quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

O SEGUNDO EVENTO:A GRANDE TRIBULAÇÃO

 *ALIMENTO DIÁRIO* *SEMANA 2 – QUARTA-FEIRA* *SÉRIE:* DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA *A VACINA DIVINA CONTRA O VÍRUS DA INIQUIDADE – EZRA MA* *Leitura bíblica:* Mt 24:21; Ap 6:12-17; 8:7-12; 9:1-21; 11:2; 12:6, 14; 13:5; 16:1-21 *Ler com oração:* Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra (Ap 3:10). ............................................. *O SEGUNDO EVENTO: A GRANDE TRIBULAÇÃO* O segundo evento da parusia do Senhor é a grande tribulação (Mt 24:21), durante o qual aparecerá o anticristo, cuja imagem será colocada no templo em Jerusalém (v. 15). O livro de Apocalipse tem vários trechos acerca da grande tribulação (9:1-21; 12:14; 16:1-21), incluindo uma descrição de sua introdução, do que ocorrerá bem no início: as calamidades sobrenaturais (6:12-17; 8:7-12). A linha do tempo da grande tribulação é descrita em detalhes na famosa profecia das setenta semanas de Daniel 9. Em Daniel 9, lemos: “Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniquidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos” (v. 24). O termo “semana” aqui não se refere a semana de dias, mas de anos. Então, setenta semanas são 490 anos. A expressão “expiar a iniquidade” refere-se à primeira vinda de Cristo e Sua morte na cruz. A oração “para trazer a justiça eterna” tem a ver com o juízo final e o estabelecimento do reino. A oração “para selar a visão e a profecia” mostra o milênio, pois no milênio não haverá mais profetas, uma vez que as profecias vão até o milênio. A partir do milênio, haverá apenas reis e sacerdotes, e não mais profetas. A oração “para ungir o Santo dos Santos” refere-se à eternidade, à nova Jerusalém. Na sequência, lemos: “Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos” (Dn 9:25). Esse versículo fala de sete semanas (49 anos) mais 62 semanas (434 anos), num total de 69 semanas (483 anos). Desde a saída da ordem para restaurar e reedificar Jerusalém foram 49 anos. Depois se passaram 434 anos até a morte do Senhor Jesus na cruz. Continuando a leitura: “Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas” (Dn 9:26). O príncipe, nesse versículo, refere-se ao general romano Tito, que destruiu Jerusalém no ano 70 d.C. E ainda: “Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele” (v. 27). Agora, o texto se refere ao anticristo no final desta era. A frase “ele fará firme aliança com muitos” refere-se à aliança que o anticristo fará com o povo de Israel “por uma semana”, isto é, a última das setenta semanas de Daniel, os últimos sete anos desta era. Na primeira metade dos sete anos haverá paz, por meio do grande acordo entre Israel e os países árabes. Nesse tempo, o povo de Israel reconstruirá o templo e restabelecerá a adoração a Deus. Mas, no meio da “semana” de sete anos, o anticristo colocará no templo o abominável da desolação, sobre o qual lemos acima em Mateus, e começará a grande tribulação, que durará três anos e meio (Dn 7:25; 12:7; Ap 11:2; 13:5; 12:14, 6). *Pergunta:* De que maneira a duração da grande tribulação é descrita na Bíblia? *Meu ponto-chave:*