domingo, 23 de fevereiro de 2014

A MAIOR ALEGRIA DO APÓSTOLO JOÃO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - DOMINGO


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 22: Andar na verdade [2] – (3 Jo 1-4)
Leitura bíblica: 1 Co 12:3-6; 3 Jo 1-4

Ler com oração:  Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade (3 Jo 3-4).

A MAIOR ALEGRIA DO APÓSTOLO JOÃO

Vimos ontem que o dom inicial para desenvolvermos os demais é invocar o nome do Senhor (1 Co 12:3). Paulo então prossegue dizendo: “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos” (vs. 4-6). Esses versículos nos mostram os dons, os ministérios e as operações. Os dons estão relacionados ao Espírito; os ministérios ao Senhor; e, as operações a Deus Pai.
Nossa atitude para com essas verdades é que precisamos exercitar nossos dons até que se tornem ministérios. Por exemplo, se regularmente damos o dízimo, quando surge uma necessidades adicional para África ou Europa também participamos, exercitamos nosso dom, e esse tipo de oferta se torna nosso ministério. O ministério, desse modo, vem do único Senhor. Uma vez que temos um ministério, Deus pode realizar Suas operações.
Leiamos o versículo 12: “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo”. A partir desse versículo, Paulo passa a detalhar o que são os ministérios usando a figura do corpo humano. Ministério está relacionado à manifestação da vida de Deus em cada um de nós. Por meio desse corpo, repleto de ministérios, Deus pode fazer Suas operações. Por exemplo, se Deus tem uma necessidade em um determinado lugar, Ele vai enviar o membro que tem o ministério específico para suprir aquela carência.
Nossa atitude para com as verdades está pautada no ministério de João. Quando vemos as epístolas de Paulo sob o ângulo do ministério de João, suas palavras tornam-se mais práticas.
Em especial, nas duas últimas epístolas de João vemos o quanto ele se importava com a prática das verdades: “Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai” (2 Jo 4). A fonte da alegria do apóstolo João era os irmãos estarem andando na verdade, isto é, praticando a verdade.
Na Terceira Epístola de João, ele prossegue nesse mesmo encargo: “O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade” (v. 1). O destinatário dessa carta era Gaio, da igreja em Corinto, que havia sido batizado por Paulo (1 Co 1:14); sendo que sua principal comissão, proveniente da parte de Deus, era a hospedagem (Rm 16:23). Quando João soube que a igreja em Corinto estava praticando a verdade, fez questão de escrever-lhe e demonstrar sua alegria!
No versículo 2 prossegue: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma”. Como Gaio já estava com a idade bastante avançada, João demonstrou seu cuidado para com o corpo e a alma dele. Gaio andava na verdade; ele já possuía um espírito forte que o levava a andar na verdade. Então, no versículo 4, João apresenta seu sentimento mais profundo: “Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade”.
As verdades nas Escrituras nos estão disponíveis para, com espírito exercitado, lê-las e praticá-las. Diante disso, não temos outro caminho senão seguir o ministério de João. Seu encargo e ministério é fazer-nos andar na verdade, praticando-a até a volta do Senhor. Que a graça do Senhor nos supra para que tenhamos essa disposição. Amém!