segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O ÓLEO SAGRADO DA UNÇÃO E O ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO - MENSAGEM 16: Extrair vida das verdades (2 Co 3:5-6)

Leitura bíblica: Êx 30:22-25; Mt 27:51; Jo 14:17; 16:13; Gl 5:16, 25; Hb 10:20

O ÓLEO SAGRADO DA UNÇÃO E O ESPÍRITO


Êxodo 30:22-25 diz: “Disse mais o Senhor a Moisés: Tu, pois, toma das mais excelentes especiarias: de mirra fluida quinhentos ciclos, de cinamomo odoroso a metade, a saber, duzentos e cinquenta ciclos, e de cálamo aromático duzentos e cinquenta ciclos, e de cássia quinhentos ciclos, segundo o ciclo do santuário, e de azeite de oliveira um him. Disto farás o óleo sagrado para a unção”. Aqui podemos ver uma ilustração que diferencia o Espírito Santo, que é representado pelo azeite, de O Espírito, tipificado pelo óleo sagrado da unção. Além do azeite, esse óleo era composto por quatro especiarias: mirra fluida (que representa a morte do Senhor Jesus), cinamomo odoroso (a eficácia de Sua morte), cálamo aromático (a ressurreição do Senhor Jesus) e cássia (o poder de Sua ressurreição contra o inimigo).
Essas quatro especiarias eram divididas em três medidas de quinhentos ciclos. Sabemos que, na Bíblia, o número três nos remete ao Deus Triúno: Pai, Filho e Espírito, e o quatro, à criatura (Ez 1:5; Ap 4:6-8), da qual o homem é o principal representante, mostrando que em O Espírito temos não somente o viver humano do Senhor, como também Sua divindade. Por meio dessa composição maravilhosa, o Deus Triúno trabalha e infunde em nós tudo o que Ele é e cumpriu. As três medidas de quinhentos ciclos também revelam para nós como o Deus Triúno pode “ungir-nos” com O Espírito.
Temos quinhentos ciclos de mirra e quinhentos de cássia, mas a outra medida de quinhentos ciclos aparece dividida em duas metades de duzentos e cinquenta (exatamente as especiarias relacionadas no meio da composição), pois se refere ao Filho, o segundo do Deus Triúno, que foi partido por nós. Isso é muito significativo, pois, da mesma forma, havia um véu no tabernáculo que separava o Santo Lugar do Santo dos Santos, o qual era fixado sobre quatro colunas, compondo três entradas. Quando o Senhor Jesus foi crucificado, aquele véu rasgou-se ao meio, de alto a baixo, conforme registrado em Mateus 27:51. Quando lemos Hebreus 10:20, vemos que aquele véu representava a carne do Senhor Jesus, que foi partido por nós para nos abrir um caminho ao Santo dos Santos, à presença de Deus. Aleluia!
Finalmente, um him de azeite de oliveira – que representa o Espírito Santo (Is 61:1; Lc 4:18) – era acrescentado às quatro especiarias. O resultado era um unguento que o Senhor chamou de óleo sagrado da unção, o perfume composto, que tipifica O Espírito.
Em Atos 2, no dia de Pentecostes, os cento e vinte galileus provaram o derramamento exterior do Espírito Santo. Eles haviam sido enviados pelo Senhor Jesus para pregar o evangelho do reino, mas não eram pessoas eloquentes. Por esse motivo, eles permaneceram em oração por dez dias, ao fim dos quais ficaram cheios do Espírito Santo.
A grande maioria dos irmãos no meio cristão apenas conhece o Espírito Santo no Seu aspecto de poder, mas talvez nunca tenham ouvido falar em O Espírito. Hoje, quando falamos em andar no espírito (Gl 5:16, 25), precisamos perceber que nosso espírito está unido a O Espírito (Jo 3:6; 1 Co 6:17). O título “O Espírito” é mais completo que Espírito Santo, pois agrega em si toda a experiência humana do Senhor Jesus quando esteve na terra, Sua morte, ressurreição e tudo o que Ele cumpriu e obteve (Jo 7:37-39). Assim como o óleo sagrado da unção era composto de várias especiarias, podemos dizer que O Espírito inclui vários outros títulos apresentados nas Escrituras, tais como o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor, o Espírito Santo, o Espírito de Jesus, o Espírito de Cristo, o Espírito que dá vida (1 Co 15:45b) e o Espírito da realidade (Jo 14:17; 16:13). Por meio desse Espírito todo-inclusivo, podemos desfrutar da vida de Deus e ser guiados à prática das verdades até se tornarem nossa realidade. Isso é maravilhoso!

AS DUAS LINHAS MINISTERIAIS QUE REVELAM AS VERDADES NEOTESTAMENTÁRIAS

ALIMENTO DIÁRIO - MENSAGEM 16:

Leitura bíblica:  At 9:15; Jo 7:38-39; Rm 8:11; Gl 1:17; 2 Co 12:1-4

AS DUAS LINHAS MINISTERIAIS QUE REVELAM AS VERDADES NEOTESTAMENTÁRIAS

Temos visto que, no Novo Testamento, as verdades são provenientes de duas linhas ministeriais, uma das quais é representada pelo apóstolo Paulo, e a outra, pelos doze apóstolos.
A primeira linha ministerial se baseia nas visões e revelações que Paulo recebeu de Deus quando esteve no terceiro céu, as quais ele registrou em forma de cartas. Quando lemos suas epístolas, podemos ver a comissão de Deus confiada ao apóstolo: transmitir as verdades a respeito da economia neotestamentária de Deus (Ef 3:1-4; Cl 1:25). A outra linha é a dos doze apóstolos, que chamamos de linha da vida, pois se baseia nas experiências que eles tiveram com o Senhor Jesus quando Ele esteve na terra. Precisamos avaliar nossa atitude em relação às verdades apresentadas por essas duas linhas ministeriais: se iremos apenas estudá-las e analisá-las ou se buscaremos extrair vida delas.
Quanto a Paulo, sabemos que ele foi chamado para ser apóstolo entre os gentios (At 9:15). Paulo fora instruído aos pés de Gamaliel e se tornara um fariseu ortodoxo, irrepreensível quanto à lei, o que o destacou de entre os seus contemporâneos (Gl 1:14-15). Portanto cremos que ele estava bastante claro em relação às verdades do Antigo Testamento, mas ainda não conhecia a economia neotestamentária de Deus. Por isso precisava ser preparado para exercer seu ministério. Após sua conversão, no caminho para Damasco, Paulo esteve nas regiões da Arábia, onde provavelmente foi arrebatado, em espírito, ao terceiro céu, e recebeu a revelação de toda a economia de Deus no Novo Testamento, conforme ele mesmo relata em 2 Co 12:1-4.