terça-feira, 17 de junho de 2014

AS EXPERIÊNCIAS DE PEDRO (2)

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 12: As verdades na linha da vida [1] – (Mt 3:11)

Leitura bíblica: Mt 17:24-27; Jo 18:10-11


Ler com oração: O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai! (Mc 13:37).

AS EXPERIÊNCIAS DE PEDRO (2)

Ainda em Mateus 17, há outra situação que nos mostra como a vida da alma de Pedro era forte e impulsiva. Quando eles chegaram a Cafarnaum, os cobradores de impostos perguntaram a Pedro se Jesus pagava o imposto das duas dracmas. Sem sequer consultar o Senhor, ele rapidamente respondeu que sim (v. 25a). Em seguida, ao entrar na casa onde o Senhor estava, Jesus lhe perguntou: “De quem cobram os reis da terra impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos? Respondendo Pedro: Dos estranhos, Jesus lhe disse: Logo, estão isentos os filhos. Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti” (vs. 25b-27).
Nesse momento, Pedro deve ter se entristecido ao ver como fora precipitado e era influenciado pela sua vida da alma. Então ele foi pescar e provavelmente se arrependeu de ter tomado tal atitude de maneira tão rápida e impulsiva. Semelhantemente, muitas vezes somos rápidos em manifestar nossa própria opinião. A experiência de Pedro, contudo, nos mostra que esse tipo de atitude pode trazer problemas não apenas para nós, mas prejudicar outros irmãos que servem conosco na igreja.
Por fim, em João 18, quando os soldados se aproximaram para prender Jesus, Pedro rapidamente sacou sua espada e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando sua orelha (v. 10). É fácil perceber que Pedro fez isso por amor a Jesus e em Sua defesa, mas isso não estava correto, tanto que ele foi novamente repreendido pelo Senhor (v. 11). O próprio Jesus já havia dito que Lhe era necessário ir a Jerusalém, ser morto e ressuscitar ao terceiro dia. Esse fato mostra mais uma vez o lado bom da alma de Pedro sendo um tropeço para o Senhor.
Essas experiências foram relatadas na Bíblia não para condenarmos o apóstolo Pedro, pois ele retrata exatamente como nós somos quando vivemos em nós mesmos, sem depender do Senhor, e também nos mostram como é difícil negar nossa vida da alma. Por esse motivo nós, os que queremos seguir o Senhor hoje, se exercitarmos o espírito invocando o nome do Senhor, evitaremos as manifestações de nossa vida da alma, seremos úteis ao Senhor e cooperaremos com Sua vontade na terra.


Ponto-chave: Ao permanecer no espírito somos guardados de agir precipitadamente.

Nenhum comentário: