama Seu Espírito sobre nós para alcançarmos essas pessoas. A oração intercessória abre novas avenidas para Deus trabalhar. Permite a Deus outra oportunidade.

Quando as pessoas oram, alguma coisa acontece. A oração em grupo tem um poder incomum que vem do Todo-poderoso. Duas ou três pessoas que oram fervorosamente fazem a diferença. Deus ouve. Deus responde. Deus faz mudanças. Deus toca em vidas. Você tem um padrão de oração? Você se encontra regularmente com um pequeno grupo de oração intercessória? Por que não pede para Deus ajudar você a encontrar um padrão de oração? Por que não começar um ministério de intercessão em sua própria vida? Se você já é um intercessor, por que não encoraja outras pessoas a unir-se com você na intercessão? Descubra alguém para orar com você, para escrever uma lista de oração e a observar o que Deus faz. Você ficará maravilhado.

O BATISMO NO MAR E A PEREGRINAÇÃO NO DESERTO


O batismo no mar e a peregrinação no deserto

Alimento Diário
 - O ministério que seguimos e praticamos
Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia(2 Co 4:16)

Êx 14:15-31; 17:1-6; Nm 20:1-13; Dt 3:24-27

Após a Páscoa, os israelitas deixaram o Egito, libertos da escravidão opressora de Faraó. Vendo que eles haviam fugido, Faraó e seus exércitos saíram em perseguição a eles. Os israelitas estavam junto ao Mar Vermelho. Deus ordenou que Moisés levantasse seu bordão, estendesse a mão, e o mar se abriria para os israelitas. Moisés obedeceu, o mar se abriu, e eles o cruzaram. Os egípcios os perseguiram mar adentro, mas, uma vez que o povo havia atingido a outra margem, Deus disse a Moisés que novamente estendesse a mão para que o mar se fechasse sobre os egípcios. Moisés o fez, e as águas do mar se fecharam, fazendo-os perecer.

A passagem do povo pelo Mar Vermelho prefigura o batismo (1 Co 10:2). Ela nos mostra claramente como abandonamos esse tipo de mundo, o mundo da subsistência. Sair de Ur dos caldeus prefigura sair do mundo da idolatria; sair de Harã representa sair do mundo do pecado e sair do Egito simboliza sair do mundo do sustento. Agora, passado o Mar Vermelho, deixamos para trás o mundo da subsistência, e o rei deste mundo, o diabo, não tem como nos controlar. Aleluia!

Após a passagem do Mar Vermelho, Moisés conduziu o povo no deserto por quarenta anos. Eles deveriam ter entrado na terra de Canaã logo após ter passado o Mar Vermelho. Se olharmos pelo aspecto geográfico, cerca de dez ou quinze dias seriam necessários para que eles chegassem até Canaã. Contudo os quase dois milhões de pessoas não estavam aptos para servir a Deus, porque eles estavam ainda cheios do “Egito”, ou seja, cheios de sua vida da alma, eram ainda muito anímicos. Foi necessário que se passassem quarenta anos para que os homens anímicos, as pessoas cheias da vida da alma e de insatisfações, caíssem no deserto. Apenas a nova geração entrou na terra de Canaã, passando o rio Jordão. Isso representa a corrupção do nosso homem exterior e a renovação do nosso homem interior (2 Co 4:16).

Talvez alguns pensem que, passados quarenta anos, Moisés já teria sido totalmente transformado, não teria manifestações de sua vida da alma. Entretanto ele foi exposto na questão da vida da alma numa ocasião em que o povo murmurou por falta de água, e Deus lhe disse  que tomasse o bordão e ferisse a rocha para que dela saísse água (Êx 17:1-6). Ferir a rocha representa a morte do Senhor Jesus na cruz. Ele foi ferido e Dele não apenas verteu sangue, como também água, para que ganhemos vida (Jo 19:34). Tempos depois na peregrinação do povo pelo deserto, houve a novamente falta de água. Deus falou a Moisés que, juntamente com Arão, tomasse o bordão e ordenasse à rocha para que dela saísse água. Moisés irou-se com a murmuração do povo e em vez de ordenar à rocha que desse água, ele feriu a rocha novamente. A água jorrou, mas Moisés errou porque não obedeceu a Deus, fazendo o que Ele  havia dito. Por causa desse erro, Moisés não pôde entrar na boa terra. Ele se arrependeu diante do Senhor, mas isso não mudou o que Ele havia determinado (cf. Dt 3:24-27).

O fato de Moisés ter ferido a rocha pela segunda vez manifestou o pouco da vida da alma que ele ainda tinha, e isso o impediu de entrar na terra de Canaã. Podemos aplicar isso à nossa experiência. Se descuidarmos da questão da nossa vida da alma, podemos ser deixados de fora da manifestação do reino dos céus. Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos dê um coração sensível e submisso, que permita que Ele nos transforme e nos faça crescer e amadurecer! Desse modo, seremos vencedores e reinaremos com Cristo mil anos.

* A peregrinação faz morrer nosso velho homem.

RUTE E NOEMI


NOEMI E RUTE
As virtudes de Noemi devem nos impressionar. Seu nome significa "doce" ou "doçura", e em todas suas atitudes podemos ver que ela era na verdade uma pessoa doce e amável. Nela podemos ver a manifestação das virtudes humanas, qu
e são tao necessárias para ter uma vida de igreja normal e cheia de harmonia e unidade.
Noemi se preocupava extremamente por suas noras, e não queria que elas fossem ...a Belém, por causa da situação de viuvez, e porque ela não tinha mais filhos que pudesse dar por maridos (Rute 1:7-13). Noemi houvera podido exigir a suas noras que cuidassem dela, acudindo a um sentimento egoísta, mas ela não buscava seu próprio interesse e não queria que Orfa e Rute sofressem por sua causa. Sem embargo, suas noras, especialmente Rute, insistiram em ficar com ela. Isso indica com claridade que havia uma relação muito amorosa entre elas.
Outra virtude de Noemi era sua submissão ao marido. Não há nenhum registro de murmuração da parte de Noemi por haver tido que sair de sua terra e ir com ele a Moabe, terra maldita por Deus. Tampouco murmurou contra Deus por haver deixado-a viúva e sem filhos, ainda assim O reconheceu como autor de seus sofrimentos. Ao chegar a Belém, ante as mulheres que a receberam, disse que seu nome deveria ser Mara, que significa "amarga", por causa de seus sofrimentos, mas não murmurou contra Deus, acusando-O de injusto ou exigindo a compaixão das pessoas como fez Jó (vs. 19-21).
As atitudes das noras comprovam que Noemi dava bom testemunho diante das pessoas, incluso com relação a Deus.

Devemos anelar ser sogra como Noemi: Ainda que sejamos afligidas pelo Senhor, devemos aceitar a prova com o coração alegre. Noemi confiou totalmente em Deus. Esse deve ser nosso modelo.