quarta-feira, 2 de abril de 2014

NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NENHUM OUTRO NOME

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES : Todo aquele que invocar o nome do Senhor Jesus será salvo – (At 2:21)

Leitura bíblica: Jl 2:28-32; At 2:42-47

Ler com oração: E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (At 4:12).


NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NENHUM OUTRO NOME

No dia de Pentecostes, quando os cento e vinte galileus começaram a falar em outras línguas, alguns zombavam e diziam que aqueles homens estavam embriagados (At 2:13). As palavras faladas por eles, no entanto, eram direcionadas a cada um dos que estavam ali. Então Pedro levantou-se e, erguendo a voz, os advertiu dizendo que eles não estavam embriagados de vinho, mas, sim, cheios do Espírito Santo, em cumprimento à profecia de Joel: “E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; [...] todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Jl 2:28-32a).
O mais importante, contudo, para que alguém seja salvo, segundo o que lemos em Joel, não é o derramamento exterior do Espírito que se manifesta na forma de profecias, visões e sonhos, mas sim a salvação que todos os que invocam o nome do Senhor recebem. Deus deseja que Seu povo invoque o nome do Senhor Jesus, pois assim Seu Espírito entra neles e traz salvação (At 2:21).
Naquele dia, pelo operar do Espírito, quase três mil pessoas foram salvas em Jerusalém (v. 41) e começaram a invocar o nome do Senhor. Os convertidos passaram a reunir-se de casa em casa, tendo comunhão no ensinamento dos apóstolos, partindo o pão e orando. Dessa maneira, eles manifestavam grande alegria e contavam com a simpatia de todo o povo (vs. 42-47). Posteriormente, o número de irmãos subiu a quase cinco mil homens (4:4), o que nos leva a concluir que o nome do Senhor Jesus passou a ser invocado em muitas casas. Além disso, todos os que creram, não somente em Jerusalém, como também em outros lugares, passaram a ser identificados por invocar o nome do Senhor (9:21; 1 Co 1:2).
Nós, que cremos no Senhor, sentimos a necessidade de invocá-Lo a todo momento, pois sabemos que somente nesse nome há salvação (At 4:12).