quinta-feira, 25 de julho de 2013

A VIVA ESPERANÇA QUE PROVÉM DA REGENERAÇÃO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 3 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 19: Ouro transparente [1] – (Gn 2:10-12a; 1 Pe 1:7; Ap 21:18, 21)
Leitura bíblica: Jo 3:1-3; Rm 8:21; Fp 3:21; 1 Pe 1:3-4


Ler com oração: Fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente (1 Pe 1:23). Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória (Cl 3:4).


A VIVA ESPERANÇA QUE PROVÉM DA REGENERAÇÃO

O registro de João acerca da regeneração, ao relatar o diálogo entre Nicodemos e o Senhor Jesus (Jo 3:1-3), é cronologicamente posterior ao que Pedro também já havia escrito sobre esse tema. De acordo com o evangelho de João, regeneração significa nascer de novo para entrar no reino de Deus. Pedro, anteriormente, já havia mencionado esse assunto segundo sua própria experiência, conforme lemos: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1 Pe 1:3).

De acordo com o que Pedro escreveu a regeneração provém da vida de Deus, que se tornou disponível para nós após a ressurreição do Senhor Jesus. Ao sermos regenerados, recebemos a vida divina dentro de nós. Com isso, uma semente incorruptível foi plantada em nosso interior: “Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (v. 23).

Podemos receber a vida divina ao crer na viva Palavra de Deus. É nesse momento que a semente divina é plantada em nosso interior e se torna uma viva esperança, com um objetivo: “Para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo” (1 Pe 1:4-5).

Isso significa que a regeneração é apenas o passo inicial para entrarmos no reino dos céus. Após sermos regenerados, precisamos cuidar para que a vida divina cresça em nós, ocupando nossa alma e todo o nosso ser. Isso ocorre quando negamos a nós mesmos e, dia a dia, tomamos a cruz para seguir o Senhor. Se perseverarmos em negar a vida da alma, estaremos aptos a participar da salvação preparada para revelar-se no fim dos tempos. Assim, quando o Senhor voltar, todo o nosso ser será glorificado, alcançando a plena redenção (Rm 8:21; Fp 3:21; Cl 3:4). É isso o que Deus tem preparado para nós.


Ponto-chave: A vida divina precisa se expandir para todo o nosso ser.

Pergunta: Qual é o passo inicial para entrarmos no reino?