quinta-feira, 8 de maio de 2014

O CANDELABRO E AS CORTINAS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 6: A visão do tabernáculo [2] – (Êx 25:20-22)

Leitura bíblica: Êx 25:31-33; 26:1, 31-33; Ef 4:3

Ler com oração: Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu (Hb 5:8).


O CANDELABRO E AS CORTINAS

Continuaremos a ver os itens do tabernáculo e sua aplicação. Tanto os compartimentos do tabernáculo, como suas mobílias representam o labor de Deus em nós. Os detalhes de cada item demonstram o quanto o Senhor deseja trabalhar em nossa pessoa e natureza.
Êxodo 25:31-33 diz: “Farás também um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formarão com ele uma só peça. Seis hásteas sairão dos seus lados: três de um lado e três do outro. Numa hástea, haverá três cálices com formato de amêndoas, uma maçaneta e uma flor; e três cálices, com formato de amêndoas na outra hástea, uma maçaneta e uma flor; assim serão as seis hásteas que saem do candelabro”. Nesses versículos vemos claramente duas importantes questões relacionadas ao trabalhar de Deus em nós. A primeira é que o candelabro era formado de uma única peça de ouro. Isso indica o princípio da unidade, que devemos diligentemente manter (Ef 4:3).
A segunda questão é que todos os detalhes do candelabro, como as hastes, os cálices e as flores, eram o resultado de pancadas no ouro, até que ele tomasse o formato ideal de cada peça. Não havia qualquer encaixe ou parafuso no candelabro. Antes, tudo era resultado desse “bater”, indicando que a função de brilhar é antecedida pela etapa de sofrimento e transformação.
Os sofrimentos pelos quais passamos não são somente oriundos dos pecados. Muitas vezes há sofrimentos que não conseguimos explicar. Podemos dizer que eles são como essas “pancadas” recebidas pela peça de ouro. Sendo assim, os sofrimentos vêm a nós com o objetivo de nos transformar e nos fazer atingir a maturidade de vida. Deus trabalha assim em nossa pessoa para que possamos ser conformados a Sua imagem e brilhar!
Outro importante detalhe no tabernáculo são as cortinas. Êxodo 26:1 diz: “Farás o tabernáculo, que terá dez cortinas, de linho retorcido, estofo azul, púrpura e carmesim; com querubins, as farás de obra de artista”. Ainda que pensemos ser um detalhe desnecessário, até as cortinas seguem as especificações de Deus dadas a Moisés. Elas precisam ser trabalhadas, o que indica que, embora sejamos salvos, ainda há coisas naturais que precisam ser tratadas em nós. Para isso, o Senhor nos coloca na vida da igreja. Nesse lugar, somos encorajados a negar a nós mesmos e aperfeiçoados para crescermos em vida.
Nos versículos 31 a 33 vemos: “Farás também um véu de estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino retorcido; com querubins, o farás de obra de artista. Suspendê-lo-ás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; os seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata. Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e trarás para lá a arca do Testemunho, para dentro do véu; o véu vos fará separação entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos”. De um lado, as cortinas cobriam as laterais, formando uma espécie de parede e cobertura; de outro, havia os véus, cuja finalidade era separar os compartimentos do tabernáculo. Por detrás do véu que separava o Santo Lugar do Santo dos Santos estava a glória de Deus, e o homem pecador não poderia entrar de qualquer maneira. Sobre esse item veremos detalhadamente mais adiante.


Ponto-chave:  Os sofrimentos nos fazem crescer.