domingo, 4 de outubro de 2020

LIVRO: O CORAÇÃO DA BÍBLIA A SALVAÇÃO COMPLETA – A SOLUÇÃO PARA TODOS OS PROBLEMAS

 LIVRO: O CORAÇÃO DA BÍBLIA

DIA: 04/10/2020


SEGUNDA SEMANA – DOMINGO (Páginas 59 à 62)


Ler com oração:

2 Co 5:17  E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.




CAPÍTULO 4


 A SALVAÇÃO COMPLETA –

A SOLUÇÃO PARA TODOS

     OS PROBLEMAS





 O POSICIONAMENTO  DE ROMANOS E  DE 1 E 2 CORÍNTIOS NA BÍBLIA

     

    Neste capítulo falaremos sobre o arranjo divino quanto ao posicionamento de Romanos e de 1 e 2 Coríntios na Bíblia. A disposição desses livros nas Escrituras se deve, antes de tudo, à vontade de Deus, e não apenas ao critério de autor, conteúdo e destinatário. Deus conhece cada detalhe da natureza humana e sabe que, quando o homem se depara com algum problema, tende a ficar preso nele. Na verdade, as duas epístolas de Paulo aos coríntios foram escritas antes de sua epístola aos romanos. Nas cartas aos coríntios, Paulo trata de vários problemas enfrentados pela igreja em Corinto; e, na carta aos romanos, ele fala sobre a salvação completa de Deus. Portanto Deus colocou Romanos antes de 1 e 2 Coríntios para não ficarmos concentrados nos problemas que existiam na igreja em Corinto. Essa sequência maravilhosa das Escrituras é para que saibamos que o poder que há no evangelho de Deus é a solução para os problemas da igreja. A salvação apresentada no livro de Romanos é a salvação para todos os problemas mencionados por Paulo em sua primeira carta aos coríntios.

 

O TEOR  DA PRIMEIRA  EPÍSTOLA AOS CORÍNTIOS 


    De acordo com o relato do apóstolo Paulo, os problemas da igreja em Corinto estavam relacionados à divisão, em função de opiniões divergentes e preferências por este ou aquele apóstolo (1 Co 1:11-13); à imoralidade – um membro da igreja se atreveu a possuir a mulher do próprio pai (5:1); ao litígio entre os irmãos – uns levavam outros a tribunais humanos (6:1-6); a coisas e comidas sacrificadas a ídolos (8:1, 4); à dificuldade em reconhecer a autoridade apostólica (9:1-2); e ao uso inadequado dos dons espirituais (12:1).


     A primeira carta de Paulo aos coríntios foi escrita em Éfeso. Mais tarde, ele enviou seu cooperador Tito a Corinto para saber como os irmãos reagiram às suas palavras. Paulo usou palavras duras, com teor de advertência, para tratar dos inúmeros problemas que existiam ali. Essa situação lhe trouxe intranquilidade ao espírito, a ponto de desejar encontrar Tito o mais rápido possível, para obter notícias dos irmãos (2 Co 2:1-4, 12-13). Uma boa lição que também podemos extrair daqui é que em momentos de apreensão, aflições e lutas espirituais é importante ter a nosso lado irmãos como Tito (8:23). 


    Graças ao Senhor, Paulo encontrou Tito na Macedônia e foi consolado ao receber boas notícias da igreja. Leiamos: “Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito; e não somente com a sua chegada, mas também pelo conforto que recebeu de vós, referindo-nos a vossa saudade, o vosso pranto, o vosso zelo por mim, aumentando, assim, meu regozijo. Porquanto, ainda que vos tenha contristado com a carta, não me arrependo; embora já me tenha arrependido (vejo que aquela carta vos contristou por breve tempo), agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. [...] Foi por isso que nos sentimos confortados. E, acima desta nossa consolação, muito mais nos alegramos pelo contentamento de Tito, cujo espírito foi recreado por todos vós” (2 Co 7:6-9, 13). Paulo ficou muito alegre e encorajado com a reação da igreja em Corinto, pelo genuíno arrependimento dos irmãos, pela saudade que sentiam dele, pelo zelo e pela afeição que tinham para com ele. Essa atmosfera de graça deu a Paulo o encargo para escrever a Segunda Epístola aos Coríntios, um complemento à primeira carta. 


CRISTO É O EVANGELHO DE DEUS – A SOLUÇÃO PARA TODOS OS PROBLEMAS


    Para que Cristo se tornasse a solução para todos os males que o pecado provoca na vida de Seus filhos, Ele mesmo decidiu vir ao mundo e se tornar nosso salvador. Ele pagou um alto preço, pois habitava na glória com Deus Pai, mas, pela obediência, aceitou o desafio e se tornou homem. Esvaziando-Se inteiramente, assumiu a forma de servo e foi reconhecido em figura humana (Fp 2:6-7). 


    O próprio Deus, o criador do universo, ficou confinado no ventre de uma mulher por nove meses. Normalmente, pessoas importantes, como reis, nascem em lugares confortáveis e bem estruturados. Mas Jesus Cristo foi colocado em uma manjedoura (recipiente em que se deposita comida para animais) quando nasceu. Na infância, Ele viveu de maneira restrita, pois Herodes queria matá-Lo (Mt 2:13). Aos doze anos, após regressarem de uma festa em Jerusalém, Seus pais não O encontraram entre os parentes e os conhecidos. Jesus estava no templo, no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os (Lc 2:41-48). Na adolescência, Ele já demonstrava interesse pelas coisas do Pai, conforme respondeu aos Seus pais quando O inquiriram: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?” (v. 49). 


    Com aproximadamente trinta anos, a fim de cumprir toda a justiça, Jesus foi batizado por João Batista e, em seguida, deu início ao Seu ministério (Lc 3:21-23). Em todas as coisas que Jesus realizou em Seu ministério, a dependência de Deus Pai era absoluta. Ele era constante em Seu viver, retirando-se para orar em secreto porque era dependente da vontade do Pai (5:16). Ele foi examinado pelos sacerdotes, escribas e fariseus; e não havia culpa Nele. Diante da crucificação, Jesus sentiu angústia e pavor. Ao morrer por nós, na cruz, Ele destruiu as coisas negativas, como o pecado, o mundo, o nosso velho homem, a carne e Satanás. Por outro lado, Jesus liberou a vida divina para todo aquele que Nele crê. E, hoje, graças ao Senhor, podemos nascer de novo e ser uma nova criatura (2 Co 5:17).


 O PROCESSO DE SALVAÇÃO NA EPÍSTOLA AOS ROMANOS 


    A Epístola aos Romanos descreve a plena salvação dos cristãos. Somos justificados pela fé, e não por obras (3:28). Nossos esforços não produzem a justificação capaz de cumprir as elevadas exigências do caráter santo de Deus. Diante Dele, devemos reconhecer que somos naturais, pois nossa natureza é caída, e que, por nós mesmos, jamais seremos hábeis para cumprir Sua vontade. 


    Essa epístola revela de maneira contundente que todos os homens necessitam da plena salvação de Deus. “Justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3:22-23).


     O pecado trouxe consequências inimagináveis para a humanidade. O homem foi expulso do jardim do Éden, e Deus fechou o caminho para a árvore da vida, colocando querubins e o refulgir de uma espada que se revolvia (Gn 3:24). A espada representa a justiça de Deus; o fogo que a envolvia, representa Sua santidade; e os querubins representam Sua glória. Para que o homem tivesse acesso à árvore da vida novamente e dela se alimentasse, Deus precisava resolver essas três grandes exigências: da justiça, da santidade e da glória.