sexta-feira, 12 de julho de 2013

A MANEIRA EFICIENTE DE NEGAR A VIDA DA ALMA

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 1 - SEXTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 17: A experiência de Pedro (Mt 3:11; 1 Pe 1:6-7)
Leitura bíblica: Mt 3:11; 1 Pe 1:6-7, 9; 4:12-13; 5:12-13; 2 Pe 3:9

Ler com oração: Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo (1 Pe 4:12).

A MANEIRA EFICIENTE DE NEGAR A VIDA DA ALMA

Quando seguimos o sentimento do Espírito, o Senhor nos leva a experimentar Sua perfeita e agradável vontade. Isso ocorreu na segunda viagem apostólica que Paulo fez, acompanhado por Silas. Guiados por uma visão revelada pelo Espírito, eles foram até a Macedônia e a Acaia, pregando o evangelho e levantando igrejas. Muitas famílias invocaram o nome do Senhor, foram salvas e se tornaram cooperadoras na obra. No retorno da viagem, Paulo decidiu passar por Jerusalém. Após esse episódio, Silas não mais o acompanhou. Posteriormente vemos que ele se dirigiu à Babilônia, onde cooperou com Pedro em seu ministério.
Podemos inferir sobre isso com base na Primeira Epístola de Pedro, onde vemos que Silas (Silvano) e João Marcos passaram a cooperar com Pedro no ministério que ele desempenhou em sua maturidade (5:12-13). No início de sua carreira cristã, Pedro não era uma pessoa espiritual, pois os evangelhos registram que frequentemente ele era encontrado sob a influência da vida da alma. Posteriormente, Pedro aprendeu a importância de negar a si mesmo, de ser purificado pelo fogo do Espírito Santo.
De acordo com a revelação que temos recebido atualmente, Pedro, em sua maturidade, colocou em prática a palavra falada por João Batista em Mateus 3:11. Ali lemos que o Senhor Jesus veio nos batizar com o Espírito Santo e com fogo. Não se trata do fogo relacionado à condenação eterna, mas do fogo do Espírito, destinado a provar-nos para eliminar as impurezas de nossa alma (1 Pe 4:12-13). Com essa experiência, Pedro aprendeu que lançar a vida da alma no fogo do Espírito, pelo arrependimento, é a maneira mais eficiente de obter a salvação da alma (1:6-7, 9; 2 Pe 3:9). Isso significa, na prática, que todas as vezes que nossa vida da alma se manifestar, temos a oportunidade de eliminá-la ao nos arrepender. Assim, somos enchidos pelo Espírito e purificados do ego, recebendo, pouco a pouco, o acréscimo da vida divina.


Ponto-chave: Purificados pelo fogo do Espírito.
Pergunta: Qual é o resultado de seguirmos o sentimento do Espírito?