quarta-feira, 12 de março de 2014

O ESPÍRITO ATÉ ANDAR NA VERDADE

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - QUARTA-FEIRA


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM capítulo 1: QUE É A VERDADE?
Leitura bíblica: Ef 4:17-29; Lc 6:47-491Co 9:27; Tg 1:21-22



Ler com oração: No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.... por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre. Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai. (Jo 7:37-39; 2 Jo 2,4)

O ESPÍRITO ATÉ ANDAR NA VERDADE

O Espírito

João relata no seu evangelho um episódio muito elucidador sobre o assunto em pauta: “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado” (Jo 7:37-39).
É muito interessante João afirmar que o Espírito ainda não fora dado. A explicação está no óleo composto da unção. O Espírito de Deus, como o azeite de oliveira, já existia desde a eternidade, mas para a preparação do óleo composto ainda faltava adicionar quatro especiarias. Somente quando Jesus fosse glorificado, isto é, quando Ele passasse pela morte e ressurreição, esses elementos estariam disponíveis para serem adicionados ao Espírito de Deus para formar o óleo composto da unção, que é o Espírito. Quando Jesus morreu e ressuscitou, Ele voltou como o outro Consolador, que é o Espírito da verdade, prefigurado pelo óleo composto da unção.
Hoje esse óleo composto da unção, o Espírito, entrou em todos os que creem em Jesus. Nele temos a humanidade de Jesus, temos a Sua morte e ressurreição; Nele também temos o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Esse Espírito nos conduz a toda a verdade, a toda a realidade. Aleluia!

A palavra da verdade

Deus é luz e Nele não há treva nenhuma. Ele é a própria transparência, nada tem a esconder; Ele é a realidade absoluta deste universo. Cristo é a verdade, pois Ele trouxe Deus até nós. A graça e a verdade vieram por meio do Senhor Jesus, mas quando Ele morreu e ressuscitou, voltou como o Espírito da verdade que é o óleo composto da unção, com todos os elementos que o homem precisa para conduzi-lo a toda a realidade.
A consequência de não ter Deus como a luz e não ter Cristo como a verdade pode ser vista na Epístola aos Efésios: “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico, que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza” (4:17-19). Sem a luz e sem a verdade, o homem vive na vaidade, na obscuridade e na ignorância.
Graças a Deus que Cristo trouxe a verdade até nós: “Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus” (vs. 20-21). Esta é a verdade em Jesus! Em seguida diz que devemos despojar-nos “do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano” (v. 22), pois nele não há verdade. O texto prossegue: “E vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (vs. 23-24). O novo homem, sim, foi criado na verdade.
É interessante notar que no texto acima Paulo não disse: “Não foi assim que aprendestes de Cristo”, mas “Não foi assim que aprendestes a Cristo”. Nesse texto, Cristo é o objeto do aprendizado e não somente de quem ensina: não aprendemos somente a verdade “de Cristo”, mas aprendemos “a Cristo” como a própria verdade, pois Deus deseja constituir-nos com Sua realidade divina em Cristo, expulsando de nós toda vaidade, falsidade e mentira, dando-nos consistência com a própria verdade.
Consequentemente haverá mudanças em nosso viver diário: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros” (v. 25); e “não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim transmita graça aos que ouvem” (v. 29). Isso é andar na verdade, na genuína vida da igreja.
A verdade está na Palavra de Deus. Quando ouvimos a palavra da verdade, o evangelho da nossa salvação (Ef 1:13), o Espírito da verdade entrou em nós e trabalha para a nossa salvação. Por isso, devemos ter clareza a respeito da correlação entre a Palavra, a luz, a vida e a verdade. Agora entendemos que a verdade não é meramente uma doutrina teológica, antes, é o conteúdo real e divino contido na Palavra que temos de tomar posse.

Praticante da Palavra

Pelo que expomos, podemos perceber que a palavra da verdade não é somente para ser recebida como conhecimento intelectual. Não devemos usar apenas a mente para entendê-la, antes, devemos usar o espírito para recebê-la como vida. Toda a palavra da verdade precisa ser praticada, por isso, Jesus disse em certa ocasião: “Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa” (Lc 6:47-49).
Essa é uma advertência para aqueles que somente buscam conhecimento e não se preocupam em praticar as verdades ouvidas; tudo que ele construir em sua vida desabará porque não tem alicerces, ou seja, não tomou posse da realidade contida na Palavra. Aquele que possui muito conhecimento pode se iludir achando que, por saber muito e pregar muito bem as verdades bíblicas aos outros, tem posse da realidade da Palavra que prega; contudo, ele não a tem. O apóstolo Paulo tinha receio de ter pregado a outros, e ele mesmo vir a ser desqualificado (1 Co 9:27). O conhecimento pode nos enganar, por essa razão, Tiago nos alerta: “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos (Tg 1:21-22).

Andar na verdade

Deus preservou a vida do apóstolo João no final do primeiro século, para encarregá-lo com o ministério do Espírito e da vida, que permanecerá até a volta do Senhor. Sobre esse assunto trataremos com maiores detalhes nos capítulos posteriores. O ministério de João na sua maturidade tem por função ajudar os filhos de Deus a tomar posse da realidade e da vida contidas na palavra da verdade. A preocupação de Paulo era que todos chegassem ao pleno conhecimento da verdade (1 Tm 2:4), e a comissão de João era que, além do conhecimento da verdade, os filhos de Deus praticassem a verdade.
Na sua segunda carta, João demonstra que conhece a verdade: “Por causa da verdade que permanece em nós, e conosco estará para sempre” (2 Jo 2). Para João, a verdade não é mero conhecimento bíblico, antes, é algo vivo e que permanece nos filhos de Deus. Daí a importância de exercitarmos o espírito, para que a verdade trabalhe em nós, infundindo-nos toda a realidade de Deus, por meio de praticar a Palavra ouvida.
Na sua época, João conseguiu isso por meio do seu ministério do Espírito e da vida: “Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai” (v. 4). O seu ministério ajudou muitos a andar na verdade, a praticar a Palavra, por meio do exercício do espírito e ganhar a vida de Deus por meio das verdades ouvidas. Esta deve ser a nossa atitude para com as verdades!