terça-feira, 17 de dezembro de 2013

APRENDER A SERVIR EM COORDENAÇÃO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - TERÇA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Os servos no ministério de João (Ap 1:1-2)

Leitura bíblica: Jo 13:12-17; 21:2, 15-23; Ef 4:11-12

Ler com oração: Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros (Fp 2:3-4).

APRENDER A SERVIR EM COORDENAÇÃO

Em João 21, lemos que o Senhor disse a Pedro que, enquanto fosse jovem, faria as coisas à sua própria maneira, mas, quando se tornasse velho, estenderia as mãos e outra pessoa o cingiria e o levaria para onde não quisesse (v. 18). Ser jovem ou velho, aqui, tem um sentido figurativo, e se refere à maturidade espiritual, ou seja, ser imaturo ou maduro espiritualmente. Isso mostra que, quando obtemos crescimento da vida divina, não agimos de maneira individualista nem realizamos as coisas conforme nosso próprio parecer; antes, somos guiados e restringidos pelo Espírito, que nos leva a servir a Deus em coordenação com os demais irmãos.
Pelo Espírito, temos aprendido que Deus não requer de nós capacidade para servi-Lo sozinho. Ele não deseja que sejamos autossuficientes em nosso serviço a Ele. Igualmente as igrejas não podem ser isoladas umas das outras, pois Deus deseja que sejamos mutuamente coordenados, sendo aperfeiçoados em amor. Dessa forma, podemos aprender com os outros e ser edificados, exercitando o espírito e servindo em amor.
Deus nos tem dado diversas ferramentas para servi-Lo, como o CEAPE, a colportagem, o BooKafé e os lugares de oração. O uso dessas ferramentas é importante, mas elas só produzirão o devido resultado se negarmos a vida da alma ao utilizá-las e aprendermos a servi-Lo em coordenação com outros. O ministério do apóstolo João em sua maturidade mostra que o princípio de nosso serviço a Deus é nos esvaziarmos e nos humilharmos, em vez de impor aos outros nossas ideias e opiniões, e reconhecermos que precisamos dos outros irmãos (Jo 13:12-17).
Quando o Senhor disse para Pedro que, quando fosse mais velho, ele estenderia as mãos e outros iriam cingi-lo e levá-lo para onde não queria, João, que estava ao seu lado, também ouviu. Pedro ficou incomodado com aquelas palavras: “Então, Pedro, voltando-se, viu que também o ia seguindo o discípulo a quem Jesus amava, o qual na ceia se reclinara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o traidor? Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus: E quanto a este?” (21:20-21). Isso demonstra que Pedro ainda não possuía discernimento suficiente para aplicar a Palavra à sua experiência. João, porém, estava atento às palavras do Senhor, ainda que Ele estivesse falando com Pedro. Essa atitude de João possui grande significado, sendo uma grande lição para nós.
João observava de perto a experiência de Pedro, pois sempre estava ao seu lado. Assim, cada vez que Pedro era corrigido pelo Senhor, ou quando recebia alguma lição, João considerava essas coisas e as guardava no coração. Ele percebia que o Senhor queria usar a Pedro para aperfeiçoar os demais discípulos, pois, apesar de estarem presentes ali sete discípulos (v. 2), o Senhor em determinado momento falava especificamente com Pedro (vs. 15-23).
Louvamos ao Senhor pelo viver do Corpo, no qual somos aperfeiçoados mutuamente. Também o Senhor designa alguns irmãos, os homens-dons, para aperfeiçoar os santos (Ef 4:11-12). Sejamos sensíveis ao Espírito, aproveitando todas as situações que acontecem conosco e com os demais irmãos para aprendermos lições e sermos aperfeiçoados.


Ponto-chave: Reconhecer que precisamos dos irmãos para servir a Deus adequadamente.

Pergunta: Por que podemos dizer que o Senhor queria usar a Pedro para aperfeiçoar os demais discípulos?