domingo, 6 de julho de 2014

A PRÁTICA DAS VERDADES NOS MANTÉM EM UMA SITUAÇÃO NORMAL

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 14: As verdades na linha da vida [3] – (2 Pe 1:5-8)

Leitura bíblica: Lc 6:32; 2 Co 3:6; Tg 1:22-25; 3 Jo 11-12

Ler com oração: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos (Tg 1:22).

A PRÁTICA DAS VERDADES NOS MANTÉM EM UMA SITUAÇÃO NORMAL

Vimos no decorrer da semana sobre as verdades na linha da vida, especialmente aquelas registradas nos escritos do apóstolo João. Quando Paulo nos deixou suas catorze epístolas, ele nos alertou sobre a necessidade de as lermos usando o espírito, a fim de ganhar vida (2 Co 3:6). Como ministros da nova aliança nós não buscamos apenas mais conhecimento, mas queremos ajudar as pessoas com Espírito e vida. João usou o espírito e ajudou muitas igrejas a serem restauradas a uma situação espiritual normal.
A prática das verdades produz frutos espirituais, conforme podemos ver na história de Demétrio. Ele era alguém que praticava o mal mas, depois de ter sido ajudado por João e pelos irmãos em Éfeso, todos davam bom testemunho dele (3 Jo 12). A ênfase dos irmãos ali deixou de ser a busca pelo conhecimento literal da Palavra, e passou a ser a prática do que haviam lido e ouvido.
Gaio também é um modelo para nós de alguém que praticava a Palavra. Pelo testemunho que João dá em sua terceira epístola nós podemos ver que a prática constante das verdades nos faz ter um espírito forte (v. 2), e, ao aperfeiçoar o dom, este torna-se ministério.
Mesmo com a morte de João, cremos que o seu ministério permanecerá até a volta do Senhor, conforme lemos em seu evangelho (Jo 21:22). Por isso temos buscado praticar continuamente tudo o que nos foi revelado pelo Senhor. Em especial, temos sido encorajados a acolher todos os irmãos, inclusive aqueles que não se reúnem conosco e levar o evangelho do reino a toda a terra habitada por meio da literatura espiritual saudável, utilizando instrumentos como o Bookafé e a colportagem.
Qual deve ser nossa atitude então? Na vida da igreja devemos aprender a contatar as pessoas com amor. Quanto mais da vida divina tivermos, mais amor teremos por todas as pessoas. Por isso, em nosso viver cristão e viver da igreja hoje, devemos negar a vida da alma para que a vida divina seja acrescentada. Precisamos amar a Deus e amar as pessoas; para esse fim, invocamos o nome do Senhor para estar no espírito, onde habita o Espírito da vida. A manifestação da vida divina é o amor. Quando estamos no espírito, amamos não apenas as pessoas que são amáveis, mas também as que não são (Lc 6:32).
Que o Senhor nos conduza a permanecer nesse caminho, praticando as verdades e exercitando o espírito para ganhar vida e transmiti-la às pessoas ao nosso redor!


Ponto-chave:
Praticar as verdades exercitando o espírito!