sábado, 16 de novembro de 2013

FERVOROSOS NO ESPÍRITO, SERVINDO AO SENHOR

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 8 - SÁBADO

SÉRIE: NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Andar no amor, na luz e no espírito (Ef 5:1-2, 8, 18-21; 1 Jo 1:5-7; 4:7-9, 16)

Leitura bíblica: Ef 5:19-21

Ler com oração: No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor (Rm 12:11).

FERVOROSOS NO ESPÍRITO, SERVINDO AO SENHOR

Em Romanos 12:9-11 lemos: “O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor”. Não ser remisso é não ser preguiçoso na obra de Deus. Não devemos deixar de sair para pregar o evangelho só porque não estamos com vontade. Não podemos deixar de ir ao BooKafé, porque está muito frio. Não podemos ser negligentes no zelo, mas sim, fervorosos de espírito.
Devemos ajudar uns aos outros a estar no Espírito, mas às vezes não conseguimos porque alguns irmãos não são suficientemente fortes para estar todo tempo no espírito. Alguns têm força de vontade maior que os outros. A grande maioria precisa de ajuda. Ajudá-los não é apenas visitar, consolar e orar com eles. Paulo diz que podemos ser fervorosos de espírito “servindo ao Senhor”. Portanto, precisamos ajudar os irmãos a servir. Pregar o evangelho, apascentar os irmãos, fazer colportagem e servir no BooKafé dá aos irmãos a possibilidade de serem renovados.
Servir ao Senhor nos ajuda a viver no espírito. Não adianta pedir aos irmãos que orem por nós, nos visitem e nos apascentem toda vez que temos uma dificuldade. Precisamos ser ajudados a servir. Quando abrirmos a casa como um BooKafé caseiro e convidarmos os conhecidos, seremos obrigados a orar, esvaziar-nos e voltar ao espírito para nos encher do Espírito. Se alguns têm medo de fazer isso sozinhos, juntem-se a outros irmãos. Quem praticar isso dificilmente ficará enfraquecido.
Um jovem, de modo geral, é inconsequente, mas, quando se casar e tiver filhos, terá de restringir o viver, não poderá dar maus exemplos aos filhos e será responsável. Espiritualmente é a mesma coisa. Os que não têm filhos espirituais, em geral não têm nenhum compromisso ou responsabilidade, espiritualmente falando. Quando, porém, gerarem filhos espirituais e tiverem pessoas para visitar, cuidar e apascentar, seu viver espiritual sofrerá grande mudança. Esses filhos estarão olhando para eles, assim eles se santificarão por amor a esses filhos e deixarão de ser o que eram: estarão mais no espírito. Isso ocorrerá quando servirem ao Senhor.
De acordo com Efésios 5:19, também podemos encher-nos do Espírito falando entre nós com salmos, hinos e cânticos espirituais, entoando e louvando de coração ao Senhor. Nas reuniões, tendo comunhão com os irmãos, cantando, louvando e compartilhando, podemos encher-nos do Espírito. Esse é o viver coletivo da igreja. É na vida da igreja que somos ajudados a nos manter no espírito.
Os versículos 20-21 dizem: “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”. Quem vive no espírito vive uma vida saudável da igreja, que faz a vontade do Senhor e O serve. Graças ao Senhor, hoje essa vida da igreja está disponível. Deixemos a fórmula antiga de viver a igreja, apenas indo às reuniões e voltando para casa. Comecemos a praticar a verdade que temos ouvido. Pregar o evangelho nos salva. Parece que estamos apenas levando salvação a outros, mas nós é que somos salvos e preparados para o reino.


Ponto-chave: Servir ajuda-nos a viver no espírito.

Pergunta: De que maneira podemos encher-nos do Espírito?