terça-feira, 10 de novembro de 2020

O HOMEM FOI CRIADO PARA RECEBER A VIDA E A NATUREZA DE DEUS

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 4 – TERÇA-FEIRA (páginas 58 e 59)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
O PODER DO EVANGELHO – EZRA MA E PEDRO DONG
Mensagem: A OBRA DE FÉ – (1 TS 1:3; 2 TS 1:11)
Ministrada por Pedro Dong
Leitura bíblica:
Gn 2:7, 18; 3:1-6
Ler com oração:
Pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude (2 Pe 1:3).

O HOMEM FOI CRIADO PARA
RECEBER A VIDA E A NATUREZA
DE DEUS
Em sua Segunda Epístola aos Coríntios, o apóstolo Paulo disse: “Zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo” (11:2). Deus criou o homem como essa virgem pura, que só tinha seu marido em seu coração. Foi com essa simplicidade que o homem foi criado e colocado no jardim do Éden.
No jardim do Éden, “fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gn 2:9). Nesse versículo, vemos que o Senhor fez as árvores “agradáveis à vista e boas para alimento”. Isso mostra que Ele se preocupa com o bem-estar do homem. Ao criá-lo, proveu seu corpo de cinco sentidos: visão, paladar, audição, olfato e tato, que o capacitam a perceber as coisas do mundo exterior.
A mulher tem mais sensibilidade que o homem, e Satanás estimulou essa sensibilidade para enganar Eva (Gn 3:6). Entretanto, nas mãos de Deus, a sensibilidade da mulher é muito útil. O homem foi criado para cumprir a vontade de Deus, mas ele precisa de um complemento (2:18), da ajuda que apenas a mulher lhe pode proporcionar. Por isso o marido deve valorizar sua esposa, pois foi dada pelo Senhor para complementar essa parte sensorial. Os homens são mais diretos e agem muito com a mente, mas as mulheres usam mais a emoção. Homem e mulher complementam-se para servir adequadamente ao Senhor.
A maneira como Deus criou o homem foi diferente dos demais itens de Sua criação. O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, um material preexistente. A criação propriamente dita veio do sopro de Deus. Deus soprou-lhe “nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” (Gn 2:7). Por meio de seu espírito, o homem pode conectar-se a Deus. A criação restaurada e o homem criado foram conectados a Deus na esfera da criação. Deus, porém, quer conectar o homem a Si numa esfera, num grau superior. Ele colocou a árvore da vida no centro do jardim, porque tem algo muito maior para o ser humano: Ele quer conectá-lo na esfera do Espírito, a fim de que este receba Sua vida e natureza. Estamos diante de uma grande revelação. Isso é tremendo!
Satanás, no entanto, antecipou-se ao enganar a mulher, fazendo-a comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal; e ela o deu também ao marido (Gn 3:6). Se o homem tivesse comido o fruto da árvore da vida, ele se conectaria a Deus e receberia Sua vida e natureza. Então a vontade eterna de Deus seria feita. Isso, porém, não aconteceu, pois a serpente conseguiu enganar a mulher. Eva tomou a frente ao decidir comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, não permanecendo sob o encabeçamento de seu marido.
Em 1 Coríntios lemos: “Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo” (11:3). Essa é a ordem na administração divina: Deus é o Cabeça de Cristo, Cristo é o Cabeça de todo homem, e o homem é o cabeça da mulher. Quando falamos de nos conectar a Deus, devemos observar essa ordem. Eva e depois Adão desrespeitaram essa ordem. Isso deu origem à maior tragédia do universo. O homem se desconectou de Deus por causa dessa transgressão. Portanto devemos aprender a seguinte lição: ser simples e obedecer à Palavra de Deus. Isso nos guardará das ciladas de Satanás.
Pergunta: Que ordem devemos observar para nos conectar corretamente a Deus?
Meu ponto-chave: