segunda-feira, 10 de junho de 2013

A VISÃO DO DRAGÃO E O ARREBATAMENTO DO FILHO VARÃO

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 5 - TERÇA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 13: A mulher universal (Ap 12:1-2)

Leitura bíblica:  Ap 12:1-17

Ler com oração:  Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida (Ap 12:11).

A VISÃO DO DRAGÃO E O ARREBATAMENTO DO FILHO VARÃO

Além do sinal da mulher universal, que representa todos os filhos de Deus em todas as eras, Apocalipse 12 também traz outro grande sinal: um grande dragão vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas, cuja cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu (vs. 3-4a). O dragão aqui é a antiga serpente, o diabo, Satanás, o adversário de Deus (v. 9), que se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse (v. 4b). O filho varão, segundo a determinação de Deus, irá “reger todas as nações com cetro de ferro” (v. 5). Isso mostra que ele representa os vencedores dentre o povo de Deus, que reinarão com Cristo mil anos (20:6).
Antes que o dragão devore o filho varão, este será arrebatado para Deus, até ao Seu trono no céu. A partir daí haverá uma batalha no céu entre Miguel e seus anjos e o dragão e seus anjos, porém o dragão será derrotado e será atirado para a terra com seus anjos. Uma vez na terra, o dragão irá perseguir a mulher, isto é, o restante do povo de Deus, os quais não serão arrebatados antes da grande tribulação (vs. 7-13). Mas a mulher receberá duas asas da grande águia para fugir para o deserto, onde será sustentada na grande tribulação (vs. 6, 14).
O arrebatamento do filho varão é um fato muito importante, pois, a partir daí, Satanás e seus anjos serão expulsos do céu, e então se inicia a grande tribulação, os últimos três anos e meio da presente era. Por isso o Senhor deseja tanto o surgimento do filho varão.
Temos usado o mapa-múndi como ilustração dessa visão profética, e por meio dele podemos observar que a Europa se parece com a cabeça do dragão. Pelo que nos foi revelado até hoje, a maioria dos conflitos da grande tribulação ocorrerá naquele continente. Ainda olhando para o mapa-múndi, vemos que o continente norte-americano e a América Central, juntos, se parecem com uma águia pousando. Mais recentemente percebemos que o continente africano lembra a silhueta de um feto em processo de amadurecimento. Além disso, segundo essa ilustração, podemos inferir que a América do Sul será o deserto para onde a águia levará a mulher. De fato, o que vemos no mapa-múndi é muito parecido com a visão de Apocalipse 12.
De acordo com o livro de Apocalipse, o momento do nascimento do filho varão será quando a totalidade dos vencedores estará pronta para ser arrebatada. Por isso hoje vivemos a vida da igreja intensamente com a esperança de fazer parte do filho varão, isto é, sermos vencedores a fim de ser arrebatados antes da grande tribulação.
Por causa dessa visão, o Senhor tem nos encorajado a pregar o evangelho do reino em vários continentes a fim de apressar o surgimento do filho varão. Motivados por isso, há mais de doze anos estamos trabalhando na África. Embora haja certa dificuldade na obra naquele continente, muitos filhos de Deus já foram gerados e agora precisam crescer a fim de ser parte do filho varão. Iniciamos a obra nos países onde se fala português e aos poucos temos expandido o evangelho aos demais países. Além disso, os irmãos têm feito bons contatos com vários líderes dos grupos cristãos que estão abertos para receber ajuda. A eles temos apresentado o evangelho do reino, mostrando a necessidade de permitir que a vida divina cresça nos filhos de Deus para que se tornem filhos maduros, aptos para reinar com o Senhor. Nossa esperança é que, contatando os vários grupos cristãos ali e alimentando-os com as palavras de vida, os irmãos ali também façam parte do filho varão, isto é, se tornem vencedores.
Para sermos vencedores, precisamos ser aperfeiçoados em pelo menos dois itens principais: invocar o nome do Senhor para nos voltar ao Espírito em nosso espírito e negar a nós mesmos para que a vida divina cresça em nós. Invocar o nome do Senhor leva o homem para o espírito (1 Co 12:3), e negar a vida da alma é rejeitar o homem natural, que impede a obra de Deus (Mt 16:24-25). Graças ao Senhor, essa tem sido nossa prática no viver da igreja, e esperamos compartilhá-la com todos os filhos de Deus.


Ponto-chave:  Vencer invocando o nome do Senhor e negando a vida da alma.

Pergunta:  Qual é a importância do arrebatamento do filho varão?