quinta-feira, 8 de outubro de 2020

LIVRO: O CORAÇÃO DA BÍBLIA O VIVER PRÁTICO DA IGREJA UMA SÍNTESE DOS ÚLTIMOS CAPÍTULOS DA EPÍSTOLA AOS ROMANOS

 LIVRO: O CORAÇÃO DA BÍBLIA

DIA:08/10/2020



TERCEIRA SEMANA – QUINTA-FEIRA (Páginas 71 à 72)


Ler com oração:

Rm 12:11  Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.


O VIVER PRÁTICO DA IGREJA

UMA SÍNTESE DOS ÚLTIMOS CAPÍTULOS 

     DA EPÍSTOLA AOS ROMANOS


     Nos capítulos 1 a 8 de Romanos, o apóstolo Paulo nos transporta para as regiões celestiais com a revelação do evangelho completo de Deus. O Senhor preparou uma salvação completa para Seus filhos. O desejo de Deus é que, acima das revelações, tenhamos um viver prático no ambiente da igreja junto com outros irmãos. Os capítulos 9 a 11 foram direcionados aos judeus e apresentam a eleição de Deus. E, por fim, os capítulos 12 a 16 mostram o viver prático da igreja. Agora, veremos, brevemente, como deve ser esse viver.


     Em Romanos 12, vemos a importância de apresentar o corpo, a alma e o espírito nos serviços da igreja. Devemos apresentar nosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Sabemos que o corpo sofre com as pressões do mundo, e Paulo também sabia disso; então, para nos encorajar, rogou para que nosso serviço ao Senhor seja em virtude das Suas misericórdias. Além do corpo, a alma também precisa estar engajada. O mundo quer moldar nossa mente, que é a parte líder da alma, com o presente século (aion). Para não cairmos nessa cilada, é preciso buscar a renovação da mente, preenchendo-a com a vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita. Por fim, para servir ao Senhor, precisamos ser fervorosos de espírito: “No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor” (Rm 12:11). Aqui, o termo “remisso” significa preguiçoso e está relacionado com as coisas do Senhor, com perder o zelo e o fervor no serviço a Ele. Quando apresentamos o corpo, a mente é renovada, e o espírito se torna fervoroso (Rm 12:1-2). 

    Em Romanos 13, Paulo fala sobre a importância da obediência às autoridades instituídas e sobre o amor ao próximo.


     No capítulo 14, Paulo traz-nos luz ao dizer que não estamos aptos a julgar nenhum filho de Deus. O Senhor deseja que o viver da igreja seja um ambiente de inclusão de todos os filhos de Deus. Se Ele acolheu determinado irmão, quem somos nós para excluí-lo? 


    No capítulo 15, Paulo nos adverte a suportar os mais fracos. Precisamos buscar agradar ao próximo, e não a nós mesmos. Assim como Cristo nos acolheu, devemos imitá-Lo e acolher a todos no viver prático da igreja. Não podemos restringir os serviços da igreja aos que consideramos mais capazes. É de vital importância incluir os mais fracos nos serviços, para que também recebam, de Deus, graça e desfrute. Assim, os mais debilitados, aos poucos, crescerão em vida. A graça e o desfrute que ganhamos, quando servimos o Senhor, são poderosos para gerar crescimento. 


    E, por último, no capítulo 16, Paulo lembra nominalmente cada irmão e recomenda-os à igreja. O coração de Paulo era inclusivo. Aleluia! Ele via em cada irmão, irmã, casal e família grande potencial para ser útil ao Senhor. 


    Assim, o evangelho completo de Deus é a solução para os problemas encontrados na Primeira Epístola aos Coríntios. Ao ler esse capítulo, fica claro o motivo que levou o Espírito Santo a colocar na Bíblia o livro de Romanos antes de 1 e 2 Coríntios. A saída para os inúmeros problemas que existiam na igreja em Corinto e para as dificuldades que encontramos na igreja hoje é a prática do conteúdo da Epístola de Paulo aos Romanos. Nela temos os ingredientes necessários para vencer todos os problemas. Louvado seja o Senhor!