domingo, 26 de janeiro de 2014

NOSSA ATITUDE PARA COM DEUS E PARA COM TUDO QUE ELE NOS DEU

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 19: O ministério de Espírito e vida [1] – (Jo 14:16, 21, 23-24, 26; Ap 1:1-3)

Leitura bíblica:  2 Co 3:1-6; Hb 11:37-40

Ler com oração:  Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente [...]. Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus (2 Co 3:2-5).

NOSSA ATITUDE PARA COM DEUS E PARA COM TUDO QUE ELE NOS DEU

Gostaríamos de começar essa semana com algumas perguntas: “Qual tem sido sua atitude para com Deus? Qual tem sido sua atitude para com Suas palavras? Qual tem sido sua atitude para com tudo que Ele deu a você?”. Não podemos negar que Deus nos tem amado e Se dado a nós, entretanto, tudo o que Deus nos tem dado tem produzido o resultado que Ele espera? Por certo todos diremos que não. O Senhor nos deu tanto, e ainda vemos tão pouco produzido em nós.
Olhando a história da igreja, vemos homens que se consagraram, que deram a vida pelo Senhor. Muitas dessas histórias foram registradas; outras, não, pelo menos não diante dos homens, mas certamente estão registradas diante de Deus. Talvez perguntemos: “Que fez tais irmãos terem uma consagração assim? Será que o Senhor os amou mais do que a nós?”. Certamente não. É porque eles tiveram atitude adequada para com o Senhor e para com tudo que Deus fez por eles e neles (Hb 11:37-40).
Nesta semana veremos que há uma ligação total entre o ministério da nova aliança e o ministério de Espírito e vida. Na Segunda Epístola aos Coríntios, Paulo nos apresenta uma carta, não escrita em papel, mas no coração dos irmãos. Esse relato é extraordinário porque nos mostra que existe uma carta viva escrita no coração das pessoas. É uma carta de Cristo produzida pelo ministério da nova aliança, que é do Espírito e que dá vida (3:3, 6).
O termo ministério também significa serviço. Existe um serviço aos santos que produz uma carta de Cristo escrita neles. Essa carta não é escrita com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo. Além disso, os que as escrevem têm confiança em Deus, e não em si mesmos, pois sabem que foi Ele que os habilitou a ser tais ministros. Isso é um grande encorajamento para todos os filhos de Deus, pois podemos ser capacitados, habilitados por Deus, como ministros dessa nova aliança, para cooperar com Ele e suprir vida a todos. Tudo depende da nossa atitude para com Deus, para com Sua Palavra e para com as pessoas.

COM O ROSTO DESVENDADO, CONTEMPLAR A GLÓRIA DO SENHOR

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 18: O ministério da nova aliança [2] – (2 Co 3:12–4:6)

Leitura bíblica: Êx 34:29-35; 2 Co 3:12-17

Ler com oração:  E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito (2 Co 3:18).

COM O ROSTO DESVENDADO, CONTEMPLAR A GLÓRIA DO SENHOR

Enquanto a glória do ministério da antiga aliança era desvanecente, a glória do ministério da nova aliança é permanente. O apóstolo Paulo usou uma figura do Antigo Testamento para ilustrar essa questão: para manter sua aparência, Moisés punha um véu sobre sua face para que o povo de Israel não percebesse que a glória em seu rosto se desvanecia (Êx 34:29-35; cf. 2 Co 3:13).
A glória do ministério do Espírito não é assim. Ela é de glória permanente e não há necessidade de se colocar véu! Não precisamos disfarçar, pois brilhamos o tempo todo. Porque é do Espírito, a glória desse ministério não desvanece. Aleluia! Por isso Paulo disse que, por ter essa esperança, se servia de muita ousadia no falar (v. 12).
Paulo mostra que mesmo hoje, ao ler as Escrituras, ainda podemos ter um véu: “Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido. Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles” (vs. 14-15). A palavra embotar é o mesmo que perder o fio, ou seja, os sentidos deles perderam a sensibilidade, passaram a ficar endurecidos. Quanto ao véu, mais uma vez vemos quão importante é a questão da atitude. Se quando lemos a Bíblia ou ouvimos uma palavra nossa reação é apenas: “Eu já sei”, o véu permanece sobre nosso coração e não somos transformados.
A fim de recuperar nossa sensibilidade, precisamos nos arrepender. O arrependimento, além de ser uma mudança de mente, também é uma mudança de atitude; mudamos a maneira de pensar e atuar.
Prosseguindo no versículo 16 lemos: “Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado”. A melhor tradução para esse versículo segundo o grego é: Quando, porém, o coração se volta ao Senhor o véu lhe é retirado. Assim, nossa atitude quando ouvirmos a Palavra de Deus deve ser de voltarmos o coração ao Senhor. Para isso, a melhor maneira é invocar Seu nome: “Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus!”. Também devemos orar e pedir-Lhe para remover as inúmeras camadas de véu que há em nosso coração.
Quando voltamos o coração para o Senhor, o véu é tirado e vemos o Senhor como Espírito. Como resultado dessa atitude, desfrutamos de liberdade! (v. 17). Não estamos mais presos à condenação do ministério da letra. Esse Espírito é o que dá vida e Nele a esperança de que podemos ser transformados renasce. Nós não somos capazes de pensar nem de mudar coisa alguma, mas o Espírito tudo pode. Quando o véu é retirado podemos contemplar a glória do Senhor.
O versículo 18 continua: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. Quando fomos criados por Deus, conforme relatado em Gênesis, éramos a Sua imagem e semelhança, contudo, depois da queda, perdemos essa expressão. Por causa da regeneração em nosso espírito, recuperamos a imagem e a semelhança, entretanto, em nossa alma e corpo, ainda não expressamos a imagem e semelhança Dele. Todavia, se nós, todos os dias, com o rosto desvendado, contemplarmos o Senhor, vamos ser transformados! Assim, vivendo de fé em fé e transformados de glória em glória na Sua própria imagem, quando o Senhor voltar, por fim, vai nos coroar de glória e de honra.
Diante do que foi apresentado nesta semana, qual será sua atitude? Que todos possamos voltar nosso coração ao Senhor, invocando o Seu nome – Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! – para que todo véu seja retirado, e assim possamos contemplar a glória do Senhor e ser transformados! Dessa maneira nosso rosto vai brilhar! Contatando o Senhor seremos encorajados a prosseguir e a cumprir a vontade de Deus. Jesus é o Senhor!