terça-feira, 3 de dezembro de 2013

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - TERÇA-FEIRA


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Em espírito e em verdade (Jo 4:23-24; 3 Jo 3-4)

Leitura bíblica:  1 Co 8:1-3; 2 Co 3:3-9

Ler com oração:  Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus (2 Co 3:5).

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES

O Senhor encarregara Paulo de escrever as epístolas para, por meio delas, nos revelar a economia divina. Além disso, Paulo também sabia que se lêssemos as Escrituras, incluindo suas epístolas, segundo a maneira da antiga aliança, não produziria nada em nós.
Em 2 Coríntios 3:5 ele diz: “Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus”. Se nossa atitude não é adequada, se queremos simplesmente adquirir conhecimento, a suficiência não vem de Deus, mas de nós. Isto é, podemos estudar e aprender algo da Bíblia com nossa própria capacidade, sem precisar ir a Deus.
Por exemplo, é possível entregar livros espirituais para uma pessoa muito inteligente e pedir que ela estude. Se fizermos uma prova, ela vai tirar dez, contudo isso não quer dizer que ela já vive tudo o que aprendeu. Ela precisa do Espírito para praticar o que leu e tornar o conteúdo daquele livro o seu viver.
Em 1 Coríntios 8:1b Paulo afirma que “o saber ensoberbece, mas o amor edifica”. Se nos apegarmos à letra, seremos pessoas soberbas. A seguir, no versículo 2, Paulo continua: “Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convém saber”. Isso quer dizer que, se nos apegamos à letra, temos o sentimento de que sabemos algo e os outros não. Por isso Paulo nos diz que ainda não aprendeu como convém saber. O versículo 3 prossegue, dizendo: “Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele”. Se tomarmos a Palavra no espírito, o resultado será amar a Deus.
Voltando para 2 Coríntios 3:6-9, vemos que a letra mata, pois o ministério da letra é o ministério da morte e da condenação. Se adquirirmos conhecimento e nos julgarmos sábios, começaremos a medir os outros e a julgá-los. Dessa forma só condenamos e trazemos morte.
Tomar a Palavra segundo a letra significa tomá-la na lei. A letra exige, mas não nos capacita a praticar a vontade de Deus. Como resultado, sentimo-nos condenados. Era como se Paulo testemunhasse: “Eu experimentei o que é esse ministério da morte, esse ministério da condenação, mas há uma boa notícia: agora há uma nova aliança, uma nova maneira, não mais da letra, mas do Espírito, e o Espírito dá vida”.
Nessa nova aliança quem habilita é Deus; não é o homem. O Espírito nos habilita e o resultado é o ministério da justiça (2 Co 3:9). Justiça é fazer o que Deus ordenou. Em outras palavras, quando andamos pelo caminho do Espírito, tudo muda: já não somos pessoas que condenam, mas que dão vida, que levam outros a praticar a Palavra e fazer a vontade de Deus.
Portanto duas opções estão colocadas diante de nós: letra ou Espírito, morte ou vida, condenação ou justiça. Que caminho vamos tomar? A hora chegou para mudarmos nossa atitude!


Ponto-chave:  A letra exige, condena e mata; o Espírito supre, justifica e dá vida.

Pergunta:  Qual é a diferença entre ser capaz e ter a suficiência vinda de Deus?