quinta-feira, 1 de agosto de 2013

VIDA DA ALMA: O EMPECILHO PARA NOSSA TRANSFORMAÇÃO

 Alimento diário / Semana 4 - sexta-feira


SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 20: Ouro transparente [2] – (2 Pe 1:3-8)

Leitura bíblica:
Hb 2:5-7; 4:15; 1 Pe 1:6-7; Ap 21:23

 

Ler com oração: Todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito (2 Co 3:18).
 


VIDA DA ALMA: O EMPECILHO PARA NOSSA TRANSFORMAÇÃO

 
Deus quer tornar-nos úteis para Seu reino e nos entregar o governo do mundo que há de vir, por isso, hoje, Ele está nos preparando (Hb 2:5). O homem foi criado para ir ao encontro da necessidade de Deus. Porém, para governar o mundo que há de vir, o homem precisa ter seu problema resolvido: a natureza caída herdada de Adão, que o leva a cometer todos os tipos de pecado e a ser independente de Deus.


Mateus 1:1 diz que o Senhor Jesus era descendente de Davi. Ao nascer de Maria, Ele se revestiu da natureza humana, participando de carne e sangue, semelhante a nós, porém sem pecado (Hb 2:14; 4:15). Então, mesmo sendo Filho, o Senhor aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu (5:8), submetendo-se à vontade do Pai, a ponto de morrer na cruz por nós. Ele sabia que o que mais atrapalha o homem de fazer a vontade do Pai é o velho homem, o ego, o homem natural, ou seja, a vida da alma!


O objetivo do Senhor, portanto, após nascermos de novo, é Se trabalhar em nós a fim de eliminar a vida da alma caída. Então Pedro, checando seu viver, se deu conta de que, para isso ocorrer, precisava do fogo (1 Pe 1:6-7). Se nossa meta é crescer na vida divina, precisamos eliminar a vida da alma por meio do fogo. Ninguém vai levar a vida da alma para o reino. Deus trabalha em nós na era presente, por isso precisamos render-nos ao Senhor para que Ele a elimine com o fogo que há em nosso espírito.


Na vida da igreja servimos uns aos outros e, de vez em quando, expressamos nossa vida natural por meio de opiniões, preferências e pontos de vista. Nossa vida da alma está lotada de opiniões! Agir segundo a vida natural nos causa sofrimentos, provações e tribulações, porém não são os sofrimentos que nos irão transformar (todos os seres humanos sofrem e nem por isso são transformados à imagem de Deus), e sim, negar a vida da alma, por meio de nos voltar ao espírito. Toda vez que fazemos isso, um pouco mais da vida da alma é eliminada e mais da vida divina é acrescentada.


Embora seja fácil falar sobre isso, não é fácil aprender essa lição! Por isso devemos invocar o tempo todo: "Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus!". Quando a Bíblia diz que quem invocar o nome do Senhor será salvo, não se refere apenas à salvação inicial, à regeneração, mas à salvação completa, isto é, a transformação de nossa alma nesta era. Ao invocar, entramos no espírito, no qual habita o Espírito de Deus, e Nele encontramos o fogo, que espontaneamente queima todas as impurezas. Aleluia.


Em Hebreus 2:6, lemos: "Que é o homem, que dele te lembres?". Nesta era, ou seja, por pouco tempo, o ser humano é menor do que os anjos, mas Deus tem um alvo para esse homem que foi corrompido com a natureza pecaminosa: trabalhar nele continuamente até que ele seja coroado de glória e de honra (v. 7). Ele faz isso removendo nossa vida da alma, isto é, nosso velho homem, e infundindo em nós mais de Sua vida e natureza. Por meio do trabalhar do Espírito e do infundir da vida divina, no aspecto positivo, e do queimar do fogo, no aspecto negativo, somos transformados na imagem do Senhor, dia a dia e de glória em glória (2 Co 3:18). Como a imagem gloriosa do Senhor, seremos a nova Jerusalém, radiando luz por toda a eternidade (Ap 21:23).

 



Ponto-chave: Transformação da alma.


Pergunta: Que lição devemos aprender sobre a transformação de nossa alma?
 

OPORTUNIDADES PARA QUE A VIDA DIVINA CRESÇA EM NÓS

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 4 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 20: Ouro transparente [2] – (2 Pe 1:3-8)
Leitura bíblica: Gn 2:10-12; Ap 21:18, 24-25


Ler com oração: Se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará (1 Co 3:12-13).


OPORTUNIDADES PARA QUE A VIDA DIVINA CRESÇA EM NÓS

Além da vida humana que recebemos de nossos pais, obtivemos outra vida por meio do novo nascimento: a vida divina: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1 Pe 1:3). Quando recebemos o Senhor, a vida divina que entrou em nós (Jo 1:12-13) ainda é em pequena proporção, como uma semente (1 Pe 1:23), mas temos uma viva esperança de que essa vida crescerá e que o Senhor fará surgir oportunidades nas quais as impurezas em nós serão removidas. Essa viva esperança é que um dia receberemos uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para nós (v. 4).

O versículo 5 diz que somos “guardados pelo poder de Deus, mediante a fé para a salvação preparada para revelar-se no último tempo”. Essa será nossa salvação completa: teremos nosso espírito, alma e corpo salvos. Contudo o versículo 6 diz que no presente precisamos aprender várias lições: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações”. Essa é a etapa de nossa jornada cristã pela qual todos precisamos passar; é a etapa do cadinho. É dessa forma que seremos apurados, refinados, purificados das impurezas, por isso, por breve tempo, seremos contristados por várias provações.

O ouro transparente da nova Jerusalém será o resultado do trabalhar da vida divina em nós. Uma vez refinados pelo fogo, isto é, pela obra transformadora do Espírito em nós, seremos mais preciosos do que o ouro perecível. Essa preciosidade é completamente diferente do ouro que conhecemos hoje. Na eternidade futura, a nova Jerusalém será uma cidade de ouro puro, semelhante a vidro límpido (Ap 21:18). Se o ouro da nova Jerusalém fosse o que conhecemos hoje, opaco, pelo qual não passa luz, como a cidade poderia iluminar todas as nações em volta (vs. 24-26)? Seria impossível! Porém esse ouro será muito especial, será transparente e puro, demonstrando o resultado do trabalhar do Senhor em nós.

A primeira vez que o ouro é mencionado na Bíblia é em Gênesis 2:10-12: “E saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços. O primeiro chama-se Pisom; é o que rodeia a terra de Havilá, onde há ouro. O ouro dessa terra é bom; também se encontram lá o bdélio e a pedra de ônix”. O versículo 12 diz que o ouro dessa terra era bom. Ele prefigura a nossa experiência de provar o purificar do Senhor como o ouro é purificado pelo fogo que remove as impurezas. O produto final é um ouro especial, mais precioso que ouro perecível, um ouro transparente.

O rio Pisom prefigura o rio da água da vida que flui até a nova Jerusalém. Por meio do fluir do rio da vida e o trabalhar do Senhor em nós, recebemos “o ouro” não perecível e somos transformados em “pedras preciosas”, que por fim comporão a nova Jerusalém. Isso ocorrerá na revelação de Jesus Cristo e redundará em louvor, glória e honra.


Ponto-chave: Refinados, purificados e transformados.
Pergunta: Qual será o resultado do trabalhar de Deus e do queimar do Espírito em nosso ser?