domingo, 21 de abril de 2013

As viagens de Paulo (2 Co 7:8-11)


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 5 - DOMINGO


SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 5: As viagens de Paulo (2 Co 7:8-11)
Leitura bíblica:
Ef 3:1; Fp 1:7; Cl 4:10; 1 Ts 3:1-2, 5; Fm 9
Ler com oração:
Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja; da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus (Cl 1:24-25).

O MINISTÉRIO DE PAULO APÓS SEU APRISIONAMENTO

Uma vez preso, Paulo já não podia visitar as igrejas e cuidar da edificação do Corpo de Cristo pessoalmente, porém havia parte de seu ministério que ainda restava cumprir: seu ministério epistolar (Cl 1:24-25).
Em Gálatas 1:17, Paulo diz que, depois de Cristo ser revelado nele, ele foi para as regiões da Arábia antes de voltar para Tarso, sua terra natal. Em 2 Coríntios 12:2-4, ele afirma: “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir”. Embora não deixe claro, esse “homem” é ele mesmo. Cremos que essa revelação ele obteve nas regiões da Arábia e se refere à economia neotestamentária de Deus, a qual ele ainda não tivera como registrar em suas cartas.
Até ser aprisionado, durante seu ministério edificador, Paulo havia escrito seis livros: Gálatas, 1 e 2 Coríntios, 1 e 2 Tessalonicenses e Romanos, mas havia muitas revelações que não tinham sido escritas. Faltava escrever oito livros muito importantes, como Efésios, Colossenses e Filipenses – estes, juntamente com Gálatas, contêm o cerne da economia neotestamentária de Deus –, e ainda
1 e 2 Timóteo, Tito, Filemom e Hebreus¹ . Por esse motivo, Deus guardou sua vida. Após seu aprisionamento em Roma, incluindo as viagens que fez enquanto aguardava para ser julgado, ele teve o tempo e o sossego necessários para cumprir essa incumbência.
Na prisão domiciliar em Roma, ele escreveu quatro livros: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom. Enquanto aguardava seu julgamento, ele ainda fez algumas viagens, visitando as igrejas. Nesse período, ele novamente passou por Éfeso e ali deixou seu jovem cooperador Timóteo para que admoestasse alguns irmãos a não ensinarem outra doutrina e não se ocuparem com fábulas e genealogias sem fim, que antes promoviam discussões, e não a economia, ou o dispensar, de Deus na fé (1 Tm 1:3-4). Sua Primeira Epístola a Timóteo foi provavelmente escrita na Macedônia (v. 3). Depois disso, ele escreveu uma carta para seu cooperador Tito, provavelmente quando estava em Nicópolis (Tt 3:12). A seguir, Paulo foi novamente encarcerado. Nesse período, ele escreveu Hebreus e sua Segunda Epístola a Timóteo.
Louvado seja o Senhor por Sua soberana providência e Seu cuidado pela Palavra e pelo Corpo. Sem esses escritos posteriores de Paulo, a Bíblia não seria completa como é hoje e não teríamos toda a revelação que o Senhor nos queria transmitir. Embora Ele tenha usado homens com falhas e deficiências, Ele os proveu de visão e cuidou deles para que levassem a cabo a incumbência de nos transmitir Sua Palavra. Hoje temos em mãos esse livro maravilhoso, graças a pessoas como Paulo, que deram a vida pelo Senhor e Seu propósito. Por meio de Sua Palavra, podemos desfrutar Espírito e vida, ser alimentados e iluminados. Aleluia!
 __________________________
¹ Mesmo não sendo mencionado no livro de Hebreus o nome de seu autor, cremos que foi Paulo quem o escreveu.

Ponto-chave:
O cumprimento do ministério epistolar de Paulo.
Pergunta:
Por que motivo Deus guardou a vida de Paulo em Jerusalém?