segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

AQUELES QUE DEUS PROCURA PARA SEUS ADORADORES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - SEGUNDA-FEIRA


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Em espírito e em verdade (Jo 4:23-24; 3 Jo 3-4)

Leitura bíblica:  Jo 4:5-26

Ler com oração:  Vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores (Jo 4:23).

AQUELES QUE DEUS PROCURA PARA SEUS ADORADORES

O tema desta semana é “Em espírito e em verdade”. Se verificarmos a condição do povo de Deus, poderemos constatar duas situações: a carência da verdade para alguns e, para outros que possuem muito conhecimento das verdades, a falta de uma atitude correta para com elas. Nossa atitude para com as verdades é importante, pois determina se elas serão realidade em nossa vida, se vão produzir algo positivo em nós, se serão manifestadas por meio de nós a fim de se tornarem bênção para os demais.
João 4:23-24 mostra que o Senhor Jesus dá valor à atitude. A mulher samaritana queria discutir com o Senhor onde seria o lugar de adoração, se no monte onde estavam ou em Jerusalém, mas Ele lhe respondeu: “Vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.
O conceito da mulher samaritana era de um “lugar” de adoração, como o monte ou Jerusalém (v. 20), mas o Senhor lhe disse que chegara a hora de mudar; Ele estava introduzindo algo novo, uma mudança radical, a qual não era questão de lugar físico, mas de espírito e verdade, ou seja, realidade. Deus é Espírito e Seus adoradores devem adorá-Lo em espírito e em verdade.
A atitude que o Senhor deseja que tenhamos para com as verdades é que elas se tornem nossa realidade, nossa experiência, nosso viver. Sem a atitude adequada, não importa quanto conhecimento tenhamos delas, tudo será inútil para o propósito de Deus. Assim como o Pai procura os que O adorem em espírito e em verdade, nós também devemos ser esses tais. Que ao olhar para nós, o Pai diga: “Encontrei alguém que tem uma atitude correta, que não olha as coisas de maneira física, mas Me toca em espírito e em verdade, em espírito e em realidade”. Que o Senhor diga isso de cada um de nós!


Ponto-chave:  Agora é a hora.

Pergunta:  Qual era a “hora” a que o Senhor se referia na conversa com a mulher samaritana?